Novos BMW X5 e X6 M Competition 2024 estreiam com V8 eletrificado de 625 cv
SUVs adotam sistema híbrido-leve e são os primeiros da divisão com essa assistência
Depois de apresentar a reestilização das versões "normais" do X5 e X6, a BMW agora mostra as mudanças visuais e mecânicas para as versões M Competition dos SUVs. Os esportivos são os primeiros M mais extremos com alguma eletrificação, recebendo o sistema híbrido-leve de 48 volts no motor 4.4 V8 revisado.
Visualmente, as mudanças seguem o que já vimos para a dupla de SUVs. A dianteira recebeu faróis mais finos e parachoques com mais linhas retas e ângulos, identificando a linha M Competition a faixa preta que segue da grande grade dianteira até o fim do parachoque. Por dentro, recebem o painel com as duas telas integradas, como se tornou comum na BMW.
X5 e X6 M Competition são os primeiros M com eletrificação - antes, apenas os modelos que recebiam pacote M foram eletrificados, como o i4 e os próprios X5 e X6 M60i. O motor V8 4.4 biturbo foi revisado, com novo virabrequim reforçado, novo coletor de escape, nova admissão, melhor controle de pressão dos turbos e nova bomba de óleo. Nesse motor, um pequeno motor elétrico ligado ao virabrequim.
O sistema 48 volts alimenta esse motor, que ajuda com seus 12 cv e 20,4 kgfm de torque em situações de arrancada, ajudando tanto no desempenho quanto no consumo e emissões. O conjunto todo ainda gera os mesmos 625 cv e 76,5 kgfm de torque - a BMW não fala em potência de cada motor, mas o V8 parece ter perdido potência por eficiência, compensado pelo pequeno elétrico - comandados por um câmbio automático de 8 marchas revisado para ter trocas mais rápidas e um conjunto de tração integral também melhorado e com a possibilidade de mandar potência apenas para as rodas traseiras. Chega aos 100 km/h em 3,9 segundos.
Como um verdadeiro M, X6 e X6 recebem suspensão com amortecedores adaptativos melhorados, direção mais direta e diversas configurações de condução, com níveis de atuação do controle de tração e estabilidade e freios de carbono-cerâmica com servofreio elétrico para modular a ação do pedal conforme o modo de condução escolhido. As rodas são sempre de 21" na dianteira e 22" na traseira.
No Brasil, a BMW importa apenas o X6 M Competition e deve ser uma novidade em nosso mercado provavelmente entre o fim deste ano e o começo de 2024, principalmente pela necessidade de homologação deste novo conjunto híbrido-leve no SUV. Hoje, é um brinquedo de R$ 1.066.950.
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