Comercializado em países da Ásia e América Latina em versões tradicionais a gasolina, o Toyota Yaris de nova geração não deve demorar para ser oferecido em variante eletrificada. Prova disso vem da imprensa da Tailândia, mercado-chave para o modelo e primeiro da fila para receber a inédita configuração híbrida. A novidade está em fase final de desenvolvimento e será lançada por volta do quarto trimestre.
Desenvolvido internamente sob o código D54B, o inédito Yaris Hybrid será equipado com o novo sistema e-Smart Hybrid. A tecnologia foi projetada pela Daihatsu (marca pertencente ao grupo Toyota especializada no desenvolvimento de veículos compactos) e promete funcionamento semelhante ao sistema e-Power da Nissan.
Nesse sentido, o Yaris Hybrid usará o motor 1.5 DOHC 16v de 4 cilindros a gasolina apenas como gerador, de modo a alimentar as baterias. Estas, por sua vez, serão as únicas que transmitirão força para as rodas. Demais informações, porém, ainda são desconhecidas (incluindo números de potência, torque, consumo ou capacidade das baterias).
Visualmente, tudo indica que o modelo terá exclusividades. O exterior ganhará logotipos próprios, rodas com desenho único e novos apêndices aerodinâmicos. Na cabine, haverá quadro de instrumentos exclusivo e novos detalhes no acabamento.
As medidas serão as mesmas: 4.425 mm de comprimento, 1.740 mm de largura, 1.480 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 475 litros, contra 473 litros do modelo anterior ainda vendido no Brasil.
Por aqui, o lançamento do novo Yaris Sedan é aguardado e contemplará produção local, como acontece hoje. Executivos consultados por Motor1.com reforçaram a importância do modelo no nosso mercado, além da estratégia como opção no segmento de sedã abaixo do Corolla. Na prática, o três-volumes seguirá como um dos principais rivais do Honda City por aqui. A chegada da variante híbrida é bastante cogitada também.
Fonte: HeadLightMag
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota Yaris Sedan alcança nota máxima em teste de segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Depois da Argentina, novo Toyota Yaris Sedan 2024 é registrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Semana Motor1.com: Adeus a Ken Block, Hilux mais difícil de capotar e mais
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Yaris: em 1 ano após mudanças, preços ficam até R$ 5 mil mais caros