O ano de 2023 começou de maneira positiva para o mercado de veículos novos no Reino Unido. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes por lá, os 131.994 veículos vendidos em janeiro representaram um avanço de quase 15% frente ao mesmo período de 2022. Este foi o 6º mês consecutivo de crescimento.
Entre as montadoras, a Volkswagen (12.427), nº 1 no ano passado, já começou com uma boa vantagem em relação às rivais. Numa apertada disputa pela 2ª posição, a Ford (9.156) levou a melhor sobre a Audi (9.028) e a Kia (9.014), única entre as cinco primeiras em baixa (-14%) – vale lembrar que a sul-coreana liderou o ranking há exatos doze meses.
O grande destaque deste início de ano é a MG: com 7.433 unidades, a chinesa garantiu sua 1ª participação no top 10 graças a um avanço de quase 110% no período. Em queda de 21%, a Mercedes (5.030) chegou ao 3º mês seguido fora do pelotão de cima. Já a Tesla, preferida em dezembro, sequer conseguiu marcar presença no top 20.
POS. |
MARCA |
JAN.23 |
% MERCADO 2023 |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
12.427 |
9,4% |
8.514 |
7,4% |
46,0% |
2º |
FORD |
9.156 |
6,9% |
7.456 |
6,5% |
22,8% |
3º |
AUDI |
9.028 |
6,8% |
8.567 |
7,4% |
5,4% |
4º |
KIA |
9.014 |
6,8% |
10.504 |
9,1% |
-14,2% |
5º |
TOYOTA |
8.606 |
6,5% |
8.030 |
7,0% |
7,2% |
6º |
BMW |
7.812 |
5,9% |
8.380 |
7,3% |
-6,8% |
7º |
MG |
7.433 |
5,6% |
3.560 |
3,1% |
108,8% |
8º |
HYUNDAI |
6.237 |
4,7% |
5.624 |
4,9% |
10,9% |
9º |
NISSAN |
5.671 |
4,3% |
4.379 |
3,8% |
29,5% |
10º |
SKODA |
5.533 |
4,2% |
3.213 |
2,8% |
72,2% |
11º |
VAUXHALL |
5.250 |
4,0% |
6.562 |
5,7% |
-20,0% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
5.030 |
3,8% |
6.355 |
5,5% |
-20,8% |
13º |
VOLVO |
4.314 |
3,3% |
3.324 |
2,9% |
29,8% |
14º |
PEUGEOT |
3.692 |
2,8% |
4.038 |
3,5% |
-8,6% |
15º |
SEAT |
3.240 |
2,5% |
2.167 |
1,9% |
49,5% |
16º |
LAND ROVER |
3.185 |
2,4% |
2.827 |
2,5% |
12,7% |
17º |
RENAULT |
3.024 |
2,3% |
2.381 |
2,1% |
27,0% |
18º |
MINI |
2.734 |
2,1% |
3.450 |
3,0% |
-20,8% |
19º |
MAZDA |
2.547 |
1,9% |
2.054 |
1,8% |
24,0% |
20º |
CITROËN |
2.397 |
1,8% |
1.650 |
1,4% |
45,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
131.994 |
... |
115.087 |
... |
14,7% |
O excelente desempenho da MG foi impulsionado por dois SUVs. O HS, com 3.481 unidades, se tornou o 1º chinês a liderar o ranking local. Já o ZS, preferido por 2.260 consumidores, garantiu a 8ª posição. É a primeira vez, aliás, que a marca emplaca dois modelos entre os dez mais vendidos. O VW T-Roc, com 3.256 unidades, foi o 2º colocado.
MG HS
Nº 1 em 2022, o Nissan Qashqai (3.121) garantiu presença no pódio pelo 5º mês seguido. Já o Kia Sportage (2.409), mais vendido em janeiro de 2022, amargou uma retração superior a 30% agora. Com 2.042 unidades, o Ford Fiesta – modelo campeão de vendas por lá até 2020 – assegurou seu 5º top 10 consecutivo.
POS. |
MODELO |
JAN.23 |
% MERCADO 2023 |
JAN.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
MG HS |
3.481 |
2,6% |
- |
- |
- |
2º |
VW T-ROC |
3.256 |
2,5% |
1.813 |
1,6% |
79,6% |
3º |
NISSAN QASHQAI |
3.121 |
2,4% |
- |
- |
- |
4º |
KIA NIRO |
2.625 |
2,0% |
2.372 |
2,1% |
10,7% |
5º |
VAUXHALL CORSA |
2.425 |
1,8% |
2.285 |
2,0% |
6,1% |
6º |
KIA SPORTAGE |
2.409 |
1,8% |
3.458 |
3,0% |
-30,3% |
7º |
FORD PUMA |
2.316 |
1,8% |
2.608 |
2,3% |
-11,2% |
8º |
MG ZS |
2.260 |
1,7% |
- |
- |
- |
9º |
HYUNDAI TUCSON |
2.259 |
1,7% |
2.236 |
1,9% |
1,0% |
10º |
FORD FIESTA |
2.042 |
1,5% |
- |
- |
- |
Observação:
- Números de janeiro/22 indisponíveis para os modelos MG HS, Nissan Qashqai, MG ZS e Ford Fiesta.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Apesar das boas vendas, VW T-Roc Cabriolet não terá nova geração
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Alemanha em 2021: Em baixa, VW Golf completa 41 anos no topo
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Alemanha: SUV da VW impede quase 3 décadas de liderança do Golf