Revelada mundialmente no começo do ano passado, a Ford Ranger Raptor 2023 jogou a esportividade a outro nível com seu motor bem mais potente, com quase 400cv – configuração aliás lançada nesta semana na Argentina. Agora graças a um vídeo no youtube, podemos finalmente ver a potente picape média em ação, com ela revelando até números extraoficiais de aceleração, algo que a Ford faz mistério até hoje.
O vídeo de abertura desta nota é do canal australiano PDrive TV no Youtube, que teve a oportunidade colocar as mãos na Ranger Raptor e já colocar a picape à prova. E como você deve imaginar, a especificação desta unidade do vídeo é da Austrália, ou seja, a variante mais potente do motor turbo V6 EcoBoost de 3,0 litros movidos a gasolina, que em sua especificação mais forte entrega nada menos do que 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque, ou 109 cv e 9,1 kgfm mais forte do que a versão destinada para o mercado europeu, que tem 288 cv e 50 kgfm (“culpa” das normas de emissões mais rígidas).
A questão mais interessante é que pela primeira vez podemos escutar o ronco do motor V6 3.0 turbo, que traz um som bastante interessante e que faz jus ao nome Raptor. O canal australiano também colocou a picape para fazer algumas arrancadas em diferentes situações, inclusive em uma via de terra. Obviamente o que mais interessa aqui é em quanto tempo a picape esportiva cumpriu a prova de aceleração de 0 a 100 km/h, pois a Ford ainda não divulgou os números oficiais. Agora com base nessa avaliação inicial do canal australiano, podemos ter uma boa ideia da força da nova Ranger Raptor.
Com base nos números divulgados, o melhor tempo da Ranger Raptor foi de 5,79 segundos, isso fazendo a função do controle de largada. O tempo foi um pouco pior, mas igualmente impressionante ao arrancar com a picape sem segurar os freios e pisar no acelerador, com ela fazendo tempo de 6,43 s da imobilidade até os 100 km/h. Ao arrancar na terra, os números foram até um pouco melhores, com 6,22s. Vale lembrar que estamos diante de uma picape média pesada com nada menos do que 2.422 kg, que tem pneus todo-terreno e transmissão com calibração mais voltada ao off-road.
As vendas da nova Ranger Raptor começaram na Europa em novembro do ano passado, enquanto que na Argentina sua comercialização começou na última sexta-feira (27) na versão mais potente. Também confirmada para ser vendida nos EUA, a picape deve receber algumas mudanças para atender o gosto norte-americano, enquanto que no Brasil a versão esportiva ainda está indefinida.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'