Após dois meses com o Onix (6.084) à frente do ranking, fevereiro trouxe a Fiat Strada (6.837) de volta à liderança geral do mercado brasileiro. O hatch da Chevrolet foi acompanhado no pódio pelo Onix Plus (5.125), ambos com retrações acima dos 15% frente a janeiro. Numa disputa apertada pelo 4º lugar, o Hyundai Creta (4.606) levou a melhor e assumiu a ponta entre os SUVs.
Fiat Argo (4.536) e Jeep Compass (4.430), ambos com desempenhos superiores aos de janeiro, vieram em seguida. Atrás do VW T-Cross (4.294) e do Fiat Mobi (4.074), o Renault Kwid (3.827) foi quem mais cresceu nas últimas semanas no top 10 (+15,7%). Quarto colocado no último ranking, o Tracker (3.769) caiu seis posições.
Por muito pouco, aliás, o Chevrolet não foi ultrapassado por um VW Polo (3.762) que registrou alta de quase 80% no período. Fevereiro também foi positivo para o Nissan Kicks (3.495) e para o Toyota Corolla Cross (3.335). O destaque negativo do mês passado veio da Hyundai: com diminuição das vendas para locadoras, o HB20 (2.992) recuou quase 40%, despencou para a 16ª colocação - possivelmente a pior dos últimos anos.
O mau desempenho da Hyundai também afetou o HB20S (1.098), em queda de quase 35%. Com péssimo desempenho em janeiro, o Honda HR-V (1.709) se recuperou fortemente nas últimas semanas. Mesmo em seu 2º mês após a aposentadoria, o VW Gol (1.172) ainda conseguiu vender mais do que o Peugeot 208 (1.163).
POS. |
MODELO |
FEV.23 (A) |
% TOTAL |
JAN.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
6.837 |
5,71% |
7.000 |
5,37% |
-2,33% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
6.084 |
5,08% |
7.162 |
5,49% |
-15,05% |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.125 |
4,28% |
6.164 |
4,72% |
-16,86% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
4.606 |
3,85% |
4.969 |
3,81% |
-7,31% |
5º |
FIAT ARGO |
4.536 |
3,79% |
4.282 |
3,28% |
5,93% |
6º |
JEEP COMPASS |
4.430 |
3,70% |
4.139 |
3,17% |
7,03% |
7º |
VW T-CROSS |
4.294 |
3,59% |
4.454 |
3,41% |
-3,59% |
8º |
FIAT MOBI |
4.074 |
3,40% |
4.208 |
3,23% |
-3,18% |
9º |
RENAULT KWID |
3.827 |
3,20% |
3.307 |
2,53% |
15,72% |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
3.769 |
3,15% |
5.296 |
4,06% |
-28,83% |
11º |
VW POLO |
3.762 |
3,14% |
2.115 |
1,62% |
77,87% |
12º |
NISSAN KICKS |
3.495 |
2,92% |
2.984 |
2,29% |
17,12% |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.335 |
2,78% |
2.604 |
2,00% |
28,07% |
14º |
FIAT TORO |
3.191 |
2,66% |
3.281 |
2,51% |
-2,74% |
15º |
JEEP RENEGADE |
3.019 |
2,52% |
3.049 |
2,34% |
-0,98% |
16º |
HYUNDAI HB20 |
2.992 |
2,50% |
4.840 |
3,71% |
-38,18% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
2.847 |
2,38% |
2.238 |
1,72% |
27,21% |
18º |
TOYOTA HILUX |
2.814 |
2,35% |
3.435 |
2,63% |
-18,08% |
19º |
VW NIVUS |
2.774 |
2,32% |
3.100 |
2,38% |
-10,52% |
20º |
FIAT PULSE |
2.761 |
2,31% |
3.015 |
2,31% |
-8,42% |
21º |
FIAT FASTBACK |
2.393 |
2,00% |
2.707 |
2,07% |
-11,60% |
22º |
RENAULT DUSTER |
2.152 |
1,80% |
1.495 |
1,15% |
43,95% |
23º |
VW SAVEIRO |
2.092 |
1,75% |
2.714 |
2,08% |
-22,92% |
24º |
HONDA HR-V |
1.709 |
1,43% |
698 |
0,54% |
144,84% |
25º |
FIAT CRONOS |
1.653 |
