Subsidiária premium da Chery, a Exeed confirmou ontem (29) que desembarcará oficialmente no Brasil com três modelos e, hoje (30), o grupo Caoa anuncia que fará a representação oficial da marca por aqui. A empresa não falou em datas, mas adiantou que realiza pesquisas para lançamento da nova fabricante no país e que já conta com protótipos em testes na planta de Anápolis (GO).
"Da mesma forma como a Caoa já opera com os veículos Caoa Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/importadas e comercializadas exclusivamente pela Caoa aqui no Brasil", disse a empresa em comunicado.
Como dito, a estreia da Exeed acontecerá com três modelos e foco total voltado para eletrificação. Na fase inicial de lançamento, serão ofertados dois SUVs e um sedã, todos eletrificados e com proposta premium. O primeiro deles, considerado estratégico pela empresa, será o SUV RX. Híbrido do tipo plug-in, já é comercializado na China equipado com a nova geração da transmissão híbrida dedicada DHT.
Sucessor do TXL, o novato chama atenção pelo design de linhas dinâmicas e carroceria com forte pegada cupê. Ao todo, mede 4,78 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,67 m de altura, além de 2,81 metros de entre-eixos. O interior é refinado e conta com telas de 12,3 polegadas posicionadas lado a lado, além de generoso console central. Entre os equipamentos, destaque para piloto automático adaptativo, assistentes eletrônicos de condução e amortecedores adaptativos.
Exeed E03
Os outros dois modelos confirmados são totalmente elétricos (BEV, Battery Electric Vehicle). Segundo a Exeed, são o sedã E03 e crossover E0Y, ambos baseados na mais recente plataforma da marca. Os modelos, neste caso, ainda têm informações limitadas pois não foram lançados nem mesmo na China ainda. Desde já, flagras revelam que a linhagem visual será a mesma do RX.
Exeed LX registrado no Brasil
Corre por fora ainda o lançamento do LX, crossover de porte médio que possui 4,53 metros de de comprimento, 1,84 metros de largura, 1,69 m de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Dependendo do mercado, é oferecido em versões plug-in. Embora ainda não haja confirmação, a expectativa é que o início das operações da Exeed no Brasil aconteça ainda em 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990