A Mercedes-Benz revelou a linha 2024 da sua dupla de SUVs de entrada: GLA e GLB, com o segundo trazendo a oferta de 7 lugares. Ambos compartilham as mesmas atualizações de estilo, o que inclui uma dianteira levemente revista e novos faróis de LED de série. Vale dizer ainda que a marca da estrela de três pontas também tem novidades para a lista de itens de série dos dois utilitários.
Novas grades chegam para os dois modelos, com o GLB passando a trazer um para-choque dianteiro mais robusto, que passa a contar com uma protetor meramente estético por baixo da carroceria. Além disso, faróis e lanternas mantiveram o formato, mas ganharam novo desenho na parte interna. Uma nova pintura azul Spectral Blue Metallic e também novos jogos de rodas com tamanhos que variam de 18 a 20 polegadas também estão disponíveis para os novos GLA 2024 e GLB 2024.
Tanto o GLA quanto o GLB vão manter as duas telas de 10,25 polegadas no painel como equipamento de série, trazendo agora Apple CarPlay e Android Auto sem fio, enquanto o revestimento do volante da Mercedes agora é feito em couro Nappa. Já a novidade para a linha AMG fica por conta da chegada do volante de três raios que um dia foi exclusivo dos modelos mais caros - trazendo ainda aquecimento, algo inédito para os modelos. O console central foi redesenhado e perdeu o touchpad, aumentando assim o espaço para o porta-objetos e porta-copos.
A novidade fica para a motorização, que passa a ser o mesmo motor 4-cilindros 2.0 turbo com um novo sistema híbrido-leve, propulsor padrão para o GLA 220, GLB 250 4Matic, GLB 250 e GLB 250 4Matic. Eletrificado como os novos Classe A e Classe B, esse motor 2.0 turbo híbrido-leve entrega 221 cv e 26,31 kgfm de torque. O gerador de partida elétrico entrega mais 14 cv na primeira aceleração.
As atualizações da dupla também se estendem para as versões esportivas AMG, que recebem um leve redesenho para-choque dianteiro. Assim como as versões "civis", os faróis e lanternas foram revisados, enquanto o emblema AMG agora está sob o capô. A dupla recebe ainda o sistema MBUX mais recente da empresa.
O motor 2.0 turbo entrega 306 cv e 40,9 kgfm de torque, gerando ainda 13 cv extras com o gerador de partida de segunda geração. A Mercedes diz que o AMG GLA 35 acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. Já o AMG GLB 35 é 0,3 segundos mais lento na mesma prova. Ambos vêm equipados com a transmissão automática de dupla embreagem de 8 marchas e tração integral 4Matic.
Os novos Mercedes-Benz GLA e GLB 2024 devem estrear no mercado norte-americano no final de novembro, quando chegará nas concessionárias. A vinda ao Brasil não deverá passar do início do ano que vem.
Fonte: Mercedes-Benz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA e GLA ganham versões Progressive no Brasil; veja preços
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Teste: Mercedes-Benz GLA 200 fica mais econômico com eletrificação
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Mercedes-Benz GLA 2024 chega ao Brasil com visual renovado por R$ 369.900
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Novo Mercedes-Benz GLA está em testes para 2025 e terá versão híbrida