Depois de seis meses seguidos atrás das vendas diretas, o varejo voltou a preponderar na composição do mercado ao responder por 56,03% dos 130.460 automóveis e comerciais leves emplacados em janeiro. Superada pela Chevrolet (17,35%) em dezembro, a Fiat reassumiu a liderança entre as montadoras com 18,55% de participação. Volkswagen (13,03%) e Toyota (12,60%) trocaram de posições, enquanto a Hyundai (10,80%) manteve a 5ª posição.
Na disputa entre os automóveis, o Chevrolet Onix (5.144) repetiu a liderança do mês anterior com mais de 70% de suas unidades na modalidade. O restante do top 5 só teve SUVs e crossovers, com o Hyundai Creta (4.787) novamente como o mais vendido e o Chevrolet Tracker (4.076) completando um pódio que teve os mesmos integrantes de dezembro.
Da 4ª à 10ª posições tivemos outros cinco representantes da categoria – Volkswagen T-Cross (2.522), Volkswagen Nivus (2.499), Fiat Pulse (2.478), Fiat Fastback (2.391) e Nissan Kicks (2.315) -, garantindo pelo 6º mês seguido pelo menos 60% de predomínio da parte de cima da tabela. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (2.486) foi novamente o único sedã entre os líderes.
12º colocado, o Renault Kwid (2.152) foi o mais bem posicionado entre os modelos de entrada ao emplacar quase mil unidades a mais do que o Fiat Mobi (1.378), 17º. Com foco nas vendas diretas, o novo Citroën C3 (1.160) novamente garantiu presença no top 20. Mercedes-Benz Classe C (108), Mercedes GLA (85) e Porsche Macan (85) foram os únicos do top 50 com 100% de seus registros no varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN.23 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.144 |
71,82% |
7.162 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.787 |
96,34% |
4.969 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
4.076 |
76,96% |
5.296 |
4º |
VOLKSWAGEN T-CROSS |
2.522 |
56,62% |
4.454 |
5º |
VOLSKWAGEN NIVUS |
2.499 |
80,61% |
3.100 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
2.486 |
40,33% |
6.164 |
7º |
FIAT PULSE |
2.478 |
82,19% |
3.015 |
8º |
FIAT FASTBACK |
2.391 |
88,33% |
2.707 |
9º |
HYUNDAI HB20 |
2.353 |
48,62% |
4.840 |
10º |
NISSAN KICKS |
2.315 |
77,58% |
2.984 |
11º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.241 |
86,06% |
2.604 |
12º |
RENAULT KWID |
2.152 |
65,07% |
3.307 |
13º |
VOLKSWAGEN POLO |
1.822 |
86,15% |
2.115 |
14º |
TOYOTA COROLLA |
1.782 |
79,62% |
2.238 |
15º |
FIAT ARGO |
1.713 |
40,00% |
4.282 |
16º |
HONDA CITY HATCH |
1.427 |
98,96% |
1.442 |
17º |
FIAT MOBI |
1.378 |
32,75% |
4.208 |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.259 |
60,76% |
2.072 |
19º |
FIAT CRONOS |
1.244 |
50,14% |
2.481 |
20º |
CITROËN C3 |
1.160 |
77,96% |
1.488 |
21º |
JEEP RENEGADE |
1.051 |
34,47% |
3.049 |
22º |
JEEP COMPASS |
1.046 |
25,27% |
4.139 |
23º |
VOLKSWAGEN GOL |
1.042 |
30,76% |
3.387 |
24º |
HONDA CITY |
1.034 |
94,78% |
1.091 |
25º |
RENAULT DUSTER |
935 |
62,54% |
1.495 |
26º |
TOYOTA SW4 |
887 |
94,66% |
937 |
27º |
VOLKSWAGEN TAOS |
878 |
74,16% |
1.184 |
28º |
HYUNDAI HB20S |
732 |
43,47% |
1.684 |
29º |
HONDA HR-V |
676 |
96,85% |
698 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
564 |
95,92% |
588 |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
499 |
45,40% |
1.099 |
32º |
CHEVROLET SPIN |
375 |
26,50% |
1.415 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
335 |
90,05% |
372 |
34º |
VOLKSWAGEN VIRTUS |
324 |
66,12% |
490 |
35º |
CHEVROLET EQUINOX |
284 |
89,87% |
316 |
36º |
NISSAN VERSA |
281 |
89,78% |
313 |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
278 |
94,88% |
293 |
38º |
JEEP COMMANDER |
