Apesar de ter envelhecido muito bem, a atual geração G30 do BMW Série 5 já acumula cinco anos desde que foi revelado para o mundo. Com isso o desenvolvimento da próxima geração do sedã grande da marca bávara está acelerado, tanto que a novidade estava prevista para ser lançada no final de 2023, mas pelo jeito esse prazo será encurtado e o modelo deverá ser apresentado mais cedo do que esperávamos.
Antes de mais nada, vale ressaltar que a BMW ainda é uma das poucas fabricantes premium que ainda não descartou totalmente o tradicional segmento de sedãs e peruas, ainda enxergando um futuro para essas carrocerias que ainda têm um volume considerável nas vendas no velho continente, entre outros mercados. O próximo BMW Série 5 terá o codinome G60 e, de acordo com uma fonte do BMW Blog, a nova geração deverá ser apresentada antes de junho. Com isso, o sedã deverá ter sua produção iniciada a partir de setembro, com as primeiras unidades sendo entregues no começo de 2024.
Uma das principais novidades (previsíveis) da nova geração do Série 5 é a chegada de versões 100% elétricas na gama. Com isso, o sedã nessas variantes será chamado de BMW i5, sendo o primeiro Série 5 movido a bateria em sua história, assim espera-se que seja comercializado em duas versões: i5 eDrive40 e i5 M60. Enquanto a primeira versão virá equipada com só um motor com aproximadamente 335 cv de potência e tração traseira, o segundo terá um apelo mais esportivo, trazendo dois motores elétricos, tração nas quatro roda e potência na casa dos 600 cv.
Logicamente os modelos a combustão ainda não serão deixados de lado, embora a eletrificação ainda estará presente. O sedã terá ao menos duas versões híbridas, um com quatro cilindros e outro com 6-cilindros em linha, fora que é especulado também uma configuração híbrida plug-in topo de linha batizado como M560e que pode compartilhar seu propulsor com o M760e. O famoso esportivo M5 será mantido na gama com seu motor V8, mas também não escapará de ser eletrificado. É esperado ainda uma versão perua do modelo para brigar com a Audi RS6 Avant.
Como havíamos adiantado em novembro do ano passado, a nova encarnação do Série 5 não terá mudanças radicais como o irmão maior Série 7. O caminho seguido será do design evolutivo, trazendo linhas que naturalmente ficarão mais dinâmicas e arrojadas, mas sem fugir do tradicional e esperado historicamente para o modelo. Na cabine, o sedã vai adotar o sistema iDrive 8 / 8.5 da BMW, passando a trazer um painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e uma tela para a central multimídia com 14,9” alojada em um gabinete de vidro ligeiramente curvo. Espere também por menos botões físicos e mais tecnologias de inteligência artificial na oitava geração do Série 5.
Fonte: BMW Blog
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