O sucessor do Lamborghini Aventador ainda não foi revelado oficialmente, embora alguns flagras e fotos que vazaram tenham mostrado um pouco de seu desenho. Enquanto o supercarro italiano não aparece por definitivo, a marca de Sant'Agata Bolognese revela as especificações técnicas do seu novo motor V12 híbrido plug-in que estará presente em seu próximo superesportivo.
Batizado de LB744, o motor se trata de um V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado que, segundo a Lamborghini, é totalmente novo e foi girado em 180 graus, sendo montado longitudinalmente no cofre do próximo supercarro da marca. Outras diferenças ficam por conta do menor peso, já que agora o motor de doze cilindros tem o peso total de 218 kg, o que significa 17 kg a menos na balança em comparação ao motor V12 anterior.
Mas vamos ao que interessa: o novo motor V12 6.5 produz sozinho nada menos do que 825 cv de potência girando alto a 9.500 rpm, enquanto que o torque fica em 73,93 kgfm a 6.750 rpm. Para efeito de comparação, a configuração V12 de alto desempenho que foi oferecida nos modelos exclusivos Lamborghini autentica e Invencible entregavam até 780 cv e 73.4 kgfm de torque, ou seja, a próxima geração do superesportivo V12 da marca italiana será 45 cv mais potente. O novo motor de 12 cilindros só fica um pouco atrás em potência do Essenza SCV12, um modelo de pista de 830 cv.
E isso não é só, pois o motor V12 aspirado de 6,5 litros trabalha junto de outros três motores elétricos. Enquanto o motor a combustão traciona as rodas traseiras, outros dois motores elétricos são responsáveis por mover o eixo dianteiro. Localizado acima da recém-desenvolvida transmissão automática de dupla embreagem de 8 marchas, um terceiro motor elétrico pode enviar sua potência para as rodas traseiras, dependendo do modo de condução escolhido e das condições da via.
Quando somamos o V12 e os três motores elétricos, temos uma potência combinada de nada menos do que 1.000 cv no novo motor LB744. A transmissão é montada transversalmente atrás do motor V12, o que acabou abrindo espaço para uma bateria de íons de lítio no túnel central. A caixa de câmbio pesa 193kg, sendo mais leve que a usada no Huracán e com trocas de marcha feitas de forma mais rápida. A Lamborghini adianta ainda que essa transmissão estará presente no futuro sucessor do Huracán.
O próximo superesportivo da Lamborghini será um híbrido plug-in, o que significa que sua bateria de 3,8 kWh instalada no túnel central poderá ser recarregada tanto pela energia gerada durante as frenagens (sistema regenerativo) do eixo dianteiro ou mesmo pelo próprio motor V12, algo feito em 6 minutos, além de, claro, ser possível ser recarregado na tomada em até 7 kW.
A fabricante explica que o carro terá tração nas quatro rodas, mas funcionará como um carro elétrico de tração dianteira em manobras de marcha à ré, por exemplo, embora o motor elétrico traseiro também possa ser acionado dependendo do tipo de pavimento. Ou seja, também funcionará como um carro elétrico com tração integral.
Vale lembrar que o sucessor do Aventador não será o primeiro carro eletrificado da Lamborghini, que já teve o Sián FKP 37. No entanto, o novo motor LB744 é o primeiro híbrido plug-in com módulos de bateria, enquanto o Sián era equipado com tecnologia de supercapacitores. Para quem está preocupado com o meio ambiente, a Lamborghini divulga que o novo V12 híbrido plug-in teve seu índice de emissões reduzido em 30% comparado ao Lamborghini Ultimae.
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