248 |
19,24% |
1.289 |
39º |
BMW 320i |
241 |
94,88% |
254 |
40º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
205 |
95,35% |
215 |
41º |
PEUGEOT 208 |
186 |
15,49% |
1.201 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
180 |
71,15% |
253 |
43º |
RENAULT SANDERO |
161 |
32,99% |
488 |
44º |
MITSUBISHI PAJERO |
134 |
97,10% |
138 |
45º |
BMW X3 |
115 |
96,64% |
119 |
46º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
108 |
100,00% |
108 |
47º |
KIA STONIC |
87 |
98,86% |
88 |
48º |
MERCEDES-BENZ GLA |
85 |
100,00% |
85 |
49º |
PORSCHE MACAN |
85 |
100,00% |
85 |
50º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
84 |
97,67% |
86 |
Já entre os comerciais, a Fiat Strada (2.806) retomou – por pouco, é verdade – a liderança perdida em dezembro para a Toyota Hilux (2.506). Ameaçada na disputa pelo 3º lugar nos últimos meses, a Fiat Toro (1.078) desta vez assegurou uma vantagem mais confortável. Em mais um mês fraco, a Chevrolet S10 (158) dividiu a 14ª colocação com a van Citroën Jumpy (158).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
JAN.23 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
2.806 |
40,09% |
7.000 |
2º |
TOYOTA HILUX |
2.506 |
72,95% |
3.435 |
3º |
FIAT TORO |
1.078 |
32,86% |
3.281 |
4º |
FORD RANGER |
652 |
66,73% |
977 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
397 |
50,70% |
783 |
6º |
FIAT FIORINO |
355 |
27,24% |
1.303 |
7º |
RENAULT OROCH |
284 |
39,66% |
716 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
250 |
37,82% |
661 |
9º |
VOLKSWAGEN AMAROK |
242 |
42,68% |
567 |
10º |
RENAULT MASTER |
233 |
35,09% |
664 |
11º |
KIA K2500 |
212 |
99,07% |
214 |
12º |
FORD TRANSIT |
178 |
68,46% |
260 |
13º |
VOLKSWAGEN SAVEIRO |
165 |
6,08% |
2.714 |
14º |
CHEVROLET S10 |
158 |
7,75% |
2.039 |
15º |
CITROËN JUMPY |
158 |
91,33% |
173 |
16º |
IVECO DAILY |
134 |
100,00% |
134 |
17º |
PEUGEOT EXPERT |
120 |
81,08% |
148 |
18º |
VOLKWSAGEN / MAN EXPRESS |
104 |
83,20% |
125 |
19º |
FIAT SCUDO |
95 |
34,30% |
277 |
20º |
PEUGEOT PARTNER |
65 |
63,73% |
102 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
64 |
100,00% |
64 |
22º |
EFFA V21 |
62 |
100,00% |
62 |
23º |
FORD MAVERICK |
52 |
65,82% |
79 |
24º |
EFFA V22 |
23 |
100,00% |
23 |
25º |
RAM 1500 |
18 |
36,00% |
50 |
26º |
RAM 3500 |
16 |
5,93% |
270 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
12 |
100,00% |
12 |
28º |
JEEP GLADIATOR |
11 |
68,75% |
16 |
29º |
RAM CLASSIC |
10 |
6,02% |
166 |
30º |
IVECO DAILY 30-130 |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
FIAT DUCATO |
8 |
80,00% |
10 |
32º |
BYD T3 |
7 |
100,00% |
7 |
33º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
34º |
FOTON AUMARK 1039 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
3 |
100,00% |
3 |
36º |
GMC HUMMER EV EDITION 1 |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
JAC EJV5.5 |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
JAC IEV330P |
3 |
100,00% |
3 |
39º |
JAC IEV750 |
3 |
100,00% |
3 |
40º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
3 |
100,00% |
3 |
41º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
42º |
FORD F150 |
2 |
66,67% |
3 |
43º |
GMC SIERRA |
2 |
100,00% |
2 |
44º |
RAM 2500 |
2 |
1,87% |
107 |
45º |
TOYOTA TUNDRA |
2 |
100,00% |
2 |
46º |
HYUNDAI HR |
1 |
50,00% |
2 |
47º |
IVECO DAILY 35-150 |
1 |
100,00% |
1 |
48º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
49º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Vendas na China: BYD emplacou mais que VW e Toyota somadas
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
México: novo Toyota Yaris Sedan é destaque em setembro