Os preços dos veículos já subiram tanto que causou algo raro: o governo se mexeu para segurar os preços com reduções de IPI para carros. Mas as motos ficaram de fora. Isso é algo especialmente complicado atualmente, pois a demanda por motocicletas começou a subir na medida que menos pessoas têm condições de adquirir um carro, seja usado ou novo, e os tributos estão retornando.
Com mais pessoas comprando e as fábricas tentando atender a todos os pedidos, o resultado é que só restaram 3 motos no Brasil por menos de R$ 10 mil. Em agosto de 2021, eram 5. Levantamos agora quais são as 10 motos 0km mais baratas do Brasil em 2023, pelo menos até agora. Vale ressaltar que, para o levantamento, consideramos apenas as motos classificadas como “motocicletas”. No caso de a moto ter mais de uma versão, consideramos a mais barata. E aqui estamos contando apenas os valores de tabela divulgados nos sites das fabricantes, sem considerar o acréscimo de frete ou seguro.
Preço: R$ 8.490
Motor, potência e torque: 123,67 cm³, 7,2 cv, 0,80 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Com foco no segmento de entrada, a Shineray Worker 125 foi apresentada em setembro de 2021. Agora, a pequena utilitária com visual diferenciado recebeu algumas melhorias, como nova lanterna e o sempre importante freio a disco ao menos na roda dianteira. É a segunda moto mais barata do Brasil, saindo por R$ 8.490.
Preço: R$ 9.010
Motor, potência e torque: 109,1 cm³, 7,9 cv, 0,90 kgfm
Câmbio: mecânico, 4 marchas
Freios: Tambor nas duas rodas
Partida: Pedal
As fotos acima podem ser da Honda Pop 110i 2019, mas a moto mais barata da marca e também a mais barata do Brasil não recebe mudanças (nem de cor) desde então. Ela permanece atendendo ao seu objetivo inicial de atuar no segmento de entrada e, por vezes, compete até mesmo com alguns ciclomotores. É bem básica, com freios a tambor e partida a pedal, mas cumpre sua função. E, por conta disso, é a segunda que cobra menos: R$ 8.580, sem contar o frete.
Preço: R$ 9.290
Motor, potência e torque: 123,67 cm³, 7,2 cv, 0,80 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Primeira motoneta na lista, a Shineray JET 125 SS já traz o diferencial de dispensar o manete de embreagem. É a terceira moto mais barata do Brasil e já traz até itens como rodas de liga leve e partida elétrica, além de um painel de instrumentos digital. É uma das principais rivais da Honda Biz, a líder da categoria. Sem contar o frete, seu preço de tabela é de R$ 9.290.
Preço: R$ 11.000
Motor, potência e torque: 109,1 cm³, 8,33 cv, 0,89 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Tambor nas duas rodas
Partida: Elétrica
A versão mais simples da Honda traz um conjunto muito similar ao visto na Pop 110i, mas com a facilidade de dispensar o manete de embreagem e um pouco mais de desempenho. Os freios ainda são a tambor e rodas são raiadas, mas ela conta com marcador de combustível, cavalete central, partida elétrica e tomada 12V sob o assento. Ocupando o 4º lugar da lista, custa R$ 10.480 e é a primeira entre as 10 mais baratas a custar mais de R$ 10 mil.
Preço: R$ 11.990
Motor, potência e torque: 125 cm³, 9,8 cv, 1,0 kgfm
Câmbio: Automático CVT
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica
Na sequência já aparece a segunda scooter mais barata do Brasil. A Yamaha NEO 125 chega na 6ª posição custando R$ 11.990. A moto também já traz faróis de LED, mas seu painel é analógico convencional. Entre seus diferenciais na comparação com a Honda Elite 125, ela traz rodas maiores de 14 polegadas e é um pouco mais potente.
Preço: R$ 12.290
Motor, potência e torque: 150 cm³, 10,3 cv, 1,4 kgfm
Câmbio: Mecânico, 5 marchas
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Lançada em julho, a Shineray JEF 150S é a terceira moto da Shineray na lista. Ela chegou de olho do mercado da própria Honda CG 160 Start, tanto que custa somente R$ 10 a mais. No entanto, alimentada por carburador, entrega menos potência e desempenho sem grandes adições à lista de equipamentos de série. Ela tem como diferenciais as rodas de liga leve e o uso de lâmpadas de LED nos piscas e na lanterna.
Preço: R$ 12.330
Motor, potência e torque: 124,9 cm³, 9,34 cv, 1,05 kgfm
Câmbio: Automático CVT
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica
A Honda Elite 125 pode ser quase R$ 3 mil mais cara que a moto mais barata da lista, mas é a scooter mais em conta no Brasil atualmente. Na 5ª posição custando R$ 11.740, é automática, mais forte e tem uma lista de itens de série bem maior, já contanto com equipamentos como faróis de LED e painel de instrumentos digital. Como dissemos em nossa avaliação, a Honda Elite 125 faz o básico bem feito.
Preço: R$ 12.993
Motor, potência e torque: 113 cm³, 9,0 cv, 0,92 kgfm
Câmbio: Mecânico, 4 marchas, embreagem automática
Freios: Disco na dianteira, tambor na traseira
Partida: Elétrica e pedal
Primeira moto da Haojue entre as 10 mais baratas, a Nex 115 sai por R$ 12.993 e compete com as demais motonetas da categoria de entrada. Além das rodas de liga leve e o acréscimo de um bauleto na traseira, a moto não traz nada que já não seja encontrado nas rivais por aqui, como a Honda Biz 110i e a Shineray JET 125.
Preço: R$ 13.280
Motor, potência e torque: 162,7 cm³, 14,9 cv, 1,40 kgfm
Câmbio: Mecânico, 5 marchas
Freios: Tambor nas duas rodas
Partida: elétrica
A moto mais vendida no Brasil aparece apenas na 7ª colocação custando R$ 12.650. Porém, a Honda CG 160 Start, a mais barata da linha, já vai mudar em setembro recebendo novas cores. Ela deve seguir o que foi visto na introdução da linha 2023 para as CG Fan e Titan. Ela pode estar na parte mais cara da lista, mas é a que traz o maior motor e, com isso, a maior potência entre as 10 mais baratas do Brasil.
Segunda moto da Haojue na lista e somente a terceira scooter, a Lindy é mais simples que a Elite da Honda que é mais barata no papel. O modelo da Haojue conta com câmbio automático, rodas de liga leve, freio a disco dianteiro, freios com acionamento combinado e um bagageiro adicionar na traseira.
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