Enquanto o segmento de motos estradeiras médias no Brasil tem poucos volumes e novidades, exceto por um outro lançamento da Royal Enfield, lá fora a situação é diferente. A Kawasaki acaba de apresentar no Japão a Eliminator, revivendo um nome de seu passado. O mais interessante, porém, está em outro elemento.
É o motor da Eliminator que chama a atenção. Trata-se do mesmo bicilíndrico paralelo de 399 cm3 de capacidade e arrefecimento a líquido encontrado na Ninja 400. Ele é uma evolução da antiga Ninja 250, mas a Kawasaki nunca expandiu seu uso para outros segmentos além dos modelos esportivos.
Enquanto a mídia asiática esperava que a estreia do propulsor em um novo segmento fosse ocorrer com uma possível Versys 400, substituindo a atual Versys-X 300, o motor agora está equipando uma legítima estradeira, ainda que apenas no mercado japonês por enquanto. No caso da Eliminator, está entregando 46 cv de potência e também é atrelado a uma transmissão mecânica de 6 velocidades.
A Kawasaki lançou a Eliminator 400 no mercado japonês em duas versões: Standard e SE, um pouco mais sofisticada, que tem até um painel de instrumentos preparado para projetar informações de GPS por meio de conexão Bluetooth. Não é nem a primeira estradeira com um bicilíndrico paralelo da marca, já que o Vulcan S está à venda há quase uma década.
Embora a nova Eliminator 400 compartilhe algumas semelhanças com a linha Vulcan, ela tem um estilo próprio, inclinando-se para uma estética mais retrô. Dito isso, ele se parece bastante com a Honda Rebel 500, especialmente em sua pintura Spark Black Metallic, e pode ser facilmente confundida com a rival.
O Kawasaki Eliminator 400 tem proporções realmente amigáveis, com uma altura de assento baixa de apenas 735 milímetros. A moto também recebe um painel de instrumentos digital para todas as versões. Fica claro que a Rebel 500 é seu principal concorrente, assim como uma série de outras estradeiras médias, predominantemente de fabricantes chineses.
Kawasaki Eliminator 400 2023 - Estrutura e motor
Atualmente disponível apenas no Japão, a Eliminator 400 está previsto para chegar ao mercado global ainda em 2023. Para referência, ela é vendida por a partir de 759.000 ienes (R$ 30.759) na configuração mais básica. A versão SE já custa 858.000 ienes, ou aproximadamente R$ 34,7 mil.
Fonte: BikeDekho, Cycle World
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