page ad skin

Ram cogita picape intermediária para enfrentar Maverick e Santa Cruz

Segundo chefão da marca, projeto está em desenvolvimento e não tem relação com picape brasileira

2021 Ram Dakota

Especialista na comercialização e produção de picapes dentro do grupo Stellantis, a Ram não deverá ficar de fora do ascendente segmento de caminhonetes intermediárias. Prova disso veio recentemente de Mike Koval, executivo chefe da marca, que declarou em entrevista o desejo de colocar no mercado modelo inédito pensado para brigar com Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz.

“Eu adoraria trazer uma pequena caminhonete para a América do Norte", disse. Koval usou o termo "pequena" para se referir ao padrão adotado nos Estados Unidos, mas o modelo em questão será de porte intermediário a exemplo das rivais citadas acima.

Galeria: Ram 1500 REV 2025

O interesse da Ram na categoria não é por acaso. Explorado com sucesso pela Ford, o segmento tem se provado bastante promissor no mercado norte-americano. Só em 2022, a Maverick emplacou por lá quase 75 mil unidades. Por sua vez, a Santa Cruz vendeu cerca de 36 mil exemplares. Com ampla rede de concessionárias e tradição no mercado, a Ram não terá dificuldades em emplacar a novidade.

A picape em questão, vale lembrar, não guarda parentesco com o projeto 291 desenvolvido no Brasil e que, por aqui, originará caminhonete baseada na conhecida plataforma Small Wide 4×4. O próprio executivo deixou claro que os protótipos flagrados em testes correspondem ao modelo brasileiro, que terá foco comercial voltado apenas para América do Sul.

Já a nova será pensada para América do Norte e, segundo especulações, construída sobre outra plataforma. Provavelmente adotará a nova arquitetura STLA do grupo e o próprio Koval fez questão de reforçar a sinergia da empresa. "A Ram tem acesso a todas as diferentes plataformas de veículos do grupo.” Nesse sentido, o modelo certamente já nascerá eletrificado.

O lançamento, porém, ainda deve demorar algum tempo para acontecer.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários