Flagra: Ford Explorer roda em testes no Brasil; será que o SUV grande vem?
Poderia ser uma opção de SUV de 7 lugares acima do Bronco Sport, como um modelo de luxo
Desde que mudou o seu modelo de negócios no Brasil, a Ford tem colhido bons resultados. Modelos mais sofisticados e de maior valor agregado passam a fazer mais sentido por aqui, tanto do ponto de vista financeiro como de uma marca mais refinada. Caso do Bronco Sport, Maverick, Mustang, mas ainda há espaço para mais opções. Uma possibilidade foi fotografada em testes em São Paulo (SP): o Ford Explorer, um SUV de até 7 lugares.
Avistado na capital paulista pelo leitor Gustavo Faldon, o Ford Explorer apareceu todo camuflado, deixando somente as lanternas de fora, o que ajudou a identificar o modelo – ainda mais porque não temos fotos de outro ângulo. Não é possível identificar a versão, apenas que pode ser uma versão ST-Line ou Limited, por conta do escapamento duplo. As versões mais básicas tem as saídas escondidas e os modelos mais potentes tem quatro saídas, por conta do motor V6. Outro detalhe é que está com o pacote de reboque, um item opcional e que aparece no centro do para-choque.
O Explorer é um dos maiores SUVs da Ford na atualidade, medindo 5,05 metros de comprimento, 2,00 m de largura, 1,77 m de altura e com um entre-eixos de 3,02 m. O único utilitário acima é o enorme Expedition, que tem 5,33 m. É um carro feito para a família, vendido nas versões de 6 ou 7 lugares e concorre com Jeep Grand Cherokee e Hyundai Santa Fe nos Estados Unidos.
Como dissemos anteriormente, o Ford Explorer flagrado no Brasil pode ser a versão ST-Line ou Limited. Nos dois casos, o motor pode ser o 2.3 EcoBoost turbo de 304 cv ou o 3.3 V6 híbrido de 322 cv, este último prometendo fazer 29,4 km/litro segundo os testes nos EUA. Existem outras opções de motorização, como o 3.0 V6 turbo de 410 cv, que ainda conta com uma variante híbrida plug-in na Europa, de 457 cv de potência combinada.
Na versão ST-Line, o Explorer traz equipamentos como câmera 360°, faróis e lanternas de LED com acendimento automático, assistente de permanência em faixa, carregador wireless, sistema de som Bang & Olufsen com 12 alto-falantes, central multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado de três zonas, controle de cruzeiro adaptativo e mais. Já seria bem equipado o suficiente para justificar um posicionamento acima do Bronco Sport no Brasil.
É um SUV refinado com forte aposta no conforto e qualidade de rodagem. No entanto, é preciso considerar que a Ford considera produzir o Everest na Argentina, um SUV baseado na nova Ranger que enfrentaria Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Existe uma lacuna acima do Bronco Sport, que pode ser ocupada pelo futuro Everest e Explorer. Em relação ao seu posicionamento, tudo depende da configuração escolhida - caso seja com o conjunto híbrido, parece fazer mais sentido.
Oficialmente, a Ford diz que não comenta planos futuros e reitera que realiza testes de carros no Brasil para outros mercados, inclusive de outras marcas, aproveitando o campo de provas em Tatuí (SP). Por outro lado, com a promessa de lançar 10 carros neste ano no país, quem sabe o Explorer não apareça como uma opção diferente, para enfrentar o Jeep Grand Cherokee.
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