1,38% |
2.481 |
1,90% |
-33,37% |
26º |
JEEP COMMANDER |
1.577 |
1,32% |
1.289 |
0,99% |
22,34% |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.576 |
1,32% |
2.072 |
1,59% |
-23,94% |
28º |
CHEVROLET S10 |
1.512 |
1,26% |
2.039 |
1,56% |
-25,85% |
29º |
CITROËN C3 |
1.313 |
1,10% |
1.488 |
1,14% |
-11,76% |
30º |
CHEVROLET SPIN |
1.309 |
1,09% |
1.415 |
1,08% |
-7,49% |
31º |
HONDA CITY HATCH |
1.232 |
1,03% |
1.442 |
1,11% |
-14,56% |
32º |
VW GOL |
1.172 |
0,98% |
3.387 |
2,60% |
-65,40% |
33º |
PEUGEOT 208 |
1.163 |
0,97% |
1.201 |
0,92% |
-3,16% |
34º |
HYUNDAI HB20S |
1.098 |
0,92% |
1.684 |
1,29% |
-34,80% |
35º |
HONDA CITY |
1.084 |
0,91% |
1.091 |
0,84% |
-0,64% |
36º |
FORD RANGER |
1.025 |
0,86% |
977 |
0,75% |
4,91% |
37º |
VW TAOS |
995 |
0,83% |
1.184 |
0,91% |
-15,96% |
38º |
TOYOTA SW4 |
915 |
0,76% |
937 |
0,72% |
-2,35% |
39º |
FIAT FIORINO |
911 |
0,76% |
1.303 |
1,00% |
-30,08% |
40º |
MITSUBISHI L200 |
787 |
0,66% |
783 |
0,60% |
0,51% |
41º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
773 |
0,65% |
1.099 |
0,84% |
-29,66% |
42º |
RENAULT OROCH |
718 |
0,60% |
716 |
0,55% |
0,28% |
43º |
VW VIRTUS |
614 |
0,51% |
490 |
0,38% |
25,31% |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
577 |
0,48% |
588 |
0,45% |
-1,87% |
45º |
RENAULT MASTER |
482 |
0,40% |
664 |
0,51% |
-27,41% |
46º |
VW AMAROK |
453 |
0,38% |
567 |
0,43% |
-20,11% |
47º |
NISSAN FRONTIER |
429 |
0,36% |
661 |
0,51% |
-35,10% |
48º |
RENAULT SANDERO |
392 |
0,33% |
488 |
0,37% |
-19,67% |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
375 |
0,31% |
372 |
0,29% |
0,81% |
50º |
NISSAN VERSA |
370 |
0,31% |
313 |
0,24% |
18,21% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
119.755 |
100,00% |
130.459 |
100,00% |
-8,20% |
AUTOS
POS. |
MODELO |
FEV.23 (A) |
% TOTAL |
JAN.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JAN. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.084 |
6,35% |
7.162 |
6,90% |
-15,05% |
1º |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.125 |
5,35% |
6.164 |
5,93% |
-16,86% |
2º |
3º |
HYUNDAI CRETA |
4.606 |
4,81% |
4.969 |
4,78% |
-7,31% |
4º |
4º |
FIAT ARGO |
4.536 |
4,73% |
4.282 |
4,12% |
5,93% |
7º |
5º |
JEEP COMPASS |
4.430 |
4,62% |
4.139 |
3,98% |
7,03% |
9º |
6º |
VW T-CROSS |
4.294 |
4,48% |
4.454 |
4,29% |
-3,59% |
6º |
7º |
FIAT MOBI |
4.074 |
4,25% |
4.208 |
4,05% |
-3,18% |
8º |
8º |
RENAULT KWID |
3.827 |
3,99% |
3.307 |
3,18% |
15,72% |
11º |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
3.769 |
3,93% |
5.296 |
5,10% |
-28,83% |
3º |
10º |
VW POLO |
3.762 |
3,93% |
2.115 |
2,04% |
77,87% |
20º |
11º |
NISSAN KICKS |
3.495 |
3,65% |
2.984 |
2,87% |
17,12% |
15º |
12º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.335 |
3,48% |
2.604 |
2,51% |
28,07% |
17º |
13º |
JEEP RENEGADE |
3.019 |
3,15% |
3.049 |
2,94% |
-0,98% |
13º |
14º |
HYUNDAI HB20 |
2.992 |
3,12% |
4.840 |
4,66% |
-38,18% |
5º |
15º |
TOYOTA COROLLA |
2.847 |
2,97% |
2.238 |
2,15% |
27,21% |
19º |
16º |
VW NIVUS |
2.774 |
2,90% |
3.100 |
2,98% |
-10,52% |
12º |
17º |
FIAT PULSE |
2.761 |
2,88% |
3.015 |
2,90% |
-8,42% |
14º |
18º |
FIAT FASTBACK |
2.393 |
2,50% |
2.707 |
2,61% |
-11,60% |
16º |
19º |
RENAULT DUSTER |
2.152 |
2,25% |
1.495 |
1,44% |
43,95% |
24º |
20º |
HONDA HR-V |
1.709 |
1,78% |
698 |
0,67% |
144,84% |
34º |
21º |
FIAT CRONOS |
1.653 |
1,73% |
2.481 |
2,39% |
-33,37% |
18º |
22º |
JEEP COMMANDER |
1.577 |
1,65% |
1.289 |
1,24% |
22,34% |
28º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.576 |
1,64% |
2.072 |
1,99% |
-23,94% |
21º |
24º |
CITROËN C3 |
1.313 |
1,37% |
1.488 |
1,43% |
-11,76% |
25º |
25º |
CHEVROLET SPIN |
1.309 |
1,37% |
1.415 |
1,36% |
-7,49% |
27º |
26º |
HONDA CITY HATCH |
1.232 |
1,29% |
1.442 |
1,39% |
-14,56% |
26º |
27º |
VW GOL |
1.172 |
1,22% |
3.387 |
3,26% |
-65,40% |
10º |
28º |
PEUGEOT 208 |
1.163 |
1,21% |
1.201 |
1,16% |
-3,16% |
29º |
29º |
HYUNDAI HB20S |
1.098 |
1,15% |
1.684 |
1,62% |
-34,80% |
23º |
30º |
HONDA CITY |
1.084 |
1,13% |
1.091 |
1,05% |
-0,64% |
32º |
31º |
VW TAOS |
995 |
1,04% |
1.184 |
1,14% |
-15,96% |
30º |
32º |
TOYOTA SW4 |
915 |
0,96% |
937 |
0,90% |
-2,35% |
33º |
33º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
773 |
0,81% |
1.099 |
1,06% |
-29,66% |
31º |
34º |
VW VIRTUS |
614 |
0,64% |
490 |
0,47% |
25,31% |
37º |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
577 |
0,60% |
588 |
0,57% |
-1,87% |
35º |
36º |
RENAULT SANDERO |
392 |
0,41% |
488 |
0,47% |
-19,67% |
38º |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
375 |
0,39% |
372 |
0,36% |
0,81% |
39º |
38º |
NISSAN VERSA |
370 |
0,39% |
313 |
0,30% |
18,21% |
41º |
39º |
BMW 320i |
330 |
0,34% |
254 |
0,24% |
29,92% |
44º |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
293 |
0,31% |
293 |
0,28% |
0,00% |
42º |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
289 |
0,30% |
253 |
0,24% |
14,23% |
45º |
42º |
CHEVROLET EQUINOX |
269 |
0,28% |
316 |
0,30% |
-14,87% |
40º |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
234 |
0,24% |
215 |
0,21% |
8,84% |
46º |
44º |
VOLVO XC60 |
198 |
0,21% |
578 |
0,56% |
-65,74% |
36º |
45º |
VOLVO XC40 |
180 |
0,19% |
156 |
0,15% |
15,38% |
48º |
46º |
HONDA CIVIC |
157 |
0,16% |
42 |
0,04% |
273,81% |
- |
47º |
BYD SONG PLUS |
145 |
0,15% |
33 |
0,03% |
339,39% |
- |
48º |
AUDI Q5 |
124 |
0,13% |
100 |
0,10% |
24,00% |
52º |
49º |
MITSUBISHI PAJERO |
124 |
0,13% |
138 |
0,13% |
-10,14% |
49º |
50º |
AUDI Q3 |
119 |
0,12% |
79 |
0,08% |
50,63% |
55º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
95.809 |
100,00% |
103.871 |
100,00% |
-7,76% |
COMERCIAIS LEVES
POS. |
MODELO |
FEV.23 (A) |
% TOTAL |
JAN.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JAN. |
1º |
FIAT STRADA |
6.837 |
28,55% |
7.000 |
26,33% |
-2,33% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.191 |
13,33% |
3.281 |
12,34% |
-2,74% |
3º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.814 |
11,75% |
3.435 |
12,92% |
-18,08% |
2º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.092 |
8,74% |
2.714 |
10,21% |
-22,92% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.512 |
6,31% |
2.039 |
7,67% |
-25,85% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.025 |
4,28% |
977 |
3,67% |
4,91% |
7º |
7º |
FIAT FIORINO |
911 |
3,80% |
1.303 |
4,90% |
-30,08% |
6º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
787 |
3,29% |
783 |
2,94% |
0,51% |
8º |
9º |
RENAULT OROCH |
718 |
3,00% |
716 |
2,69% |
0,28% |
9º |
10º |
RENAULT MASTER |
482 |
2,01% |
664 |
2,50% |
-27,41% |
10º |
11º |
VW AMAROK |
453 |
1,89% |
567 |
2,13% |
-20,11% |
12º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
429 |
1,79% |
661 |
2,49% |
-35,10% |
11º |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
350 |
1,46% |
90 |
0,34% |
288,89% |
24º |
14º |
CITROËN JUMPY |
248 |
1,04% |
173 |
0,65% |
43,35% |
17º |
15º |
RAM 3500 |
239 |
1,00% |
270 |
1,02% |
-11,48% |
14º |
16º |
FIAT SCUDO |
224 |
0,94% |
277 |
1,04% |
-19,13% |
13º |
17º |
FORD TRANSIT |
222 |
0,93% |
260 |
0,98% |
-14,62% |
15º |
18º |
KIA K2500 |
208 |
0,87% |
214 |
0,80% |
-2,80% |
16º |
19º |
RAM CLASSIC |
161 |
0,67% |
166 |
0,62% |
-3,01% |
18º |
20º |
RAM 2500 |
146 |
0,61% |
107 |
0,40% |
36,45% |
22º |
21º |
FORD MAVERICK |
123 |
0,51% |
79 |
0,30% |
55,70% |
25º |
22º |
RAM 1500 |
122 |
0,51% |
50 |
0,19% |
144,00% |
28º |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
114 |
0,48% |
148 |
0,56% |
-22,97% |
19º |
24º |
IVECO DAILY |
112 |
0,47% |
134 |
0,50% |
-16,42% |
20º |
25º |
VW / MAN EXPRESS |
112 |
0,47% |
125 |
0,47% |
-10,40% |
21º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
85 |
0,35% |
64 |
0,24% |
32,81% |
26º |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
65 |
0,27% |
102 |
0,38% |
-36,27% |
23º |
28º |
EFFA V21 |
56 |
0,23% |
62 |
0,23% |
-9,68% |
27º |
29º |
IVECO DAILY 30-130 |
18 |
0,08% |
9 |
0,03% |
100,00% |
33º |
30º |
EFFA V22 |
16 |
0,07% |
23 |
0,09% |
-30,43% |
29º |
31º |
PEUGEOT BOXER |
14 |
0,06% |
1 |
0,00% |
1300,00% |
65º |
32º |
BYD T3 |
11 |
0,05% |
7 |
0,03% |
57,14% |
34º |
33º |
CITROËN JUMPER |
8 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
70º |
34º |
FIAT DUCATO |
8 |
0,03% |
10 |
0,04% |
-20,00% |
32º |
35º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
0,03% |
16 |
0,06% |
-62,50% |
30º |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
5 |
0,02% |
12 |
0,05% |
-58,33% |
31º |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
0,02% |
3 |
0,01% |
33,33% |
43º |
38º |
EFFA V25 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
35º |
39º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
36º |
40º |
VW KOMBI |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
76º |
41º |
CHEVROLET C10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
69º |
42º |
CHEVROLET D10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
69º |
43º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
55º |
44º |
FOTON AUMARK 1039 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
37º |
45º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
73º |
46º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
61º |
47º |
JAC IEV750 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
42º |
48º |
JAC V260 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
63º |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
64º |
50º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
23.946 |
100,00% |
26.588 |
100,00% |
-9,94% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora