As vendas de hatches em janeiro – somando os modelos das três categorias – atingiram a marca de 36.247 unidades, quase 28% dos 130.460 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil no período. Na comparação com o mesmo período de 2022 (27.356), houve uma evolução de quase 33%. Já em relação às 59.030 unidades de dezembro, a queda foi de quase 40%.
Na categoria de entrada, o líder Fiat Mobi (4.208) cresceu quase 67% nos últimos doze meses, respondendo por praticamente 56% das vendas. Com evolução inferior a 4%, o Renault Kwid (3.307) emplacou 901 unidades a menos, embora tenha perdido menos espaço em relação a dezembro. Caoa Chery iCar (5) e VW up! (3), este último já descontinuado, completaram a lista.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/23 |
DEZ/22 |
JAN/22 |
% JAN 23 |
% DEZ 22 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT MOBI |
4208 |
7258 |
2527 |
55,94% |
58,80% |
-42,02% |
66,52% |
2º |
RENAULT KWID |
3307 |
5083 |
3180 |
43,96% |
41,18% |
-34,94% |
3,99% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
5 |
3 |
0 |
0,07% |
0,02% |
66,67% |
- |
4º |
VW UP! |
3 |
0 |
1 |
0,04% |
0,00% |
- |
200,00% |
|
|
7523 |
12344 |
5708 |
100,00% |
100,00% |
-39,06% |
31,80% |
Já entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (7.162), em alta de quase 38% frente ao ano anterior, repetiu a posição de honra de dezembro e novamente com boa margem em relação ao Hyundai HB20 (4.840), numa disputa que promete se repetir durante todo o ano. O Fiat Argo (4.282), quarto no ranking anterior, completou o pódio com alta de 60% nos últimos doze meses.
Vice em dezembro, o agora aposentado VW Gol (3.387) caiu para 4º. De volta ao top 5 após longo período, o recém-reestilizado Polo emplacou 2.115 unidades. Bem próximo do VW, o Toyota Yaris (2.072) completou doze meses seguidos acima das 2 mil unidades. Numa disputa acirradíssima pela 7ª posição, vitória do Citroën C3 (1.488) sobre o Honda City Hatch (1.442).
O início de ano não foi dos melhores para o Peugeot 208 (1.201), que teve seu desempenho mais fraco desde maio de 2021 (1.141). Para o Sandero, a situação também não foi boa: com apenas 488 unidades, o Renault não vendia tão pouco desde outubro daquele mesmo ano (424).
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/23 |
DEZ/22 |
JAN/22 |
% JAN 23 |
% DEZ 22 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
7162 |
9511 |
5202 |
25,12% |
20,48% |
-24,70% |
37,68% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
4840 |
6970 |
5634 |
16,98% |
15,01% |
-30,56% |
-14,09% |
3º |
FIAT ARGO |
4282 |
6737 |
2674 |
15,02% |
14,50% |
-36,44% |
60,13% |
4º |
VW GOL |
3387 |
9166 |
3435 |
11,88% |
19,73% |
-63,05% |
-1,40% |
5º |
VW POLO |
2115 |
2887 |
253 |
7,42% |
6,22% |
-26,74% |
735,97% |
6º |
TOYOTA YARIS |
2072 |
3221 |
955 |
7,27% |
6,93% |
-35,67% |
116,96% |
7º |
CITROËN C3 |
1488 |
3271 |
1 |
5,22% |
7,04% |
-54,51% |
148700,00% |
8º |
HONDA CITY HATCH |
1442 |
1507 |
2 |
5,06% |
3,24% |
-4,31% |
72000,00% |
9º |
PEUGEOT 208 |
1201 |
1787 |
1988 |
4,21% |
3,85% |
-32,79% |
-39,59% |
10º |
RENAULT SANDERO |
488 |
1365 |
607 |
1,71% |
2,94% |
-64,25% |
-19,60% |
11º |
JAC E-JS1 |
23 |
20 |
30 |
0,08% |
0,04% |
15,00% |
-23,33% |
12º |
FIAT UNO |
6 |
6 |
622 |
0,02% |
0,01% |
0,00% |
-99,04% |
13º |
FIAT PALIO |
1 |
2 |
0 |
0,00% |
0,00% |
-50,00% |
- |
14º |
VW FOX |
1 |
1 |
23 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-95,65% |
|
|
28508 |
46451 |
21426 |
100,00% |
100,00% |
-38,63% |
33,05% |
Entre os modelos mais sofisticados, o Nissan Leaf (80) repetiu uma liderança que só havia conquistado em dezembro de 2021. Preferido nos dois últimos meses, o Mini Cooper (49) foi o 2º colocado, com o Audi A3 (32) completando o pódio. Destaque negativo para o Chevrolet Cruze Sport6 (25), que não tinha um resultado tão ruim desde fevereiro de 2012 (27), quando registrou seus primeiros emplacamentos no país.
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
JAN/23 |
DEZ/22 |
JAN/22 |
% JAN 23 |
% DEZ 22 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
NISSAN LEAF |
80 |
6 |
41 |
37,04% |
2,55% |
1233,33% |
95,12% |
2º |
MINI COOPER/JCW |
49 |
89 |
77 |
22,69% |
37,87% |
-44,94% |
-36,36% |
3º |
AUDI A3 |
32 |
7 |
48 |
14,81% |
2,98% |
357,14% |
-33,33% |
4º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
25 |
68 |
21 |
11,57% |
28,94% |
-63,24% |
19,05% |
5º |
BMW i3 |
9 |
37 |
12 |
4,17% |
15,74% |
-75,68% |
-25,00% |
6º |
FIAT 500E |
8 |
6 |
19 |
3,70% |
2,55% |
33,33% |
-57,89% |
7º |
BMW SÉRIE 1 |
5 |
15 |
0 |
2,31% |
6,38% |
-66,67% |
- |
8º |
CHEVROLET BOLT |
4 |
2 |
1 |
1,85% |
0,85% |
100,00% |
300,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
2 |
5 |
3 |
0,93% |
2,13% |
-60,00% |
-33,33% |
10º |
VW GOLF |
2 |
0 |
0 |
0,93% |
0,00% |
- |
- |
|
|
216 |
235 |
222 |
100,00% |
100,00% |
-8,09% |
-2,70% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Mitsubishi lança nova Triton 2026; veja as versões e os preços
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora