A BMW segue com a renovação de design de seus produtos ao redor do mundo. Agora é a vez dos SUVs X5 e X6, que apesar da mudança visual leve, trocou motores e recebeu sistemas híbrido-leve e plug-in em todas as versões, seja a gasolina ou diesel. Ao mesmo tempo, o interior recebeu a nova arquitetura de telas e melhorias em sistemas de condução.
Começando pelo visual, X5 e X6 recebem faróis mais finos e parachoques dianteiros com mais ângulos e com um estilo mais futurista. O X5 recebe a opção de grade iluminada, que já era algo do X6, e acompanha detalhes cromados e acetinados, como na grade inferior. Ao X6, o pacote M Sport visual é de série em todas as versões, reforçando a proposta de esportividade do SUV-cupê, com os detalhes em preto. No X5, o M Sport está presente em algumas versões.
Por dentro, como aconteceu em reestilizações de outros BMW, X5 e X6 receberam o painel com as telas do painel de instrumentos e do sistema multimídia em uma só peça curva. São 12,3" no painel e 14,9" no multimídia, assim como um novo volante e mudanças em alguns acabamentos, novo seletor do câmbio e comandos sensíveis ao toque no console central.
BMW X5 e X6 também atualizam seus sistemas de assistentes de condução. Uma novidade é que o sistema permite que o motorista fique sem colocar as mãos no volante até os 137 km/h, com melhorias na detecção de veículos. O sistema de frenagem automática ficou mais inteligente, agora com ciclistas e pedestres e tráfego contrário. E, por até 200 metros, o X5 e X6 podem ser estacionados a distância pelo aplicativo.
Hora de motores: o X5 sDrive40i, xDrive 40i e o X6 xDrive 40i recebem a nova geração do motor 3.0, 6-cilindros em linha. Recebeu o sistema híbrido-leve de 48 volts com um motor elétrico de 12 cv e 20,3 kgfm de torque. No total, são 381 cv e 52,9 kgfm de torque, um aumento considerável ante os anteriores 340 cv e 45,9 kgfm de torque.
O X5 e X6 M60i xDrive continua com o V8 4.4 biturbo, agora com o sistema híbrido-leve. São 530 cv e 76,5 kgfm de torque. O híbrido plug-in do X5, xDrive45e, é substituído pelo xDrive50e. O 3.0 turbo com motor elétrico agora tem 489 cv e 71,4 kgfm de torque - anteriormente eram 395 cv e 61,2 kgfm de torque. O sistema elétrico agora tem 197 cv e 38,7 kgfm de torque e temporários 45,8 kgfm. A bateria também cresceu de 17,1 kWh para 25,7 kWh. Os motores a diesel também recebem 48 volts e atualizações para maior eficiência.
A transmissão automática de 8 marchas é de série em todas as versões e foi recalibrada para ficar mais suave em trocas, assim como a suspensão foi revista, com novas barras estabilizadoras e amortecedores adaptativos.
Os novos BMW X5 e X6 serão apresentados ao público em março, com produção começando em abril. Considerando isso, devem chegar ao Brasil entre o fim de 2023 e o começo de 2024 e, se manter o catálogo atual, com o X5 híbrido atualizado e o X6 com o 3.0 turbo com o sistema híbrido-leve.
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