Fiat Strada supera dupla da Chevrolet e lidera ranking de fevereiro
Volkswagen Polo cresce e se aproxima do top 10
Após dois meses com o Onix (6.084) à frente do ranking, fevereiro trouxe a Fiat Strada (6.837) de volta à liderança geral do mercado brasileiro. O hatch da Chevrolet foi acompanhado no pódio pelo Onix Plus (5.125), ambos com retrações acima dos 15% frente a janeiro. Numa disputa apertada pelo 4º lugar, o Hyundai Creta (4.606) levou a melhor e assumiu a ponta entre os SUVs.
Fiat Argo (4.536) e Jeep Compass (4.430), ambos com desempenhos superiores aos de janeiro, vieram em seguida. Atrás do VW T-Cross (4.294) e do Fiat Mobi (4.074), o Renault Kwid (3.827) foi quem mais cresceu nas últimas semanas no top 10 (+15,7%). Quarto colocado no último ranking, o Tracker (3.769) caiu seis posições.
Por muito pouco, aliás, o Chevrolet não foi ultrapassado por um VW Polo (3.762) que registrou alta de quase 80% no período. Fevereiro também foi positivo para o Nissan Kicks (3.495) e para o Toyota Corolla Cross (3.335). O destaque negativo do mês passado veio da Hyundai: com diminuição das vendas para locadoras, o HB20 (2.992) recuou quase 40%, despencou para a 16ª colocação - possivelmente a pior dos últimos anos.
O mau desempenho da Hyundai também afetou o HB20S (1.098), em queda de quase 35%. Com péssimo desempenho em janeiro, o Honda HR-V (1.709) se recuperou fortemente nas últimas semanas. Mesmo em seu 2º mês após a aposentadoria, o VW Gol (1.172) ainda conseguiu vender mais do que o Peugeot 208 (1.163).
POS. |
MODELO |
FEV.23 (A) |
% TOTAL |
JAN.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
6.837 |
5,71% |
7.000 |
5,37% |
-2,33% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
6.084 |
5,08% |
7.162 |
5,49% |
-15,05% |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.125 |
4,28% |
6.164 |
4,72% |
-16,86% |
4º |
HYUNDAI CRETA |
4.606 |
3,85% |
4.969 |
3,81% |
-7,31% |
5º |
FIAT ARGO |
4.536 |
3,79% |
4.282 |
3,28% |
5,93% |
6º |
JEEP COMPASS |
4.430 |
3,70% |
4.139 |
3,17% |
7,03% |
7º |
VW T-CROSS |
4.294 |
3,59% |
4.454 |
3,41% |
-3,59% |
8º |
FIAT MOBI |
4.074 |
3,40% |
4.208 |
3,23% |
-3,18% |
9º |
RENAULT KWID |
3.827 |
3,20% |
3.307 |
2,53% |
15,72% |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
3.769 |
3,15% |
5.296 |
4,06% |
-28,83% |
11º |
VW POLO |
3.762 |
3,14% |
2.115 |
1,62% |
77,87% |
12º |
NISSAN KICKS |
3.495 |
2,92% |
2.984 |
2,29% |
17,12% |
13º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.335 |
2,78% |
2.604 |
2,00% |
28,07% |
14º |
FIAT TORO |
3.191 |
2,66% |
3.281 |
2,51% |
-2,74% |
15º |
JEEP RENEGADE |
3.019 |
2,52% |
3.049 |
2,34% |
-0,98% |
16º |
HYUNDAI HB20 |
2.992 |
2,50% |
4.840 |
3,71% |
-38,18% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
2.847 |
2,38% |
2.238 |
1,72% |
27,21% |
18º |
TOYOTA HILUX |
2.814 |
2,35% |
3.435 |
2,63% |
-18,08% |
19º |
VW NIVUS |
2.774 |
2,32% |
3.100 |
2,38% |
-10,52% |
20º |
FIAT PULSE |
2.761 |
2,31% |
3.015 |
2,31% |
-8,42% |
21º |
FIAT FASTBACK |
2.393 |
2,00% |
2.707 |
2,07% |
-11,60% |
22º |
RENAULT DUSTER |
2.152 |
1,80% |
1.495 |
1,15% |
43,95% |
23º |
VW SAVEIRO |
2.092 |
1,75% |
2.714 |
2,08% |
-22,92% |
24º |
HONDA HR-V |
1.709 |
1,43% |
698 |
0,54% |
144,84% |
25º |
FIAT CRONOS |
1.653 |
1,38% |
2.481 |
1,90% |
-33,37% |
26º |
JEEP COMMANDER |
1.577 |
1,32% |
1.289 |
0,99% |
22,34% |
27º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.576 |
1,32% |
2.072 |
1,59% |
-23,94% |
28º |
CHEVROLET S10 |
1.512 |
1,26% |
2.039 |
1,56% |
-25,85% |
29º |
CITROËN C3 |
1.313 |
1,10% |
1.488 |
1,14% |
-11,76% |
30º |
CHEVROLET SPIN |
1.309 |
1,09% |
1.415 |
1,08% |
-7,49% |
31º |
HONDA CITY HATCH |
1.232 |
1,03% |
1.442 |
1,11% |
-14,56% |
32º |
VW GOL |
1.172 |
0,98% |
3.387 |
2,60% |
-65,40% |
33º |
PEUGEOT 208 |
1.163 |
0,97% |
1.201 |
0,92% |
-3,16% |
34º |
HYUNDAI HB20S |
1.098 |
0,92% |
1.684 |
1,29% |
-34,80% |
35º |
HONDA CITY |
1.084 |
0,91% |
1.091 |
0,84% |
-0,64% |
36º |
FORD RANGER |
1.025 |
0,86% |
977 |
0,75% |
4,91% |
37º |
VW TAOS |
995 |
0,83% |
1.184 |
0,91% |
-15,96% |
38º |
TOYOTA SW4 |
915 |
0,76% |
937 |
0,72% |
-2,35% |
39º |
FIAT FIORINO |
911 |
0,76% |
1.303 |
1,00% |
-30,08% |
40º |
MITSUBISHI L200 |
787 |
0,66% |
783 |
0,60% |
0,51% |
41º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
773 |
0,65% |
1.099 |
0,84% |
-29,66% |
42º |
RENAULT OROCH |
718 |
0,60% |
716 |
0,55% |
0,28% |
43º |
VW VIRTUS |
614 |
0,51% |
490 |
0,38% |
25,31% |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
577 |
0,48% |
588 |
0,45% |
-1,87% |
45º |
RENAULT MASTER |
482 |
0,40% |
664 |
0,51% |
-27,41% |
46º |
VW AMAROK |
453 |
0,38% |
567 |
0,43% |
-20,11% |
47º |
NISSAN FRONTIER |
429 |
0,36% |
661 |
0,51% |
-35,10% |
48º |
RENAULT SANDERO |
392 |
0,33% |
488 |
0,37% |
-19,67% |
49º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
375 |
0,31% |
372 |
0,29% |
0,81% |
50º |
NISSAN VERSA |
370 |
0,31% |
313 |
0,24% |
18,21% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
119.755 |
100,00% |
130.459 |
100,00% |
-8,20% |
AUTOS
POS. |
MODELO |
FEV.23 (A) |
% TOTAL |
JAN.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JAN. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.084 |
6,35% |
7.162 |
6,90% |
-15,05% |
1º |
2º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
5.125 |
5,35% |
6.164 |
5,93% |
-16,86% |
2º |
3º |
HYUNDAI CRETA |
4.606 |
4,81% |
4.969 |
4,78% |
-7,31% |
4º |
4º |
FIAT ARGO |
4.536 |
4,73% |
4.282 |
4,12% |
5,93% |
7º |
5º |
JEEP COMPASS |
4.430 |
4,62% |
4.139 |
3,98% |
7,03% |
9º |
6º |
VW T-CROSS |
4.294 |
4,48% |
4.454 |
4,29% |
-3,59% |
6º |
7º |
FIAT MOBI |
4.074 |
4,25% |
4.208 |
4,05% |
-3,18% |
8º |
8º |
RENAULT KWID |
3.827 |
3,99% |
3.307 |
3,18% |
15,72% |
11º |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
3.769 |
3,93% |
5.296 |
5,10% |
-28,83% |
3º |
10º |
VW POLO |
3.762 |
3,93% |
2.115 |
2,04% |
77,87% |
20º |
11º |
NISSAN KICKS |
3.495 |
3,65% |
2.984 |
2,87% |
17,12% |
15º |
12º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.335 |
3,48% |
2.604 |
2,51% |
28,07% |
17º |
13º |
JEEP RENEGADE |
3.019 |
3,15% |
3.049 |
2,94% |
-0,98% |
13º |
14º |
HYUNDAI HB20 |
2.992 |
3,12% |
4.840 |
4,66% |
-38,18% |
5º |
15º |
TOYOTA COROLLA |
2.847 |
2,97% |
2.238 |
2,15% |
27,21% |
19º |
16º |
VW NIVUS |
2.774 |
2,90% |
3.100 |
2,98% |
-10,52% |
