Com desempenho negativo entre junho e dezembro passados, o segmento de SUVs e crossovers premium reagiu neste início de ano e chegou em fevereiro ao 2º mês de crescimento. Com 1.797 unidades, somando os modelos das três categorias, a evolução frente ao mesmo período de 2022 (1.397) ficou próxima dos 30%. Em relação a janeiro (2.068), como esperado em função do menor número de dias úteis, houve uma queda de pouco mais de 13%.
Com 180 emplacamentos, o Volvo XC40 completou cinco meses consecutivos no topo entre os modelos de entrada. Quase quadruplicando o desempenho de um ano atrás, o Audi Q3 (119) subiu para a 2ª posição. Mesmo ameaçado pelo Mini Countryman (61), o Mercedes GLA (65) se manteve no pódio pela 4ª vez seguida.
Versão cupê do líder, o Volvo C40 (59) completou o top 5 com a menor evolução entre os primeiros colocados. Com nova geração nas lojas, o BMW X1 (41) ainda não reagiu e foi apenas o 7º colocado, atrás do Range Rover Evoque (49), ambos com desempenhos negativos. Novamente como último colocado, o elétrico Mercedes EQA emplacou apenas duas unidades.
SUVs / Crossovers Premium I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLVO XC40 |
336 |
180 |
156 |
91 |
30,30% |
34,51% |
15,38% |
97,80% |
2º |
AUDI Q3/RSQ3 |
198 |
119 |
79 |
30 |
20,03% |
17,48% |
50,63% |
296,67% |
3º |
MERCEDES-BENZ GLA |
150 |
65 |
85 |
2 |
10,94% |
18,81% |
-23,53% |
3150,00% |
4º |
MINI COOPER COUNTRYMAN |
135 |
61 |
74 |
11 |
10,27% |
16,37% |
-17,57% |
454,55% |
5º |
VOLVO C40 |
89 |
59 |
30 |
51 |
9,93% |
6,64% |
96,67% |
15,69% |
6º |
LAND ROVER EVOQUE |
57 |
49 |
8 |
69 |
8,25% |
1,77% |
512,50% |
-28,99% |
7º |
BMW X1 |
47 |
41 |
6 |
142 |
6,90% |
1,33% |
583,33% |
-71,13% |
8º |
LEXUS UX |
31 |
18 |
13 |
17 |
3,03% |
2,88% |
38,46% |
5,88% |
9º |
MERCEDES-BENZ EQA |
3 |
2 |
1 |
0 |
0,34% |
0,22% |
100,00% |
- |
|
|
1046 |
594 |
452 |
413 |
100,00% |
100,00% |
31,42% |
43,83% |
Um mês após registrar seu recorde de vendas no país, o Volvo XC60 (198) perdeu bastante fôlego nas últimas semanas, mas ainda manteve uma confortável liderança entre os modelos intermediários. Terceiro colocado em janeiro, o Audi Q5 (124) avançou uma posição. O Porsche Macan (92) completou o pódio como único entre os sete primeiros a crescer frente a 2022.
Mercedes GLB (74) e Land Rover Discovery Sport (65) completaram as cinco primeiras posições. Vice em janeiro, o BMW X3 (53) caiu para o sexto lugar, com Land Rover Defender e Mercedes GLC dividindo a 7ª posição com 40 unidades cada. Os seis últimos colocados foram modelos elétricos, com o BYD Tan (9) como o mais bem posicionado.
SUVs / Crossovers Premium II |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLVO XC60 |
775 |
198 |
577 |
201 |
25,00% |
49,32% |
-65,68% |
-1,49% |
2º |
AUDI Q5/SQ5 |
224 |
124 |
100 |
128 |
15,66% |
8,55% |
24,00% |
-3,13% |
3º |
PORSCHE MACAN |
177 |
92 |
85 |
56 |
11,62% |
7,26% |
8,24% |
64,29% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLB |
154 |
74 |
80 |
95 |
9,34% |
6,84% |
-7,50% |
-22,11% |
5º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
84 |
65 |
19 |
124 |
8,21% |
1,62% |
242,11% |
-47,58% |
6º |
BMW X3 |
172 |
53 |
119 |
59 |
6,69% |
10,17% |
-55,46% |
-10,17% |
7º |
LAND ROVER DEFENDER |
82 |
40 |
42 |
46 |
5,05% |
3,59% |
-4,76% |
-13,04% |
8º |
MERCEDES-BENZ GLC |
74 |
40 |
34 |
9 |
5,05% |
2,91% |
17,65% |
344,44% |
9º |
BMW X4 |
68 |
35 |
33 |
28 |
4,42% |
2,82% |
6,06% |
25,00% |
10º |
LAND ROVER VELAR |
57 |
27 |
30 |
17 |
3,41% |
2,56% |
-10,00% |
58,82% |
11º |
JAGUAR F-PACE |
45 |
21 |
24 |
4 |
2,65% |
2,05% |
-12,50% |
425,00% |
12º |
BYD TAN |
22 |
9 |
13 |
0 |
1,14% |
1,11% |
-30,77% |
- |
13º |
AUDI E-TRON |
18 |
8 |
10 |
3 |
1,01% |
0,85% |
-20,00% |
166,67% |
14º |
JAGUAR I-PACE |
3 |
2 |
1 |
1 |
0,25% |
0,09% |
100,00% |
100,00% |
15º |
MERCEDES-BENZ EQB |
4 |
2 |
2 |
0 |
0,25% |
0,17% |
0,00% |
- |
16º |
MERCEDES-BENZ EQC |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,13% |
0,00% |
- |
- |
17º |
TESLA MODEL Y |
2 |
1 |
1 |
3 |
0,13% |
0,09% |
0,00% |
-66,67% |
|
|
1962 |
792 |
1170 |
774 |
100,00% |
100,00% |
-32,31% |
2,33% |
Já entre os modelos da última faixa, o Porsche Cayenne (109) completou dois meses seguidos no topo e pela 3ª vez nos últimos quatro meses. Preferido em dezembro, o Volvo XC90 (86) seguiu como o adversário mais próximo. Tranquilo na terceira posição, o BMW X6 foi o preferido por 72 consumidores. Atrás do Mercedes GLE (45), o BMW X5 (31) foi o único do top 5 a recuar nos últimos doze meses (-75%).
SUVs / Crossovers Premium III |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
FEV/23 |
JAN/23 |
FEV/22 |
% FEV 23 |
% JAN 23 |
VARIAÇÃO FEV/JAN |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
PORSCHE CAYENNE |
189 |
109 |
80 |
30 |
26,52% |
17,94% |
36,25% |
263,33% |
2º |
VOLVO XC90 |
143 |
86 |
57 |
12 |
20,92% |
12,78% |
50,88% |
616,67% |
3º |
BMW X6 |
146 |
72 |
74 |
2 |
17,52% |
16,59% |
-2,70% |
3500,00% |
4º |
MERCEDES-BENZ GLE |
112 |
45 |
67 |
17 |
10,95% |
15,02% |
-32,84% |
164,71% |
5º |
BMW X5 |
100 |
31 |
69 |
124 |
7,54% |
15,47% |
-55,07% |
-75,00% |
6º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
91 |
30 |
61 |
0 |
7,30% |
13,68% |
-50,82% |
- |
7º |
LAND ROVER DISCOVERY |
26 |
17 |
9 |
5 |
4,14% |
2,02% |
88,89% |
240,00% |
8º |
AUDI Q7 |
28 |
11 |
17 |
4 |
2,68% |
3,81% |
-35,29% |
175,00% |
9º |
AUDI Q8 |
10 |
4 |
6 |
13 |
0,97% |
1,35% |
-33,33% |
-69,23% |
10º |
LAMBORGHINI URUS |
3 |
2 |
1 |
0 |
0,49% |
0,22% |
100,00% |
- |
11º |
MERCEDES-BENZ GLS |
5 |
2 |
3 |
0 |
0,49% |
0,67% |
-33,33% |
- |
12º |
ASTON MARTIN DBX |
2 |
1 |
1 |
0 |
0,24% |
0,22% |
0,00% |
- |
13º |
MASERATI LEVANTE |
2 |
1 |
1 |
3 |
0,24% |
0,22% |
0,00% |
-66,67% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção: BMW X5 terá mudança radical de design na próxima geração
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW anuncia produção do X5 híbrido plug-in no Brasil; conheça o SUV
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Primeiras impressões BMW iX5 Hydrogen Fuel Cell: laboratório com rodas