A Mercedes-Benz segue renovando seus SUVs e o modelo da vez foi o GLE, apresentado oficialmente pela fabricante. É bem difícil apontar para as mudanças no visual pois foi bem sutil. A grande novidade está sob o capô, com a eletrificação de toda a linha GLE com um novo modelo híbrido plug-in. E o esportivo AMG GLE 53 ainga ganhou um pouco mais de torque.
Como as alterações no design foram mínimas e concentradas na parte frontal, vamos falar delas primeiro. A barra horizontal na grade agora tem um visual segmentado graças a alguns quadrados cromados. As entradas de ar nos cantos ganham um grande acabamento cromado, e enquanto os faróis têm o mesmo tamanho e forma que o modelo anterior, há novos elementos internos. O mesmo é válido para as lanternas.
Por dentro é a mesma história. Traz um novo volante com botões sensíveis ao toque, permitindo que os motoristas controlem tanto a central multimídia quanto o painel de instrumentos digital. Recebeu o acabamento cromado nas aberturas de ar e a pintura em preto brilhante como opcional, ambos vindos dos modelos Maybach. Existe também o pacote Off-road Engineering para o GLE 580, que adiciona uma proteção extra no assoalho e eleva a distância em relação ao solo em 3 centímetros.
Há mais tecnologia na forma de um modo off-road que pode exibir inclinações, ângulos de rotação e ângulos de direção ao mesmo tempo em que mostra também uma visão das rodas dianteiras no display central. Para as pessoas que puxam reboques, há um novo Trailer Route Planner que pode lhe dar o melhor caminho para seu destino com base no tamanho do reboque que você está puxando. Há também novos assistentes de ré com um reboque.
A grande novidade para esta atualização é uma nova versão híbrida plug-in. O GLE 400e 4Matic tem motor 2.0 turbo combinado e outro elétrico, entregando uma potência combinada de 386 cv e 66,2 kgfm de torque. A Mercedes-Benz diz que esta versão PHEV pode ir de 0 a 100 km/h (60 mi/h) em 5,8 segundos e, embora possa funcionar somente com eletricidade graças a uma bateria de 23,3 kWh, a fabricante ainda não revela a estimativa oficial de autonomia. As demais versões do GLE adotam um sistema híbrido-leve de 48V, fazendo com que toda a linha tenha algum tipo de eletrificação.
Já a Mercedes-AMG,modificou o GLE 53 e 63 S, que receberam as mesmas alterações visuais. A potência segue a mesma para os dois modelos, mas uma pequena revisão na programação do GLE 53 e a adição de um turbo maior faz com que o torque suba para 57 kgfm. Só para lembrar, o AMG GLE 53 usa um motor 3.0 de seis cilindros, entregando 435 cv. Segundo a fabricante, este aumento no torque faz com que a aceleração de 0 a 96 kh/h (60 mi/h) caia para 4,9 segundos.
O AMG GLE 63 S ainda desfruta de um 4.0 V8 biturbo, gerando 611 cv e ambas as versões AMG recebem mais equipamentos de série, como o pacote Air Balance, head-up display e mais.
O Mercedes-Benz GLE 2024 iniciará as vendas nos Estados Unidos e Europa no 2º semestre e os preços ainda não foram divulgados. No caso do Brasil, a estreia deve ficar somente para o ano que vem.
Fonte: Mercedes-Benz
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