Vamos direto ao assunto sobre este SUV maluco chamado Honda CR-V Hybrid Racer. É uma construção única que incorpora vários departamentos da montadora, liderada pelos engenheiros da Honda Performance Development (HPD). Mas apenas uma unidade foi feita, então, infelizmente, você não verá um CR-V de corrida com uma asa gigantesca e um motor potente nas concessionárias. Mas você o verá em alguns eventos da IndyCar Series em 2023.
Isso porque este SUV familiar na realidade é um carro de corrida disfarçado sob a lataria de um Honda CR-V e, mesmo assim, a marca não está se esforçando muito para manter isso em segredo. Toda a porção inferior do veículo é de fibra de carbono, ladeada por enormes para-lamas e portas dianteiras com abertura tipo borboleta que revelam um interior de corrida. Um chassi tubular personalizado serve como base, mas a parte superior do SUV ainda é uma carroceria de aço do CR-V de sexta geração. Exceto pela grande asa traseira.
As portas traseiras não abrem, ao menos não como você espera. Elas são fixadas a uma peça única articulada que se abre para trás e revela o verdadeiro motivo pelo qual você clicou neste artigo em primeiro lugar. É aí que reside uma transmissão Xtrac de seis marchas com borboletas, conectada a um motor V6 híbrido turbo da IndyCar instalado onde você normalmente veria os bancos traseiros. Não é uma cópia exata do propulsor que a Honda utilizará na temporada 2024 da IndyCar series, mas oferece uma prévia do que está por vir.
Especificamente, é um Honda 2.2 V6 ajustado para funcionar com combustível de corrida 100% renovável da Shell e, sim, é um híbrido. O presidente da HPD, David Salters, confirma que é um pacote de mais de 800 cv, embora não seja mencionada uma divisão específica entre o que é entregue pelo motor a combustão ou pelos sistemas elétricos. Em vez de baterias, o CR-V Hybrid Racer na verdade usa um sistema de armazenamento de supercapacitor aumentando a potência geral e capaz de entregar altas respostas por períodos curtos e melhor consumo de combustível.
“A razão específica pela qual ele possui supercapacitores é a potência”, explicou Salters durante uma prévia desse CR-V especial. "Eles são realmente bons em alta potência; também nesta aplicação, eles são inerentemente seguros. Você realmente não pode fazer nada de ruim para eles, mas também é para nós aprendermos".
E esse é o ponto crucial da existência desse CR-V maluco: aprender. A Honda não tem vergonha de chamar todo o experimento de "laboratório com rodas", construído para explorar diferentes aspectos do desempenho e como a eletrificação por meio de supercapacitores no lugar de baterias pode se encaixar na equação. As lições aprendidas com o CR-V Hybrid Racer podem ser aplicadas a futuros empreendimentos de corrida, embora, por enquanto, a Honda não tenha planos de levar seu super SUV para competições oficialmente.
A estrutura tubular utiliza suspensão dianteira e freios Brembo de 15 polegadas de diâmetro provenientes do NSX GT-3 de corrida. Na traseira, você encontrará a suspensão Dallara IR-18 Indy com disco de freio Brembo de 14 polegadas. Os pneus têm medida 305/35 na parte traseira e 285/35 na frente. Eles são montados em rodas de 20 polegadas que medem 10,5 polegadas de largura na frente e 11 polegadas na traseira. Embora não haja menção ao desempenho, vamos arriscar e dizer que esse CR-V maluco é rápido.
"Portanto, agora, seu foco é investigar a eletrificação, o gerenciamento de energia, todas essas coisas com vistas às corridas e também para o uso potencial de carros de rua, então tentaremos usá-lo como um laboratório no momento", afirmou Salters sobre este CR-V único.
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