12º |
17º |
FIAT PULSE |
2.761 |
2,88% |
3.015 |
2,90% |
-8,42% |
14º |
18º |
FIAT FASTBACK |
2.393 |
2,50% |
2.707 |
2,61% |
-11,60% |
16º |
19º |
RENAULT DUSTER |
2.152 |
2,25% |
1.495 |
1,44% |
43,95% |
24º |
20º |
HONDA HR-V |
1.709 |
1,78% |
698 |
0,67% |
144,84% |
34º |
21º |
FIAT CRONOS |
1.653 |
1,73% |
2.481 |
2,39% |
-33,37% |
18º |
22º |
JEEP COMMANDER |
1.577 |
1,65% |
1.289 |
1,24% |
22,34% |
28º |
23º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.576 |
1,64% |
2.072 |
1,99% |
-23,94% |
21º |
24º |
CITROËN C3 |
1.313 |
1,37% |
1.488 |
1,43% |
-11,76% |
25º |
25º |
CHEVROLET SPIN |
1.309 |
1,37% |
1.415 |
1,36% |
-7,49% |
27º |
26º |
HONDA CITY HATCH |
1.232 |
1,29% |
1.442 |
1,39% |
-14,56% |
26º |
27º |
VW GOL |
1.172 |
1,22% |
3.387 |
3,26% |
-65,40% |
10º |
28º |
PEUGEOT 208 |
1.163 |
1,21% |
1.201 |
1,16% |
-3,16% |
29º |
29º |
HYUNDAI HB20S |
1.098 |
1,15% |
1.684 |
1,62% |
-34,80% |
23º |
30º |
HONDA CITY |
1.084 |
1,13% |
1.091 |
1,05% |
-0,64% |
32º |
31º |
VW TAOS |
995 |
1,04% |
1.184 |
1,14% |
-15,96% |
30º |
32º |
TOYOTA SW4 |
915 |
0,96% |
937 |
0,90% |
-2,35% |
33º |
33º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
773 |
0,81% |
1.099 |
1,06% |
-29,66% |
31º |
34º |
VW VIRTUS |
614 |
0,64% |
490 |
0,47% |
25,31% |
37º |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
577 |
0,60% |
588 |
0,57% |
-1,87% |
35º |
36º |
RENAULT SANDERO |
392 |
0,41% |
488 |
0,47% |
-19,67% |
38º |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
375 |
0,39% |
372 |
0,36% |
0,81% |
39º |
38º |
NISSAN VERSA |
370 |
0,39% |
313 |
0,30% |
18,21% |
41º |
39º |
BMW 320i |
330 |
0,34% |
254 |
0,24% |
29,92% |
44º |
40º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
293 |
0,31% |
293 |
0,28% |
0,00% |
42º |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
289 |
0,30% |
253 |
0,24% |
14,23% |
45º |
42º |
CHEVROLET EQUINOX |
269 |
0,28% |
316 |
0,30% |
-14,87% |
40º |
43º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
234 |
0,24% |
215 |
0,21% |
8,84% |
46º |
44º |
VOLVO XC60 |
198 |
0,21% |
578 |
0,56% |
-65,74% |
36º |
45º |
VOLVO XC40 |
180 |
0,19% |
156 |
0,15% |
15,38% |
48º |
46º |
HONDA CIVIC |
157 |
0,16% |
42 |
0,04% |
273,81% |
- |
47º |
BYD SONG PLUS |
145 |
0,15% |
33 |
0,03% |
339,39% |
- |
48º |
AUDI Q5 |
124 |
0,13% |
100 |
0,10% |
24,00% |
52º |
49º |
MITSUBISHI PAJERO |
124 |
0,13% |
138 |
0,13% |
-10,14% |
49º |
50º |
AUDI Q3 |
119 |
0,12% |
79 |
0,08% |
50,63% |
55º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL AUTOS |
95.809 |
100,00% |
103.871 |
100,00% |
-7,76% |
COMERCIAIS LEVES
POS. |
MODELO |
FEV.23 (A) |
% TOTAL |
JAN.23 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JAN. |
1º |
FIAT STRADA |
6.837 |
28,55% |
7.000 |
26,33% |
-2,33% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.191 |
13,33% |
3.281 |
12,34% |
-2,74% |
3º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.814 |
11,75% |
3.435 |
12,92% |
-18,08% |
2º |
4º |
VW SAVEIRO |
2.092 |
8,74% |
2.714 |
10,21% |
-22,92% |
4º |
5º |
CHEVROLET S10 |
1.512 |
6,31% |
2.039 |
7,67% |
-25,85% |
5º |
6º |
FORD RANGER |
1.025 |
4,28% |
977 |
3,67% |
4,91% |
7º |
7º |
FIAT FIORINO |
911 |
3,80% |
1.303 |
4,90% |
-30,08% |
6º |
8º |
MITSUBISHI L200 |
787 |
3,29% |
783 |
2,94% |
0,51% |
8º |
9º |
RENAULT OROCH |
718 |
3,00% |
716 |
2,69% |
0,28% |
9º |
10º |
RENAULT MASTER |
482 |
2,01% |
664 |
2,50% |
-27,41% |
10º |
11º |
VW AMAROK |
453 |
1,89% |
567 |
2,13% |
-20,11% |
12º |
12º |
NISSAN FRONTIER |
429 |
1,79% |
661 |
2,49% |
-35,10% |
11º |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
350 |
1,46% |
90 |
0,34% |
288,89% |
24º |
14º |
CITROËN JUMPY |
248 |
1,04% |
173 |
0,65% |
43,35% |
17º |
15º |
RAM 3500 |
239 |
1,00% |
270 |
1,02% |
-11,48% |
14º |
16º |
FIAT SCUDO |
224 |
0,94% |
277 |
1,04% |
-19,13% |
13º |
17º |
FORD TRANSIT |
222 |
0,93% |
260 |
0,98% |
-14,62% |
15º |
18º |
KIA K2500 |
208 |
0,87% |
214 |
0,80% |
-2,80% |
16º |
19º |
RAM CLASSIC |
161 |
0,67% |
166 |
0,62% |
-3,01% |
18º |
20º |
RAM 2500 |
146 |
0,61% |
107 |
0,40% |
36,45% |
22º |
21º |
FORD MAVERICK |
123 |
0,51% |
79 |
0,30% |
55,70% |
25º |
22º |
RAM 1500 |
122 |
0,51% |
50 |
0,19% |
144,00% |
28º |
23º |
PEUGEOT EXPERT |
114 |
0,48% |
148 |
0,56% |
-22,97% |
19º |
24º |
IVECO DAILY |
112 |
0,47% |
134 |
0,50% |
-16,42% |
20º |
25º |
VW / MAN EXPRESS |
112 |
0,47% |
125 |
0,47% |
-10,40% |
21º |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
85 |
0,35% |
64 |
0,24% |
32,81% |
26º |
27º |
PEUGEOT PARTNER |
65 |
0,27% |
102 |
0,38% |
-36,27% |
23º |
28º |
EFFA V21 |
56 |
0,23% |
62 |
0,23% |
-9,68% |
27º |
29º |
IVECO DAILY 30-130 |
18 |
0,08% |
9 |
0,03% |
100,00% |
33º |
30º |
EFFA V22 |
16 |
0,07% |
23 |
0,09% |
-30,43% |
29º |
31º |
PEUGEOT BOXER |
14 |
0,06% |
1 |
0,00% |
1300,00% |
65º |
32º |
BYD T3 |
11 |
0,05% |
7 |
0,03% |
57,14% |
34º |
33º |
CITROËN JUMPER |
8 |
0,03% |
0 |
0,00% |
- |
70º |
34º |
FIAT DUCATO |
8 |
0,03% |
10 |
0,04% |
-20,00% |
32º |
35º |
JEEP GLADIATOR |
6 |
0,03% |
16 |
0,06% |
-62,50% |
30º |
36º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
5 |
0,02% |
12 |
0,05% |
-58,33% |
31º |
37º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
4 |
0,02% |
3 |
0,01% |
33,33% |
43º |
38º |
EFFA V25 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
35º |
39º |
FORD F150 |
2 |
0,01% |
3 |
0,01% |
-33,33% |
36º |
40º |
VW KOMBI |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
76º |
41º |
CHEVROLET C10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
69º |
42º |
CHEVROLET D10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
69º |
43º |
FORD F250 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
55º |
44º |
FOTON AUMARK 1039 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
37º |
45º |
IVECO DAILY 30S13 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
73º |
46º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
61º |
47º |
JAC IEV750 |
1 |
0,00% |
3 |
0,01% |
-66,67% |
42º |
48º |
JAC V260 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
63º |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
1 |
0,00% |
1 |
0,00% |
0,00% |
64º |
50º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL COMERCIAIS |
23.946 |
100,00% |
26.588 |
100,00% |
-9,94% |
Fonte: Fenabrave
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas