Embora esteja com sua atenção concentrada no lançamento do Corolla reestilizado neste ano, a Toyota prepara algumas novidades para os próximos anos, com um SUV compacto no forno para 2025 e a nova geração do Yaris chegando em algum momento. Mesmo que com a fabricante japonesa fazendo silêncio sobre seus planos, o governo do Estado de São Paulo decidiu comentar a respeito ao revelar que a Toyota está preparando um novo investimento para produzir novos modelos híbridos.
O novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se encontrou com Gill Pratt, CEO da Toyota Research Institute durante o Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça). De acordo com a Secreataria de Negócios Internacionals do Estado de São Paulo, Pratt teria conversado sobre a proposta de reforma tributária no estado e que a Toyota estaria com um plano de investimento em suas fábricas paulistas (localizadas em Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba).
O comunicado afirma que o aporte seria para produzir novos modelos, com um foco nos híbridos e que seriam adaptados para receber também etanol como combustível, como é hoje com Corolla e Corolla Cross. Um dos pontos discutidos seria tornar esta tecnologia mais acessível, indicando que seria um modelo abaixo do Corolla Hybrid, que atualmente parte de R$ 180.990 na versão Altis.
Isto está de acordo com as informações obtidas anteriormente por Motor1.com. O plano da Toyota é começar a produzir carros com a plataforma DNGA, uma versão mais barata da TNGA desenvolvida para mercados emergentes e que serve de base para a nova geração do Yaris. Já é preparada para a eletrificação, pois a fabricante japonesa prometeu que passará a oferecer ao menos uma versão híbrida para cada um de seus modelos.
Pouco após a apresentação do novo Yaris na Ásia, executivos da Toyota revelaram à Motor1.com que o sedã segue nos planos para o Brasil, sendo um modelo estratégico no mercado nacional, desmentindo os rumores de que sairia de linha em breve. O que pode levar a uma demora nos planos é o aumento nos custos de alguns componentes para o sistema híbrido. “O objetivo é oferecer um carro que as pessoas possam comprar. Não adianta colocar a tecnologia e não ter preço competitivo”, disse uma das nossas fontes.
Outro modelo que está em desenvolvimento há um tempo é um inédito SUV compacto. Este projeto havia sido deixado em segundo plano enquanto o Corolla Cross estava sendo preparado, por ser um modelo com lucratividade menor e que ainda precisava de aprovação da matriz. Na última vez que falamos a respeito, Motor1.com revelou que a Toyota está falando com fornecedores para cotar peças para o Projeto D90B, mas que a meta seria produzí-lo apenas no final de 2024, fazendo o lançamento em 2025. Este utilitário utilizará a mesma arquitetura DNGA do Yaris e deve compartilhar a motorização.
Apesar da declaração do governo de São Paulo, a Toyota prefere não comentar muito a respeito, apenas confirmando que o encontro realmente aconteceu: “Não se trata ainda de um novo anúncio. Estamos comprometidos com o Brasil e queremos crescer de modo sustentável por aqui, razão de termos projetos na mesa e estarmos sempre avançando. Mas não temos nsse momento nada fechado”, disse a fabricante em comunicado enviado ao site Auto Indústria. O governador teria sido convidado para visitar uma das fábricas “para que possa conhecer este novo modelo de carro híbrido.”
Projeção: KDesign
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida