Resultados financeiros recentemente divulgados revelam que a Ferrari teve no ano de 2022 desempenho comercial pra lá de positivo. Segundo os relatórios, a fabricante estabeleceu recorde histórico de vendas e entregou em todo o mundo 13.221 veículos, contra 11.155 modelos de 2021. O lucro líquido também avançou consideravelmente e alcançou € 939 milhões (mais de US$ 1 bilhão ao câmbio atual). No ano anterior, foram € 833 milhões (US$ 909 milhões).
A chamada região EMEA, que compreende Europa, Oriente Médio e África, concentrou o maior número de vendas: 5.958 veículos (contra 5.492 unidades de 2021). As vendas nas Américas somaram 3.447 unidades (contra 2.831 do ano anterior), enquanto China Continental, Hong Kong e Taiwan compraram 1.552 exemplares (ante 899 do período anterior). Finalmente, a região Ásia-Pacífico (APAC) comprou 2.264 esportivos, contra 1.933 de 2021.
A receita total da Ferrari em 2022 foi de € 5,095 bilhões (US$ 5,563 bilhões), o que representa aumento de 19% em relação ao ano anterior. A venda de veículos e peças de reposição trouxe receitas de € 4,341 bilhões (4,741 bilhões) - aumento de 22%. Os acordos de branding e patrocínio representaram a segunda maior parte do montante, com cerca de € 479 milhões (US$ 523 milhões).
Para 2023, a Ferrari estima que os números serão ainda melhores. A expectativa é que a receita líquida seja de cerca de € 5,7 bilhões (US$ 6,224 bilhões). As principais apostas serão concentradas no crossover Purosangue, que começará a ser vendido em breve. O modelo foi tão bem recebido pelo mercado que acumula fila de espera de mais de dois anos. A demanda foi tanta que obrigou a Ferrari a pausar os pedidos em alguns mercados.
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