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Stellantis: novo motor 1.6 híbrido plug-in deverá estrear em breve

Peugeot 3008 deverá ser o primeiro modelo a receber a novidade

Peugeot 3008 GT Pack 2022

A Stellantis anunciou em agosto do ano passado um investimento de US$ 99 milhões nos Estados Unidos e Canadá, valor que será destinado para a produção de um novo motor que será usado em dois modelos híbridos. Isso mostra que a empresa segue caminhando a passos largos na eletrificação, ainda mais porque uma novidade deverá ser apresentada em breve: um novo motor 1.6 híbrido plug-in.

Apesar da Stellantis já contar com o motor 1.6 Puretech em configuração híbrida plug-in, propulsor que é conhecido por equipar modelos da Peugeot, a empresa deve apresentar em breve um novo motor baseado ele. Segundo os sites Actualid Motor da Espanha e o francês Largus, o novo motor 1.6 híbrido plug-in vai compartilhar diversas peças com o motor 1.2 híbrido-leve recentemente lançado pela empresa. A questão é que a transmissão e-DCS é uma das grandes novidades e deverá substituir a atual caixa da Aisin, conhecida como e-EAT8.

Peugeot 3008 GT Pack 2022

Montada pela Punch Powertrain, a nova transmissão e-DCS vai contar com uma arquitetura de 320V em vez da atual de 300V do câmbio automático de 8 marchas e-EAT8. Com isso, essa nova transmissão vai estar atrelada ao motor elétrico que pode ter potência entre 92 e 115 kW, sendo alimentado por uma bateria de íon de lítio que pode chegar a 20 kWh de capacidade.

O motor 1.6 PureTech teria sido calibrado pela Opel para atender as normas de emissões cada vez mais rígidas do velho continente, neste caso o Euro 7, que entra em vigor a partir de julho de 2025. A previsão é que este novo motor 1.6 híbrido plug-in renderia uma potência inicial de 200 cv e uma autonomia razoável para rodar somente com motor elétrico, que poderia superar os 50 quilômetros de alcance total.

Galeria: Peugeot 508 SW PSE 2020

A chamada transmissão e-DCS estará disponível em duas versões, com a primeira sendo destinada a partir de junho para modelos com motor 1.2 híbrido do grupo. Já a segunda versão terá como foco os modelos híbridos plug-in da Stellantis, assim o primeiro modelo esperado para receber o câmbio e-DCS deverá ser o 3008, algo esperado para novembro.


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