Começando a chegar agora no mercado brasileiro, a Great Wall iniciou a comercialização dos produtos da linha Haval com o modelo H6. O SUV tem opções híbridas convencional ou plug-in e uma carroceria mais esportiva na versão GT. Todos os modelos terão um pacote único de equipamentos e a versão mais barata, a H6 HEV híbrida convencional, tem preço partindo de R$ 209.000.
Olhando seu preço e proposta, o Motor1.com comparou o novo Haval H6 HEV com os carros mais próximos em valores na categoria onde a novidade atuará. Nesta listra entraram Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, o único híbrido e mais barato que o H6, Jeep Compass 1.3 turbo flex na versão S mais completa e o Volkswagen Taos Highline 250 TSI. Veja quanto custa cada um deles:
Haval H6 Premium HEV | Toyota Corolla Cross XRX Hybrid | Jeep Compass S 1.3 turbo flex | Volkswagen Taos Highline 250 TSI | |
Preço | R$ 209.000 | R$ 207.790 | R$ 230.990 | R$ 209.190 |
Em termos de valores, o novo H6 perde apenas para o Corolla Cross híbrido na versão mais completa XRX. Ainda assim, a diferença é de apenas R$ 1.210 e, como mostraremos abaixo, o H6 tem vantagens de desempenho e tamanho. O Taos mais completo é somente R$ 190 mais caro, mas não é híbrido, enquanto o Compass S é o mais caro da lista.
Mas não é só em preço que o novo Haval H6 promete uma briga acirrada com os SUVs médios já estabelecidos na categoria. Sua motorização híbrida também é a mais potente do trio, o que ainda resulta na melhor aceleração entre os rivais aqui listados. No entanto, ele não deixa de ser econômico. Não é tanto quanto o Corolla Cross Hybrid, mas deixa os não-híbridos Compass e Taos para trás nesse quesito.
O modelo da Jeep é que tem mais torque no trio, com 27,5 kgfm. No entanto, o Haval H6 HEV responde com simplesmente 54 kgfm, mais que o dobro da força. O Corolla Cross ainda compensa em consumo, fazendo até 17,8 km/l na cidade com gasolina, situação onde o H6 entrega somente 12,3 km/l. Está longe do rival da Toyota, mas é mais econômico que Compass e Taos que não possuem eletrificação.
Motor e desempenho | Haval H6 Premium HEV | Toyota Corolla Cross XRX Hybrid | Jeep Compass S 1.3 turbo flex | Volkswagen Taos Highline 250 TSI |
Propulsão | 1.5 turbo + 1 motor elétrico na dianteira | 1.8 aspirado + 1 elétrico na dianteira | 1.3 turbo flex | 1.4 turbo flex |
Potência (gasolina) | 243 cv | 122 cv | 180 cv | 150 cv |
Torque (gasolina) | 54 kgfm | não declarado | 27,5 kgfm | 25,5 kgfm |
Consumo urbano declarado com gasolina | 12,3 km/l | 17,8 km/l | 10,4 km/l | 10,9 km/l |
Consumo rodoviário declarado com gasolina | 13,6 km/l | 14,7 km/l | 12,1 km/l | 13 km/l |
0 a 100 km/h (gasolina) | 7,9 segundos | 13 segundos | 9,4 segundos | 9,3 segundos |
Mas não é apenas em desempenho e economia de combustível que o novo Haval H6 HEV é o maior carro do grupo. Ele tem 19 cm a mais de comprimento, 6 cm a mais de entre-eixos e 72 litros a mais de bagageiro que o rival mais próximo nestas medidas, o Volkswagen Taos Highline 250 TSI. No porta-malas, inclusive, a novidade faz o Compass "ficar pequeno", pois tem 570 litros de capacidade contra apenas 410 litros do rival.
Medidas | Haval H6 Premium HEV | Toyota Corolla Cross XRX Hybrid | Jeep Compass S 1.3 turbo flex | Volkswagen Taos Highline 250 TSI |
Comprimento | 4,65 m | 4,46 m | 4,40 m | 4,46 m |
Largura | 1,88 m | 1,82 m | 1,81 m | 1,84 m |
Entre-eixos | 2,74 m | 2,64 m | 2,64 m | 2,68 m |
Porta-malas | 570 litros | 440 litros | 410 litros | 498 litros |
Apesar de mais barato que dois dos três rivais aqui e mais potente que todos, o Haval H6 não necessariamente economiza na lista de itens de série. O modelo da Great Wall tem versão única que vem de série com direção elétrica; teto solar panorâmico; head-up display; piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop & Go; frenagem automática de emergência; frenagem automática de emergência em cruzamentos; alerta e frenagem automática de tráfego cruzado traseiro e alerta de pontos cegos.
Futuramente, a GWM prometeu oferecer uma série do Haval H6 sem o teto solar, voltado para o mercado de veículos blindados. A lista de equipamentos segue com assistente de permanência e centralização de faixa; desvio inteligente e smart cornering; alerta de colisão traseira; alerta de perigo na abertura de portas; auto reversing assistance; reconhecimento de placas de trânsito e parking assist para vagas paralelas e em 90°.
A GWM também oferece o que chama de condução semiautônoma nível 2+, formado por 6 sensores dianteiros e 4 câmeras na frente e 6 sensores traseiros. Traz também controle de tração (TCS), assistente de declive até 60 km/h (HDC), assistente de saída em rampa (HSA), monitoramento de pressão dos pneus, alerta de velocidade e sistema anticapotamento.
Também houve um cuidado especial para central multimídia, em termos de tradução e velocidade de processamento. Por isso, tem uma tela de 12,3 polegadas com resolução Full-HD e utiliza o processador Qualcomm Snapdragon. Já vem com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Outra funcionalidade são os comandos de voz para algumas funções, como abrir o teto solar, temperatura do ar-condicionado e volume do som, por exemplo.
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