O Toyota RAV4 adotou um visual renovado em 2022 e agora adiciona mais alguns equipamentos na linha 2023, que já está disponível em todas as concessionárias da marca no Brasil. O SUV mais vendido do mundo agora traz central multimídia de 8 polegadas, câmera 360° e assistente de permanência em faixa. Só que ficou devendo o painel digital, que passou a equipar o carro no mercado global no ano passado. Será vendido por R$ 322.890, na versão SX Connect Hybrid.
Segue sendo oferecido em uma única configuração, com o motor 2.5 de quatro cilindros trabalhando em conjunto com três propulsores elétricos, entregando uma potência combinada de 222 cv e usando um conjunto de baterias de 1,6 kWh. Ou seja, não será dessa vez que o Toyota RAV4 terá a variante híbrida plug-in com baterias de 18,1 kWh, conhecida em alguns mercados como RAV4 Prime.
Assim, a novidade está somente no pacote de equipamentos de série. A Toyota adicionou a nova central multimídia com tela de 8 polegadas e com conexão Android Auto e Apple CarPlay, além de receber um navegador por GPS próprio. Recebeu câmera 360° com um seletor para mostrar especificamente a imagem de uma das quatro câmeras. Por fim, o pacote de segurança traz um assistente de permanência em faixa.
Por outro lado, é curioso que o carro tenha vindo menos equipado do que poderia. A linha 2023 da versão global recebeu um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas na maioria das versões, mantendo o display de 7” com contadores analógicos nas laterais. Além disso, a multimídia passou a usar uma tela de 10,5”, deixando a versão de 8” somente para a versão de entrada. Considerando que o RAV4 já chega por mais de R$ 300 mil, em uma faixa de preços com SUVs bem equipados, faria mais sentido trazer uma variante mais equipada.
Mesmo que seja a opção mais barata, ainda tem uma lista boa de equipamentos, com sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador wireless, controle de cruzeiro adaptativo, controles de estabilidade e tração, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, bancos de couro com aquecimento, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura por movimento, rodas de liga leve de 18 polegadas, faróis de LED e outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória