Depois de registrar em 2021 um resultado positivo após um péssimo ano de 2020, o mercado francês voltou a ter números negativos. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais na França, no ano passado foram comercializados 1.529.035 veículos novos, quase 8% a menos do que no período anterior.
Segundo o Best Selling Cars Blog (BSCB), a continuada crise dos microchips e o aumento dos índices de inflação fizeram de 2022 o pior ano para o mercado desde 1975 - para 2023, a previsão de especialistas é de que o cenário negativo permaneça. Na disputa entre as montadoras, a Peugeot (245.608) repetiu a liderança conquistada em 2021.
Esta foi apenas a 2ª vez desde 1939 em que a marca do leão ficou à frente da rival Renault (236.405), que ao menos reduziu a desvantagem do último ranking para menos de 10 mil unidades. O destaque do ano foi a inédita 3ª posição da Dacia (130.855) e seu recorde de participação de mercado (8,6%), deixando a Citroën (129.883) fora do pódio pela 1ª vez.
Quinta colocada em 2021, a Volkswagen (97.295) foi superada pela Toyota (100.268). Novamente na 7ª posição, a Mercedes (47.977) repetiu a posição de honra entre as marcas premium. A Suzuki (14.750), fechando o top 20, teve a maior queda no período (-35,6%). Em situação oposta, a Tesla (29.199, 15ª) registrou a maior evolução (+10,4%).
POS. |
MARCA |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
PEUGEOT |
245.608 |
16,1% |
285.929 |
17,2% |
-14,1% |
1º |
2º |
RENAULT |
236.405 |
15,5% |
268.951 |
16,2% |
-12,1% |
2º |
3º |
DACIA |
130.855 |
8,6% |
125.204 |
7,5% |
4,5% |
4º |
4º |
CITROËN |
129.883 |
8,5% |
161.883 |
9,8% |
-19,8% |
3º |
5º |
TOYOTA |
100.268 |
6,6% |
96.170 |
5,8% |
4,3% |
6º |
6º |
VOLKSWAGEN |
97.292 |
6,4% |
105.298 |
6,3% |
-7,6% |
5º |
7º |
MERCEDES-BENZ |
47.977 |
3,1% |
50.789 |
3,1% |
-5,5% |
7º |
8º |
HYUNDAI |
47.106 |
3,1% |
45.241 |
2,7% |
4,1% |
10º |
9º |
FORD |
47.095 |
3,1% |
43.777 |
2,6% |
7,6% |
12º |
10º |
KIA |
46.224 |
3,0% |
44.215 |
2,7% |
4,5% |
11º |
11º |
BMW |
45.439 |
3,0% |
45.968 |
2,8% |
-1,2% |
9º |
12º |
AUDI |
43.687 |
2,9% |
50.083 |
3,0% |
-12,8% |
8º |
13º |
FIAT |
36.508 |
2,4% |
39.914 |
2,4% |
-8,5% |
13º |
14º |
OPEL |
36.052 |
2,4% |
37.393 |
2,3% |
-3,6% |
14º |
15º |
TESLA |
29.199 |
1,9% |
26.446 |
1,6% |
10,4% |
16º |
16º |
SKODA |
28.904 |
1,9% |
30.399 |
1,8% |
-4,9% |
15º |
17º |
NISSAN |
27.169 |
1,8% |
26.414 |
1,6% |
2,9% |
17º |
18º |
MINI |
25.649 |
1,7% |
25.337 |
1,5% |
1,2% |
18º |
19º |
DS |
20.959 |
1,4% |
22.782 |
1,4% |
-8,0% |
20º |
20º |
SUZUKI |
14.750 |
1,0% |
22.907 |
1,4% |
-35,6% |
19º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
1.529.035 |
100,0% |
1.659.003 |
100,0% |
-7,8% |
... |
Entre os modelos, o Peugeot 208 (88.812) conquistou sua 4ª liderança consecutiva e desta vez com margem maior em relação aos adversários mais próximos. Numa disputa acirradíssima pela 2ª posição, o Dacia Sandero (64.293) terminou à frente do Clio (64.012) pela 1ª vez. Segundo o BSCB, esta foi a 1ª vez desde 1990 em que o Renault não termina o ano entre os dois primeiros.
Atrás do Citroën C3 (58.880), o Peugeot 2008 (51.454) manteve a liderança entre os SUVs / crossovers, mas com vendas quase 32% inferiores às do ano anterior. Em seu 1º ano completo com nova geração, o Peugeot 308 (41.656) subiu da 23ª para a 7ª colocação. Outro com desempenho positivo, o Renault Arkana (31.638) foi o 10º colocado, apenas 10 unidades atrás do Renault Duster (31.648).
11º, o Toyota Yaris (31.115) foi o campeão entre modelos de marcas estrangeiras pelo 4º ano consecutivo. A marca ainda comemorou a 13ª colocação do Yaris Cross (23.577), fora do top 50 em 2021. Representante elétrico da Dacia, o Spring (18.326) encerrou o ano em 18º. A melhor estreia de 2022 foi do Renault Megane E-Tech (17.818), 26º colocado.
POS. |
MODELO |
2022 |
% MERCADO 2022 |
2021 |
% MERCADO 2021 |
% VAR. 2022/2021 |
POS. 2021 |
1º |
PEUGEOT 208 II |
88.812 |
5,8% |
88.013 |
5,3% |
0,9% |
1º |
2º |
DACIA SANDERO |
64.293 |
4,2% |
73.740 |
4,4% |
-12,8% |
4º |
3º |
RENAULT CLIO V |
64.012 |
4,2% |
85.247 |
5,1% |
-24,9% |
2º |
4º |
CITROËN C3 III |
58.880 |
3,9% |
65.365 |
3,9% |
-9,9% |
5º |
5º |
PEUGEOT 2008 II |
51.454 |
3,4% |
75.477 |
4,5% |
-31,8% |
3º |
6º |
RENAULT CAPTUR II |
45.577 |
3,0% |
52.596 |
3,2% |
-13,3% |
6º |
7º |
PEUGEOT 308 III |
41.656 |
2,7% |
17.436 |
1,1% |
138,9% |
23º |
8º |
PEUGEOT 3008 |
36.281 |
2,4% |
50.399 |
3,0% |
-28,0% |
7º |
9º |
DACIA DUSTER |
31.648 |
2,1% |
31.058 |
1,9% |
1,9% |
9º |
10º |
RENAULT ARKANA |
31.638 |
2,1% |
17.977 |
1,1% |
76,0% |
21º |
11º |
TOYOTA YARIS |
31.115 |
2,0% |
32.299 |
1,9% |
-3,7% |
8º |
12º |
FIAT 500 |
27.527 |
1,8% |
25.042 |
1,5% |
9,9% |
13º |
13º |
TOYOTA YARIS CROSS |
23.577 |
1,5% |
5.088 |
0,3% |
363,4% |
- |
14º |
RENAULT TWINGO III |
22.535 |
1,5% |
29.111 |
1,8% |
-22,6% |
10º |
15º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
20.653 |
1,4% |
21.907 |
1,3% |
-5,7% |
17º |
16º |
FORD PUMA |
20.511 |
1,3% |
16.176 |
1,0% |
26,8% |
25º |
17º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
19.969 |
1,3% |
26.666 |
1,6% |
-25,1% |
12º |
18º |
DACIA SPRING |
18.326 |
1,2% |
11.386 |
0,7% |
61,0% |
36º |
19º |
VW POLO |
18.215 |
1,2% |
23.882 |
1,4% |
-23,7% |
15º |
20º |
RENAULT MÉGANE IV |
17.818 |
1,2% |
27.952 |
1,7% |
-36,3% |
11º |
21º |
HYUNDAI TUCSON |
17.584 |
1,2% |
17.755 |
1,1% |
-1,0% |
22º |
22º |
VW T-ROC |
17.221 |
1,1% |
18.145 |
1,1% |
-5,1% |
20º |
23º |
TESLA MODEL 3 |
17.005 |
1,1% |
24.911 |
1,5% |
-31,7% |
14º |
24º |
PEUGEOT 5008 II |
16.265 |
1,1% |
21.478 |
1,3% |
-24,3% |
18º |
25º |
MINI |
16.244 |
1,1% |
16.040 |
1,0% |
1,3% |
26º |
26º |
RENAULT MEGANE E-TECH |
15.580 |
1,0% |
- |
- |
- |
- |
27º |
DACIA JOGGER |
15.379 |
1,0% |
- |
- |
- |
- |
28º |
OPEL CORSA |
14.903 |
1,0% |
15.869 |
1,0% |
-6,1% |
27º |
29º |
CITROËN C4 III |
13.592 |
0,9% |
19.783 |
1,2% |
-31,3% |
19º |
30º |
KIA SPORTAGE |
13.103 |
0,9% |
6.236 |
0,4% |
110,1% |
- |
31º |
VW T-CROSS |
13.002 |
0,9% |
13.946 |
0,8% |
-6,8% |
29º |
32º |
HYUNDAI KONA |
12.693 |
0,8% |
10.997 |
0,7% |
15,4% |
39º |
33º |
RENAULT ZOE |
12.180 |
0,8% |
23.573 |
1,4% |
-48,3% |
16º |
34º |
VW GOLF |
12.179 |
0,8% |
13.870 |
0,8% |
-12,2% |
31º |
35º |
TOYOTA COROLLA |
11.930 |
0,8% |
16.872 |
1,0% |
-29,3% |
24º |
36º |
TOYOTA C-HR |
11.901 |
0,8% |
14.565 |
0,9% |
-18,3% |
28º |
37º |
TESLA MODEL Y |
11.892 |
0,8% |
- |
- |
- |
- |
38º |
MERCEDES CLASSE A |
11.296 |
0,7% |
13.873 |
0,8% |
-18,6% |
30º |
39º |
NISSAN QASHQAI |
10.913 |
0,7% |
- |
- |
- |
- |
40º |
FORD KUGA |
10.790 |
0,7% |
8.407 |
0,5% |
28,3% |
50º |
41º |
TOYOTA AYGO X |
10.313 |
0,7% |
- |
- |
- |
- |
42º |
MERCEDES GLA |
9.955 |
0,7% |
7.125 |
0,4% |
39,7% |
- |
43º |
VW TIGUAN |
9.740 |
0,6% |
12.804 |
0,8% |
-23,9% |
34º |
44º |
OPEL MOKKA |
8.606 |
0,6% |
5.951 |
0,4% |
44,6% |
- |
45º |
BMW SÉRIE 1 |
8.135 |
0,5% |
10.123 |
0,6% |
-19,6% |
40º |
46º |
AUDI A3 |
7.951 |
0,5% |
8.367 |
0,5% |
-5,0% |
- |
47º |
NISSAN JUKE II |
7.697 |
0,5% |
9.740 |
0,6% |
-21,0% |
43º |
48º |
RENAULT KADJAR |
7.652 |
0,5% |
11.338 |
0,7% |
-32,5% |
37º |
49º |
MINI COUNTRYMAN |
7.614 |
0,5% |
7.415 |
0,4% |
2,7% |
- |
50º |
FORD FIESTA |
7.602 |
0,5% |
8.690 |
0,5% |
-12,5% |
47º |
Fonte: CCFA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)