Depois do lançamento da nova geração do C3 mundialmente, a Citroën vem desenvolvendo o novo C3 Aircross e os testes seguem em andamento no Brasil e no mundo. Com o nome de C3 Aircross (nome que não está confirmado oficialmente), a versão SUV do C3 apareceu dessa vez sendo testado na Índia.
Com essas imagens podemos ver cada vez mais como será o design final da carroceria do SUV compacto que, ao contrário do que esperava, será mais distante em termos de design em relação ao hatchback. Os faróis serão sim do tipo dividido, com as luzes diurnas de LED na porção superior e os faróis principais logo abaixo. A grade frontal terá um formato parecido com o do hatch, mas o formato será um pouco diferente.
O mais interessante é que o novo C3 Aircross terá versões de 5 e 7 lugares, trazendo uma silhueta igual ao do hatch até a coluna C. No entanto seu porte é logicamente maior, principalmente em relação ao balanço traseiro mais comprido, o que o fará chegar a um comprimento de cerca de 4,20 metros. O Aircross terá ainda portas traseiras maiores (pensadas para facilitar o acesso aos bancos extras) e novas colunas C e D, fora que somará também uma janela vigia traseira, ausente no C3 hatchback.
O site indiano Rushlane aponta ainda que o C3 Aircross será muito mais que um C3 esticado, algo verificado em perspectiva depois do modelo ter sido visto ao lado de um Kia Seltos. Apesar de não ter fotos do interior, o site afirma que a cabine terá um desenho à parte do hatch, embora ainda vá compartilhar volante e outros comandos. Mas segundo o site o design do painel será novo, perdendo as saídas de ar quádruplas na porção central que será substituída por duas grades saídas de ar logo acima, enquanto a central multimídia terá uma tela quadrada em vez de retangular do hatch.
O Citroën C3 Aircross deverá também somar mais equipamentos que não estão presentes no C3 hatch indiano, como ar-condicionado,rodas de liga leve, retrovisores eletricamente ajustáveis, retrovisor fotocrômico, câmera de ré, limpador traseiro e desembaçador e até mesmo um tacômetro.
No mercado indiano o SUV compacto deverá contar com um motor 1.2 turbo a gasolina de 110 cv e 19,37 kgfm de torque, sempre com um câmbio manual de 6 marchas. Falando do Brasil, a expectativa é que o novo C3 Aircross traga o motor 1.0 turbo da Stellantis pela primeira vez na marca francesa – o mesmo 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque usado por Fiat Pulse e Fastback.
Parte do projeto C-Cubed, o novo C3 Aircross deverá ser apresentado no final deste ano ou no mais tardar no começo de 2024. Além do SUV compacto, o projeto baseado no Citroën C3 dará origem futuramente também a um sedã.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Citroën reajusta preços do C3 Aircross; veja nova tabela
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções