Um verdadeiro ícone entre as minivans, a Renault Espace tem transportado famílias na Europa desde 1984. Só em 2002 que a quarta geração chegou a ser a primeira desenvolvida somente pela Renault, já que as iterações anteriores eram um esforço conjunto com a Matra. Foi praticamente a vez que realmente foi uma minivan, virando um crossover na quinta geração. Agora chega à sexta geração e abraça de vez o visual de SUV.
Essencialmente, é uma versão com entre-eixos alongado do novo Austral, com algumas pequenas mudanças no design. Enquanto os carros tendem a crescer em tamanho e a aumentar o peso, o novo Espace se destaca da tendência, já que é 14 centímetros mais curto e 215 quilos mais leve do que a minivan anterior. Ele também está 32 milímetros mais baixo e tem uma terceira fila mais espaçosa, ms também existe a versão de cinco assentos.
Acessível através de uma tampa de acionamento elétrico, o porta-malas varia de 159 litros (com todos os sete assentos no lugar), até enormes 1.818 litros na configuração de cinco assentos com a segunda fila rebatida. A Renault menciona um volume de 777 litros disponível no modelo de cinco lugares ao empurrar a segunda fileira para frente. Um volume extra de 39 litros está disponível ao somar todos os porta-objetvos pela cabine.
Para fazer o interior parecer ainda mais espaçoso, os clientes podem optar por um teto de vidro maciço medindo 1,33 x 0,84 metros. As rodas podem ser de 19 ou 20 polegadas, dependendo da versão, com a variante Esprit Alpine como a topo de linha. Mesmo a configuração mais barata tem um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas eu ma central multimídia de 12 polegadas, ainda oferecerendo um head-up display de 9,3 polegas como opcional. Seus dispositivos nunca ficarão sem bateria, pois além do carregador wireless, ainda tem um par de tomadas 12V e duas portas USB-C para cada fileira de assentos.
Como no Austral, o novo Espace não está disponível com um motor diesel. Em vez disso, o SUV de 7 lugares tem um 1.3 turbo combinado a dois motores elétricos, um usado para mover o veículo, enquanto o outro é um gerador. É uma combinação interessante, pois a potência combinada alcança os 199 cv.
Ao adotar uma motorização híbrida, a marca francesa afirma ter reduzido o consumo de combustível em até 40% para 21,3 km/litro, emitindo 105 g/km de CO2. Como a eficiência foi priorizada e as pessoas não estão procurando desempenho em uma minivan, você não baterá nenhum recorde de volta em Nürburgring com o novo Espace. Ele faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 175 km/h.
Além de ter uma suspensão traseira multi-link mais sofisticada, o Espace tem outro ás na manga em comparação com a maioria dos SUVs mainstream em seu segmento. Ele possui esterçamento das rodas traseiras, para reduzir o diâmetro de giro para 10,4 metros, o mesmo que o Clio. Sem este sistema, precisaria de 11,6 metros. É capaz de girar as rodas traseiras em até 5 graus na direção oposta às rodas dianteiras, em velocidades de até 50 km/h. Em velocidades mais altas, as rodas traseiras movem-se na mesma direção que a dianteira em até 1 grau, para melhorar a estabilidade.
A Renault começará a receber encomendas para o novo Espace ao longo do 2º trimestre deste ano. Não há planos de que seja oferecido no Brasil, mesmo que a fabricante esteja adotando um novo posicionamento para vender carros mais refinados no país. Ao invés disso, a empresa apostará em um SUV médio baseado no conceito Bigster, previsto para 2025.
Fonte: Renault
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