Apesar de não ter sido flagrada atém hoje, a próxima geração da Nissan Frontier já está no forno. Para quem não sabe, a nova geração da picape está sendo desenvolvida de forma conjunta com a nova geração da Mitsubishi L200 Triton – esta já vista rodando em testes no exterior. A novidade agora é que temos um prazo de lançamento da nova picape média: 2024.
Quem dá as informações é o site australiano Drive, que teve acesso a documentos com maiores detalhes da nova Nissan Frontier 2025, chamada de Navara na Australia, entre outros mercados ao redor do mundo. As informações apuradas pelo site dão conta que a próxima geração da picape deverá ser apresentada no próximo ano, e deve chegar nas concessionárias da Austrália até o final de 2024 ou mesmo no início de 2025, considerando um possível atraso.
Ainda de acordo com a publicação, os documentos revelam que as primeiras unidades da nova geração da Frontier deverão sair da linha de montagem da Tailândia em meados de 2024. Isso significa que a picape da Nissan deve estar cerca de nove a doze meses atrasada em relação a picape em que é baseada, a próxima geração da Mitsubishi L200 Triton (chamada apenas de Triton no exterior) – que está em fase mais avançada de desenvolvimento.
Tanto a nova Nissan Frontier quanto a nova Mitsubishi L200 Triton estão sendo desenvolvidas lado a lado, algo cada vez mais comum na indústria com o objetivo de reduzir custos. Porém, ambas as empresas têm uma parceria há um bom tempo, graças a aliança Nissan, Mitsubishi e Renault. No caso das picapes, quem toca a engenharia do projeto é a Mitsubishi (que tem grande experiência no segmento), que lidera o desenvolvimento dos dois modelos que, apesar de contarem com o mesmo chassi, terão com carrocerias diferentes entre si para cada uma agradar seu público.
Fica a dúvida o quanto de peças de carroceria que ambas as picapes vão compartilhar entre si, já que até agora a nova Frontier não foi vista rodando em testes, ao contrário da Mitsubishi L200 Triton, flagrada pelas ruas – o que resultou até uma projeção que adianta seu design. As novas Ranger e VW Amarok, por exemplo, compartilham janelas, retrovisores laterais, maçanetas e painéis de teto, além de componentes mecânicos sob a carroceria. Mesmo assim, cada uma conseguiu chegar a uma identidade própria e proposta até diferente, com a Ranger trazendo um design mais clássico de picape norte-americana e a Amarok um estilo mais urbano e refinado.
Nissan Frontier vendida nos EUA
Está no escuro também a questão de motorização, pois ainda não informações se a nova Frontier e L200 Triton vão compartilhar um único motor ou manter os atuais. Hoje a Mitsubishi tem o motor 2.4 turbodiesel, enquanto a Nissan dispõe do 2.3 diesel com um ou dois turbos, dependendo da versão.
Podemos esperar ainda um propulsor híbrido plug-in, ou mesmo o motor e-Power da Nissan usados hoje em SUVs como o Qashqai e ao X-Trail, um híbrido em que o motor a combustão serve de gerador para o motor elétrico – este responsável por mover o veículo. Isso é uma possibilidade, mas informações da Drive apontam que essa opção não estaria disponível logo no lançamento. Há expectativa que o sistema de tração Super Select II da L200 Triton poderá ser aplicado na próxima Frontier.
Além de atender os mercados da Ásia, Europa e Austrália, a Drive aponta que a próxima geração da Frontier deverá ser vendida também nos Estados Unidos. Atualmente, a Frontier comercializada no mercado norte-americana é diferente da especificação global.
Fonte: Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA