O ano de 2022 já ficou para trás. Foi um ano difícil, caracterizado por pressões inflacionárias em todo o mundo, a guerra na Ucrânia e seus efeitos sobre os custos energéticos na Europa, além de muitas outras tensões geopolíticas. Neste contexto, a indústria automotiva registrou resultados mistos durante o ano.
Aqui no Brasil mais especificamente, a indústria enfrentou dificuldades de logística, assim como um menor número de financiamentos aprovados, dificultando o acesso ao automóvel. Desde o início da pandemia, os carros estão com os preços em constante elevação por aqui, e não há muita perspectiva de mudança.
Nesta edição Motor1.com Numbers, reunimos, através do trabalho de nossa rede editorial global que inclui o Brasil, os dados sobre os carros mais vendidos do mundo em 2022 e aqui está o resultado.
A situação na China, o maior mercado automóvel do mundo, é bastante positiva, considerando os desafios globais. O volume total de vendas de carros aumentou 2% no ano passado, para 26,86 milhões de unidades, em comparação com 2021. O número, porém, ainda não superou o de 2019, quando a pandemia ainda não havia chegado.
Esta é a primeira vez que o mercado chinês vendeu quase o dobro do mercado dos EUA. Grande parte do crescimento tem sido impulsionado por veículos elétricos, que têm sido fortemente incentivados pelo governo da China. De acordo com dados preliminares, esses veículos foram responsáveis por 20% das vendas totais, com o Wuling Hongguang Mini EV alcançando o terceiro lugar do pódio. A liderança ficou com o BYD Song Plus, que totalizou 459.424 unidades comercializadas no ano passado.
Os carros mais vendidos na China em 2022
O segundo maior mercado do mundo em 2022 foi o dos EUA, que está mais exposto a pressões inflacionárias e ao aumento das taxas de juros. As vendas de veículos totalizaram 13,83 milhões de unidades, 8% menos que em 2021 e o nível mais baixo desde 2012. O volume foi ainda 19% menor do que em 2019.
Apesar dos resultados negativos, os consumidores continuaram a deixar de lado sedãs e minivans em favor de SUVs e picapes. Enquanto isso, a Tesla continuou a ganhar posições ao colocar dois de seus modelos no topo do ranking de veículos elétricos. Entretanto, os carros movidos por baterias ainda representam uma pequena parcela do total, com a picape Série F da Ford ocupando a primeira posição, após vender um total de 653.957 unidades. Ela foi seguida em pela Chevrolet Silverado (com 523.249 unidades) e pelas picapes da Ram.
Os carros mais vendidos nos Estados Unidos em 2022
Na Europa, a situação não é diferente. Os números para os quatro principais mercados (Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha), que representam cerca de 75% de toda a região, indicam que o declínio nas vendas não parou.
Em 2022, as vendas totalizaram 9,05 milhões de unidades, 6% abaixo do registrado em 2021. O volume diminuiu 7% em relação ao ano da pandemia (2020) e 29% em relação a 2019. Na Alemanha, quem se deu melhor foi a Volkswagen com três carros no pódio.
Uma situação semelhante também ocorreu na França, onde, no entanto, não havia a dominância de uma única marca. A supremacia do Grupo Renault no país foi interrompida por um novo primeiro lugar, o Peugeot 208 com 88.812 unidades vendidas.
Os carros mais vendidos na Alemanha em 2022
Os carros mais vendidos na França em 2022
Em quatro anos, o mercado perdeu mais de 3,7 milhões de unidades. A situação é praticamente a mesma nos cinco países. A França e a Itália registraram as maiores quedas em relação a 2021, enquanto os números alemães permaneceram estáveis.
Entretanto, todos os mercados da região registraram quedas de dois dígitos entre 2019 e 2022. A falta de carros novos nas concessionárias e o aumento do custo de vida, em parte devido à crise energética no Velho Continente, explicam a situação crítica.
Finalmente, a situação na Espanha é curiosa, com o Hyundai Tucson em primeiro lugar, tendo vendido um total de 21.985 unidades. O SUV foi seguido pelo Dacia Sandero e o Seat Arona.
Os carros mais vendidos na Itália em 2022
Os carros mais vendidos na Espanha em 2022
Curiosamente, enquanto a classificação geral dos modelos a combustão continuou a ser dominada pelos modelos mais conhecidos, a classificação entre os veículos elétricos teve um claro vencedor. O Tesla Model Y impressionou ao liderar os mercados de elétricos na Alemanha e no Reino Unido, os dois maiores mercados para veículos movidos por baterias na Europa.
Os carros mais vendidos no Reino Unido em 2022
Em contraste com a América e a Europa, a situação na Austrália, Índia, Indonésia e Turquia foi bastante positiva. O volume não só aumentou entre 2021 e 2022, mas foi maior do que o registrado em 2020 e também em 2019.
A Austrália, em particular, viu um triunfo dos veículos de tração nas quatro rodas. Em primeiro lugar estava a Toyota Hilux, com um total de 64.391 unidades vendidas, imediatamente seguida pela Ford Ranger (47.479 unidades) e o Toyota RAV4 (34.845 unidades).
Os carros mais vendidos na Austrália em 2022
Os carros mais vendidos na Índia em 2022
Os carros mais vendidos na Indonésia em 2022
Os carros mais vendidos na Turquia em 2022
A Índia, por exemplo, registrou um recorde histórico de 4,37 milhões de unidades comercializadas no ano passado, fazendo dela o terceiro maior mercado de veículos do mundo, à frente do Japão. Esta é a primeira vez que o mercado indiano supera o volume do japonês.
Na Indonésia, a indústria está caminhando firmemente de volta para o volume de 1 milhão de unidades/ano que ocorreu entre 2013 e 2018. O volume aumentou 17% em relação a 2021 e 95% em relação a 2020. Curiosamente, os consumidores reagiram muito positivamente à introdução Wuling Air, veículo elétrico produzido localmente.
Os carros mais vendidos na Rússia em 2022
Os carros mais vendidos no Brasil em 2022
Os carros mais vendidos na Argentina em 2022
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Automotive Industry Specialist em JATO Dynamics.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking