Flagra: Ram 1200 perde mais camuflagem e começa a revelar seu design
Visual da inédita picape ficará bem próximo ao dos modelos grandes da marca
A Ram segue testando sua nova picape com base monobloco no Brasil, a chamada Ram 1200, que vem para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia. Dessa vez a novidade foi flagrada na região de Capim Branco, em Minas Gerais, trazendo ainda a cobertura camuflada, mas já se despindo em algumas partes e assim mostrando mais detalhes que ainda não tinha sido vistos.
O flagra foi publicado pelos colegas da BFMS, que receberam as imagens registradas pelo seguidor Felipe Rabelo. Na última aparição da Ram 1200 que publicamos em fevereiro, já era possível ver um pouco do desenho da grade frontal da picape com porte médio, mas com essas novas imagens vamos além, já que é possível enxergar melhor o formato da grade, que aparentemente terá um design inspirado na grande Ram 1500 Limited. O logotipo com a inscrição Ram também já está instalado na porção central da peça para manter o padrão.
Podemos observar outros pontos também, como os faróis que serão bastante integrados à grade frontal e com um desenho mais afilado – também semelhante ao da 1500 Limited, ou seja, diferente da 1500 Rebel, por exemplo. Temos também o capô bem volumoso com sua parte central mais alta, o que ajudará a dar bastante porte e imponência para a nova picape com base na plataforma monobloco do Commander, mas que terá tamanho equivalente ao das picapes médias de chassi.
Os para-lamas também são encorpados, principalmente os da frente, que se destacam ainda mais por conta da transição junto ao capô. A tampa que cobre a caçamba continua instalada para disfarçar as linhas do compartimento, mas dá para perceber que a caçamba terá laterais e tampa altas, enquanto as lanternas serão verticais como as demais picapes da empresa. O para-choque traseiro será destacado como uma boa picape, mas o que chama a atenção é a dupla saída de escape.
Este novo flagra mostra ainda mais que a nova Ram 1200 terá porte maior que o da Toro, tanto pelo comprimento total do carro, como pela extensão da caçamba, bem como o entre-eixos mais comprido – o que revela ainda que a picape terá um amplo espaço interno. Por ser feita com base em carro de passeio, podemos esperar uma posição de dirigir mais confortável, idem para quem irá acomodado nos bancos traseiros, já que o piso do carro não deverá ser elevado como numa picape de chassi.
As últimas três fotos (o que inclui a imagem abaixo) também foram enviadas pela BFMS e são de autoria de Wladimir Santos. As imagens mais nítidas mostram a picape com porte médio mesmo, sendo bem mais alta que os carros nos arredores (há uma Fiat Toro ao fundo, assim como um Uno e Línea). Deu para notar que a picape terá freios a disco na traseira, além de pneus Pirelli Scorpion 235/65 que calçam rodas de 17 polegadas.
Entre os equipamentos, podemos esperar um nível de equipamentos equivalente ao Commander, como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, leitor de placas de trânsito, detector de fadiga, assistente de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, farol-alto automático, além de tração 4x4 com modo de reduzida, seletor de modo de terreno e controle de descida. Segundo o perfil FCA Club no Instagram, a Ram 1200 terá itens como estribos laterais com acionamento elétrico e capota rígida retrátil.
A nova Ram 1200 será feita na fábrica de Goiana (PE), no mesmo local em que são produzidos o Renegade, Compass e Commander, assim, a picape média será o maior veículo da Stellantis feito no Brasil. O motor 2.0 turbodiesel do Commander de até 170 cv e 38,7 kgfm de torque poderá seguir na picape, mas também há rumores sobre um novo 2.2 turbodiesel em um futuro não distante. Em flagras anteriores, deu para notar que a picape terá sistema de suspensão independente com molas helicoidais da Toro – certamente recalibradas para a provável maior capacidade.
Quando chegar ao mercado, a nova Ram 1200 servirá como porta de entrada para a marca, ficando abaixo dos modelos 1500, 2500 e 3500. Com proposta de rivalizar com as picapes médias, espere por preços na faixa dos R$ 300 mil.
Galeria: Flagra: Ram 1200 circulando com carroceria definitiva
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova Dakota vem aí? Ram confirma picape acima da Rampage para 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada