No final do ano passado, a Jeep anunciou que iria parar a produção de sua fábrica em Belvidere (EUA). Isso aconteceu no final de fevereiro, interrompendo a fabricação do Cherokee, que tem visto suas vendas caírem nos últimos anos. Apesar disso, a Jeep garante que o SUV grande "não foi cancelado".
Um porta-voz da Jeep disse à Motor1.com: "Temos planos para aquele veículo importante naquele segmento importante, que revelaremos no momento certo". Isto é um eco do que o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, disse no início da semana em um encontro com a imprensa, quando aproveitou para dizer que irá anunciar os planos para a próxima geração do Cherokee no "devido tempo".
De acordo com a publicação Motor Trend, Tavares acrescentou que a Jeep oferecerá uma variante eletrificada de cada modelo até 2025, o que pode mostrar o futuro do Cherokee. Isto se alinharia ao que o CEO da Jeep, Christian Meunier, disse no ano passado sobre a próxima geração do Cherokee ser maior do que o modelo atual e apostar fortemente na eletrificação. Acredita-se que ganhará uma versão topo de linha chamada Wagoneer e que entrará na linha da Jeep entre 2024 e 2025, de acordo com rumores.
O Jeep Cherokee que conhecemos hoje, lançado há quase uma década, chegado às lojas nos EUA em 2013. Recebeu uma reestilização profunda para o modelo 2019, adotando um design frontal bem mais tradicional. No início deste ano, a Jeep reduziu o número de versões do Cherokee para somente duas..
O Cherokee 2023 está disponível nos variantes Altitude Lux 4x4 e Trailhawk. O Trailhawk conta com um motor 2.0 turbo de 291 cv e 40,8 kgfm de torque. No caso da versão Altitude, o propulsor é o 2.4 aspirado de quatro cilindros, com 172 cv e 23,6 kgfm.
A fábrica de Jeep em Belvidere tem enfrentado tempos difíceis nos últimos anos. Ela passou por períodos de inatividade e demissões antes de parar a operação por completo. A empresa teve que interromper a produção quando a demanda pelo modelo enfraqueceu no início de 2020, antes do impacto da pandemia. O complexo fabrica veículos desde 1965, montando carros para Chrysler, Fiat-Chrysler e Stellantis. O Sindicato dos Trabalhadores Automotivos dos EUA planeja desafiar o plano da empresa de fechar a fábrica à medida que a indústria se desloca para a fabricação de EVs.
Fonte: Motor Trend
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