page ad skin

Audi apostará em design menos agressivo para seus próximos carros

Chefe de design explica que a marca adotará uma identidade visual mais suave a partie do novo A8

Audi Activesphere Concept 2023

Com os conceitos Sphere, a Audi tem mostrado como será o futuro de seu design para a próxima geração de carros. O primeiro deles será o novo A8, o maior sedã da marca e que está previsto para 2024, inspirado pelo Grandsphere. A fabricante pretende lançar mais de 20 carros até 2026, então a empresa de Ingolstadt estará bem ocupada nos próximos anos.

O que esperar? O chefe de design da Audi, Marc Lichte, disse à revista Top Gear que a fabricante está trabalhando em projetos "mais leves, mais amigáveis" e que serão "menos agressivos". Ele se referiu ao conceito Activesphere revelado recentemente como um indicador relevante da nova linguagem de design: "Eu acho que este carro eu diria que não é agressivo, é o oposto. É muito suave, muito amigável."

Audi Activesphere Concept 2023

Em uma entrevista anterior, Lichte disse que a Audi irá inverter o processo de design criando primeiro o interior antes de desenhar a carroceria. Ele disse à Top Gear que os próximos modelos da nova era dos elétricos serão "mais suaves, mais amigáveis, menos agressivos". Curiosamente, uma das razões por trás do porquê da marca de luxo alemã estar se afastando dos desenhos agressivos é a invasão russa da Ucrânia:

"Uma das razões é que existe uma guerra não muito distante [da Ucrânia] daqui, que tem um impacto sobre todos. Eu não gosto deste estilo agressivo, honestamente falando. Há muito mais oportunidades. É por isso que os designers em geral não estão se concentrando neste estilo agressivo. Essa é a minha interpretação".

O chefe de design da Audi diz que adotar plataformas elétricos dá mais liberdade para sua equipe ao não ter que levar em conta um motor a combustão e toda a parte mecânica associada, como a caixa de transmissão. A marca lançará seu último carro com motor a combustão em 2025, apresentando somente veículos totalmente elétricos a partir de 2026. Até 2033, a produção de veículos a gasolina e a diesel chegará ao fim globalmente, com uma possível exceção na China, dependendo da demanda local.

Acredita-se que uma das novas adições à linha elétrica seja um modelo off-road que irá competir com o Mercedes-Benz EQG. O que dizem por aí é que chegará às concessionárias em 2027, utilizando a mesma plataforma que a Volkswagen utilizará na marca Scout, para um SUV e uma picape, ambos previstos para 2026.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com