A parceria entre a brasileira Dafra e a taiwanesa SYM vem de anos. Tanto que um dos modelos mais conhecidos da marca, a scooter Citycom 300i, é um projeto originalmente feito pela SYM e produzido sob licença em Manaus (AM). Em sua terra natal, a taiwanesa continua apresentando novos produtos para a categoria de scooters.
Globalmente, a SYM é popular na Ásia e na Europa graças aos seus modelos básicos acessíveis. Em seu país de origem, a marca apresentou um novo modelo que visa competir no segmento altamente competitivo de scooters aventureiras, mas com o foco voltado para condutores iniciantes.
O segmento de scooters aventureiras foi praticamente inventado pela Honda quando lançou a X-ADV em 2016. Alguns anos depois, ela trouxe essa versatilidade para o segmento de entrada com a ADV também vendida no Brasil. Com isso, muitos outros fabricantes se juntaram à festa com suas próprias interpretações de um scooter para qualquer terreno. Agora, SYM também quer uma fatia desse crescente mercado com a scooter MMBCU.
Lançada inicialmente no mercado taiwanês, o nome do MMBCU pode parecer um pouco estranho, porque é mesmo. O MMB significa Mamba, já que o design da scooter é aparentemente inspirado em uma cobra, enquanto C significa Crossover - destacando suas capacidades aventureiras - e, por último, U significa Unique, porque, convenhamos, nenhum outro scooter se parece com a MMBCU.
Deixando de lado a nomenclatura nada ortodoxa, a scooter já impressiona ficha técnica. Para começar, ela é mais alta do que outras scooters de sua categoria. Em termos de desempenho, a MMBCU é alimentada por um motor monocilíndrico de 158 cm3, refrigerado a líquido, com injeção eletrônica de combustível e uma potência de 16 cv. Outras características incluem freios a disco dianteiros e traseiros com ABS de série, além de rodas de liga leve de 13 polegadas.
No que diz respeito às scooters, a MMBCU é bastante alta, com o assento a 803 mm do solo. Esse é o preço a se pagar em troca de um vão livre maior. O tanque de combustível tem uma capacidade de 7,4 litros, enquanto o espaço sob o banco é bastante generoso, com 28 litros de espaço para o essencial do dia-a-dia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar