Além de marcas relativamente conhecidas, como Mahindra, Maruti e Tata, a indústria automobilística da Índia é representada por uma série de outras fabricantes. É o caso da Force Motors, fundada originalmente em 1958 e atualmente focada na produção e comercialização de utilitários esportivos. O mais recente lançamento da empresa é o Citiline 2023, que acaba de ser colocado à venda localmente com uma série de curiosidades.
Logo de cara, o modelo chama atenção pelo design quadradão e inspirado nas linhas do icônico Classe G da Mercedes-Benz. A carroceria inteira dispensa qualquer tipo de elemento curvilíneo na composição do design e adota unicamente traços retos. Os faróis são grandes e quadrados, enquanto o capô é plano e o pára-brisa quase sem inclinação - na prática, um terror para os princípios da aerodinâmica.
De grande porte, o Force Citiline mede 5,12 milímetros de comprimento, 1,81 m de largura, 2,07 metros de altura e 3,05 metros de distância entre-eixos. No interior, há espaço para acomodar até 10 passageiros no incomum layout 2+3+2+3. Nas quatro fileiras os ocupantes não dispõem de luxo ou requinte. No máximo, há ar-condicionado (com saídas no teto para dar conta de resfriar toda a cabine), vidros elétricos e travas automáticas.
Sob o capô, o motor 2.6 a diesel (de origem Mercedes-Benz) entrega apenas 91 cv de potência a 3.200 rpm e 25,5 kgfm de torque a 1.400 rpm. O câmbio é sempre manual de 5 marchas. A carroceria é construída sobre chassi, o que confere ao Citiline boa altura em relação ao solo e robustez suficiente para encarar os desafios das estradas do interior da Índia. As rodas são de 15 polegadas, calçadas por pneus 215/75. Os freios são ABS com EBD.
No mercado indiano o Citiline 2023 custa o equivalente a R$ 100.000. A Force oferece outras variações do modelo, incluindo o Trax Cruiser com capacidade para levar até 13 pessoas (neste caso, os últimos bancos são posicionados nas laterais para acomodar os passageiros extras).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carros do G20: fomos a Copacabana analisar comitivas dos chefes de governo
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram".
Bizarro: Chineses copiaram (mal) a Kombi com uma van híbrida plug-in
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Donald Trump e seus supercarros… que nunca mais poderá dirigir!
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
As limusines dos presidentes dos EUA, de Roosevelt a Trump