'Classe G indiano' leva até 10 pessoas com motor de apenas 90 cv
Force Citiline custa o equivalente a R$ 100.000 e já está disponível para interessados no mercado local
Além de marcas relativamente conhecidas, como Mahindra, Maruti e Tata, a indústria automobilística da Índia é representada por uma série de outras fabricantes. É o caso da Force Motors, fundada originalmente em 1958 e atualmente focada na produção e comercialização de utilitários esportivos. O mais recente lançamento da empresa é o Citiline 2023, que acaba de ser colocado à venda localmente com uma série de curiosidades.
Logo de cara, o modelo chama atenção pelo design quadradão e inspirado nas linhas do icônico Classe G da Mercedes-Benz. A carroceria inteira dispensa qualquer tipo de elemento curvilíneo na composição do design e adota unicamente traços retos. Os faróis são grandes e quadrados, enquanto o capô é plano e o pára-brisa quase sem inclinação - na prática, um terror para os princípios da aerodinâmica.
Galeria: Force Citiline 2023
De grande porte, o Force Citiline mede 5,12 milímetros de comprimento, 1,81 m de largura, 2,07 metros de altura e 3,05 metros de distância entre-eixos. No interior, há espaço para acomodar até 10 passageiros no incomum layout 2+3+2+3. Nas quatro fileiras os ocupantes não dispõem de luxo ou requinte. No máximo, há ar-condicionado (com saídas no teto para dar conta de resfriar toda a cabine), vidros elétricos e travas automáticas.
Sob o capô, o motor 2.6 a diesel (de origem Mercedes-Benz) entrega apenas 91 cv de potência a 3.200 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.400 rpm. O câmbio é sempre manual de 5 marchas. A carroceria é construída sobre chassi, o que confere ao Citiline boa altura em relação ao solo e robustez suficiente para encarar os desafios das estradas do interior da Índia. As rodas são de 15 polegadas, calçadas por pneus 215/75. Os freios são ABS com EBD.
No mercado indiano o Citiline 2023 custa o equivalente a R$ 100.000. A Force oferece outras variações do modelo, incluindo o Trax Cruiser com capacidade para levar até 13 pessoas (neste caso, os últimos bancos são posicionados nas laterais para acomodar os passageiros extras).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Este motorhome 6x6 é maior que alguns apartamentos em São Paulo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar