A chegada da divisão Gazoo Racing mexeu bastante com a Toyota, ao passar a oferecer mais esportivos, sejam eles modelos próprios ou versões de carros já conhecidos. E, até agora, a porta de entrada era a linha GR-Sport, que estava mais para um “esportivado” (ou seja, com modificações bem sutis e um visual mais agressivo). Só que a empresa quer mais para estes modelos mais básicos, criando produtos ligadas à sua filosofia de entregar mais emoção.
E é isso que podemos esperar para os próximos lançamentos da linha GR-Sport. Executivos da Gazoo Racing explicaram à Motor1.com que a divisão esportiva prepara novidades para as próximas versões GR-Sport, com uma ideia semelhante à que vimos na nova interação da Hilux GR-Sport – ou seja, com modificações ainda mais profundas.
Corolla, Corolla Cross e SW4 estão na fila para que as suas respectivas versões GR-Sport recebam uma “nova geração”. A Gazoo Racing considera cada atualização uma geração diferente por trazer novidades em comparação ao modelo atual, tanto que chama a Hilux GR-Sport apresentada recentemente de quarta geração. Desta forma, os próximos modelos chegarão com mais alterações para que sejam ainda mais interessantes e se afastem da alcunha de “esportivados”, inclusive na parte visual, deixando de lado a ideia de usar adesivos para criar um visual mais interessante.
A Hilux é um exemplo do que pode vir pela frente. O motor 2.8 turbodiesel teve uma pequena alteração para entregar 224 cv, 20 cv a mais do que as versões normais, o que pode não é muita coisa. O que deixa a picape interessante é o resto das modificações, com uma suspensão totalmente retrabalhada, usando braços maiores, amortecedor monotubo reposicionado, bitolas mais largas e mais. Isto faz com que seja muito mais estável e ágil em uma condução dinâmica, tanto no asfalto quanto na terra – e vamos trazer as impressões ao dirigir em breve.
O pessoal da Gazoo Racing não quis abrir o jogo sobre o que veremos exatamente. O SW4 pode aproveitar o trabalho feito com a Hilux, já que o SUV é baseado na picape, assim adotando toda a suspensão modificada.
Uma dica apareceu durante uma conversa com Daniel Grespan, líder de projeto da Toyota Gazoo Racing, que expressou sua vontade de fazer um novo Corolla Cross GR-Sport mais emocionante e mais potente, citando que é um modelo com muito potencial - lembrando que o sedã Corolla ganhou um novo sistema híbrido mais potente durante o facelift na Europa e esta motorização deve chegar ao SUV médio. E, com o GR Corolla chegando este ano, um novo Corolla GR-Sport baseado na reestilização (que será lançada este ano) seria uma boa porta de entrada.
E quanto a Yaris? Embora o antigo presidente da Toyota Argentina, Daniel Herrero, tenha ventilado esta ideia, o pessoal da Gazoo Racing descarta a possibilidade do hatch e do sedã receberem uma versão GR-Sport no futuro. O motivo é que a preparadora não vê espaço no segmento para uma variante esportiva e seria necessário fazer modificações extensas e significativas para atingir o nível desejado de desempenho. Como apenas colocar uma carinha de esportivo está fora de cogitação, a divisão latino-americana preferiu não trazer o Yaris GR-Sport vendido na Ásia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'