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C3 Aircross: novo SUV da Citroën terá versões de 5 e 7 lugares

Crossover já roda em testes no Brasil e terá produção concentrada em Porto Real (RJ), ao lado do C3

Citroën C3 Aircross - Flagra na Índia

O calendário de lançamentos da Citroën para o Brasil reserva importante novidade para os próximos meses: inédito SUV de porte compacto posicionado acima da nova geração do C3. O modelo está desenvolvido especialmente para atender países de economia emergente e vem sendo constantemente flagrado em testes. Prova disso são essas imagens captadas na Índia, onde o crossover também será lançado e parte do projeto está sendo desenvolvida.

A imprensa indiana tem sido responsável por adiantar as primeiras informações a respeito do modelo e, desde já, o chama de C3 Aircross (em alusão ao sobrenome usado pela Citroën para batizar seus SUVs). O porte será visivelmente superior ao do C3 e, nesse sentido, rumores apontam para algo em torno de 4,20 metros de comprimento. Para efeito de comparação, o C3 mede cerca de 3,98 metros.

Galeria: Citroën C3 Aircross - Flagra na Índia

A base será a mesma CMP nos dois carros, mas o Aircross será alongado para abrir espaço extra para os 7 ocupantes e bagagem. Haverá ainda versões com 5 assentos, relata o site Autocar India, com o mesmo comprimento. Visualmente, a linguagem estética será a mesma, mas com elementos de diferenciação para reforçar a personalidade de cada carro. O interior, que aparece neste flagra, lembra bastante o layout geral do C3, incluindo formato das saídas de ar-condicionado e posição da central multimídia.

Sob o capô, o C3 Aircross para a Índia usará motor 1.2 turbo a gasolina com potência na casa dos 110 cv. O câmbio poderá ser manual de 5 ou 6 marchas ou automático. Por lá, a Citroën posicionará o modelo de modo a brigar com Hyundai Creta, Kia Seltos, Suzuki Grand Vitara e Toyota Hyryder.

C3 Aircross no Brasil

Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ), ao lado do C3. O lançamento é aguardado para o segundo semestre deste ano ou, no mais tardar, início de 2024. Até lá, fica a expectativa para que a Citroën passe a usar o motor 1.0 turbo da Stellantis. Logo após o SUV, o projeto C-Cubed dará origem a um terceiro modelo, ainda misterioso, mas que tudo indica que será um sedã.


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