A chegada da divisão Gazoo Racing mexeu bastante com a Toyota, ao passar a oferecer mais esportivos, sejam eles modelos próprios ou versões de carros já conhecidos. E, até agora, a porta de entrada era a linha GR-Sport, que estava mais para um “esportivado” (ou seja, com modificações bem sutis e um visual mais agressivo). Só que a empresa quer mais para estes modelos mais básicos, criando produtos ligadas à sua filosofia de entregar mais emoção.
E é isso que podemos esperar para os próximos lançamentos da linha GR-Sport. Executivos da Gazoo Racing explicaram à Motor1.com que a divisão esportiva prepara novidades para as próximas versões GR-Sport, com uma ideia semelhante à que vimos na nova interação da Hilux GR-Sport – ou seja, com modificações ainda mais profundas.
Corolla, Corolla Cross e SW4 estão na fila para que as suas respectivas versões GR-Sport recebam uma “nova geração”. A Gazoo Racing considera cada atualização uma geração diferente por trazer novidades em comparação ao modelo atual, tanto que chama a Hilux GR-Sport apresentada recentemente de quarta geração. Desta forma, os próximos modelos chegarão com mais alterações para que sejam ainda mais interessantes e se afastem da alcunha de “esportivados”, inclusive na parte visual, deixando de lado a ideia de usar adesivos para criar um visual mais interessante.
A Hilux é um exemplo do que pode vir pela frente. O motor 2.8 turbodiesel teve uma pequena alteração para entregar 224 cv, 20 cv a mais do que as versões normais, o que pode não é muita coisa. O que deixa a picape interessante é o resto das modificações, com uma suspensão totalmente retrabalhada, usando braços maiores, amortecedor monotubo reposicionado, bitolas mais largas e mais. Isto faz com que seja muito mais estável e ágil em uma condução dinâmica, tanto no asfalto quanto na terra – e vamos trazer as impressões ao dirigir em breve.
O pessoal da Gazoo Racing não quis abrir o jogo sobre o que veremos exatamente. O SW4 pode aproveitar o trabalho feito com a Hilux, já que o SUV é baseado na picape, assim adotando toda a suspensão modificada.
Uma dica apareceu durante uma conversa com Daniel Grespan, líder de projeto da Toyota Gazoo Racing, que expressou sua vontade de fazer um novo Corolla Cross GR-Sport mais emocionante e mais potente, citando que é um modelo com muito potencial - lembrando que o sedã Corolla ganhou um novo sistema híbrido mais potente durante o facelift na Europa e esta motorização deve chegar ao SUV médio. E, com o GR Corolla chegando este ano, um novo Corolla GR-Sport baseado na reestilização (que será lançada este ano) seria uma boa porta de entrada.
E quanto a Yaris? Embora o antigo presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero, tenha ventilado esta ideia, o pessoal da Gazoo Racing descarta a possibilidade do hatch e do sedã receberem uma versão GR-Sport no futuro. O motivo é que a preparadora não vê espaço no segmento para uma variante esportiva e seria necessário fazer modificações extensas e significativas para atingir o nível desejado de desempenho. Como apenas colocar uma carinha de esportivo está fora de cogitação, a divisão latino-americana preferiu não trazer o Yaris GR-Sport vendido na Ásia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida