Esta semana, o setor automotivo foi movimentado por lançamentos, patentes e revelações. Começando pelo registro de um novo SUV compacto da Renault, que deve entrar no lugar do atual Stepway no catálogo brasileiro da marca. A Volvo também confirmou que venderá dois novos SUVs elétricos no Brasil.
Ainda tivemos uma contribuição dos colegas do Motor1.com Argentina que investigaram mais a fundo o que levou a Volkswagen a tirar o Gol de linha após 2 anos. Falando em VW, a marca deu uma prévia de como será o carro elétrico mais barato da empresa. Por último, a nova geração do Nissan Sentra finalmente estreou no Brasil.
Patentes surgiram na Europa mostraram que a Renault está trabalhando em um novo SUV compacto. A novidade provavelmente é o novo carro que a empresa havia prometido para ser produzido no Brasil. Pelo porte, seria um rival direto do Fiat Pulse e poderá substituir o atual Stepway na linha de montagem da empresa em São José dos Pinhais (SP).
Os destaques no visual são a dianteira bicuda e com faróis divididos, traseira com lanternas pequenas inspiradas pelo Renault Clio e, por dentro, uma nova tela para a central multimídia com aspecto flutuante, deixando as telas integradas ao painel. Outra novidade que este SUV deve trazer ao mercado brasileiro é um inédito motor 1.0 turbo, algo que a Renault ainda não oferece no Brasil.
Volvo EX30 - Projeção
Nesta semana, a Volvo do Brasil confirmou em evento que já tem uma expectativa de datas para o início da comercialização de dois SUVs elétricos em nosso mercado. O primeiro será o EX90, topo de linha da marca. A empresa começará a aceitar pedidos ainda em 2023, mesmo que não tenha revelado preços. A entrega das primeiras unidades deve ficara para o ano que vem.
Outro que também começará a ser vendido em 2024 por aqui é o EX30, opção compacta entre os SUV elétricos da Volvo. O modelo ainda não foi revelado, mas espera-se que ele ofereça cerca de 400 km de autonomia e 300 cv de potência. O EX90 já chegaria a 600 km de autonomia declarada e 517 cv de potência.
Tirar o Gol de linha não foi uma grande surpresa. Apesar do sucesso, o nome já tinha 42 anos dentro da Volkswagen. No entanto, nossos colegas do Motor1.com Argentina tiveram acesso a alguns documentos internos da montadora alemã. Eles mostraram um pouco mais de como foi esse processo que "matou" o Gol.
O que aconteceu foi que o projeto para instalar controle de estabilidade no veterano hatch não passou num processo chamado BMG, onde diversas áreas da Volkswagen devem dar sinal verde para o início do projeto. A adaptação para o Gol não passou dessa fase, pois, segundo a marca, o carro não estava dentro da estratégia da VW rumo a oferecer mais SUVs e veículos eletrificados. Para o lugar de carro de entrada, a montadora optou por ficar com o Polo Track.
A semana também marcou a apresentação do ID.2 ALL, conceito que a Volkswagen revelou para antecipar seu novo carro elétrico mais barato que deve chegar apenas em 2025. O protótipo já serve para ver que a novidade, que terá a difícil missão de conquistar os clientes do Golf. A empresa afirma que o lançamento deverá custar 25 mil euros, fazendo dele um elétrico menor e mais acessível que o atual ID.3.
Tecnicamente, o ID.2 será equipado com um motor elétrico montado no eixo dianteiro capaz de entregar 226 cv de potência, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos e atingir a velocidade máxima de 160 km/h. Ele contará com 450 km de autonomia declarada pelo ciclo WLTP e tempos de carregamento da bateria de apenas 20 minutos (para ir de 10% a 80%) em carregadores rápidos.
De olho no público do Toyota Corolla e nos que não alcançam o novo Honda Civic híbrido por causa do preço, a nova geração do Nissan Sentra teve a comercialização iniciada no Brasil. O sedã importado do México chega nas versões Advance, por R$ 148.490, e Exclusive, por R$ 172.590.
O carro sempre será equipado com um motor 2.0 aspirado a gasolina com injeção direta de combustível. Ele é capaz de entregar 151 cv de potência e 20 kgfm de torque. O câmbio é automático CVT. Desde a versão de entrada, o carro já oferece itens como bancos aquecidos, ar-condicionado de duas zonas, rodas de 17 polegadas e 6 airbags.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nissan Sentra 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais