page ad skin

Honda registra no Brasil a CL 500, rival da Royal Enfield com base da Rebel

Patente do modelo com proposta Scrambler e visual retrô aparece no INPI

Honda CL500 Scrambler 2023

O mercado de motos custom no Brasil é pequeno. Por conta disso, apesar de incessantes pedidos dos fãs, a Honda nunca confirmou que traria para cá seu principal produto dessa categoria: a Rebel, que tem opção com motor 350 ou 500. Será que a marca mudará este posicionamento em algum momento?

Oficialmente não, mas marcas como a Royal Enfield, que apostam no público das motos custom com a Meteor 350 e modelos de visual retrô, estão ganhando participação de mercado e pode ser a hora de se pensar em um modelo da Honda para o segmento. Agora, novos registros de patente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) mostrara que, se a marca quiser, já reservou os direitos de mais um modelo por aqui.

Galeria: Honda CL 500 - Registro no Brasil

Trata-se da CL 500, modelo que foi revelado na última edição EICMA em 2022. No Salão de Motos de Milão (ITA), a Honda revelou o modelo que usa como base a arquitetura da Rebel 500, moto que já está consolidada em outros mercados. No caso da linha CL, porém, a proposta é entregar um visual mais da categoria Scramber, principalmente pelo escapamento com saída alta. 

Vale ressaltar que a Honda não confirmou a chegada da nova CL 500 para o mercado brasileiro oficialmente. A marca pode estar apenas protegendo seu projeto global de cópias indevidas no Brasil. Nos últimos tempos, a Honda precisou acionar judicialmente a Shineray por cópia da Biz no caso da Ray 50, ao que a rival simplesmente respondeu que "a Biz não é original o suficiente para ter exclusividade"

Honda CL500 Scrambler 2023

Falando mais sobre a Honda CL 500 que foi revelada na Europa, a moto ainda tem mais um elemento que facilitaria sua chegada ao Brasil. Assim como a Rebel 500, a CB 500F e a CB 500X, a moto faz uso do motor de dois cilindros paralelos com arrefecimento a líquido e 471 cm3 de capacidade. Na configuração oferecida no Velho Continente, ele entrega 47 cv de potência a 8.500 rpm e 4,34 kgfm de torque a 6.250. Respectivamente, as motos brasileiras com este propulsor desenvolvem 50,2 cv e 4,54 kgfm.

A Honda CL 500 conta com rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e de 1 polegadas na traseira, ambas calçadas por pneus de uso misto. As suspensões têm um pouco mais de curso que na Rebel e os freios são a disco nas duas rodas com ABS. A moto ainda conta com painel de instrumentos com tela LCD, iluminação completa por lâmpadas de LED e tomada 12V. Na Inglaterra, a CL 500 foi anunciada por 5.999 libras esterlinas, o que seria equivalente a mais de R$ 38 mil na conversão direta. Por lá, ela é um pouco mais barata que a Royal Enfield Interceptor 650, que sai por 6.039 libras.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com