As scooters elétricas estão mudando o cenário da mobilidade individual em vários mercados asiáticos e europeus. A tecnologia de baterias avançou o suficiente para dar às motos elétricas autonomia maior, além de já contarem com recursos de carregamento rápido. De fato, na Índia, novos veículos elétricos de duas rodas estão chegando ao mercado constantemente, tanto de marcas estabelecidas quanto de novas entrantes.
A Bajaj, uma das maiores fabricantes daquele país que já opera no Brasil com a linha Dominar, foi uma das primeiras a oferecer uma scooter elétrica na Índia. Trata-se da Chetak, apresentada por lá em 2020. Desde então, novos modelos que oferecem níveis de desempenho semelhantes chegaram ao mercado. Scooters elétricas como as TVS iQube, Aether 450X e Ola S1 Pro já até ultrapassam seus atributos. Por conta disso, a Bajaj atualizou a Chetak para 2023.
Para começar, a Chetak agora é oferecida em três novas cores. Aqueles que procuram uma estética elegante podem optar pelas cores Matte Coarse Grey e Satin Black. Enquanto isso, a Matte Caribbean Blue dá à scooter uma aparência mais jovial com pintura azul em todos os painéis, incluindo os espelhos e pára-lamas. Para dar contraste, as rodas de liga leve são pintadas de cinza. Outras melhorias estéticas consistem em um banco com tecido em dois tons, alças de garupa com acabamento fosco, carenagem de farol preta e carcaças de piscas também pintadas de preto.
No lado técnico, a Bajaj modernizou a scooter Chetak, dando-lhe um painel de instrumentos digital com tela TFT colorida. Em termos de desempenho, a Chetak é alimentado por um motor de elétrico de cerca de 5,1 cavalos de potência. A máxima declarada é de 60 km/h. Quanto à bateria, a Chetak possui um conjunto de 3 kWh e uma autonomia declarada de 107 km com uma única carga. A recarga leva cerca de quatro horas.
Em termos de componentes, a Chetak utiliza rodas de liga leve de 12 polegadas. A suspensão é composta por uma bengala telescópica de braço único e monoamortecedor na traseira. Um freio a disco na frente e um freio a tambor na traseira estão ligados por meio de um sistema de freios combinados (CBS). A Bajaj Chetak 2023 está sendo vendida por 152.000 rúpias. Tal preço, na conversão direta, seria equivalente a R$ 9.682.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz