O Honda Civic mudou de patamar. Chega ao Brasil a 11ª geração do sedã, agora híbrido e para brigar entre os sedãs premium, segundo a marca, com bastante tecnologia, construção mais refinada e preço de R$ 244.900 em sua versão única, sem opcionais, importada da Tailândia.
O Honda Civic e:HEV é o primeiro dos 4 lançamentos da marca confirmados para 2023 - ainda teremos o SUV médio ZR-V, o SUV híbrido CR-V e o esportivo Type R, além da provável chegada do novo Accord mais perto do fim do ano, se não em 2024. Se por um lado ficou mais caro que o anterior, nacional, por outro se refina e se afasta bastante de Toyota Corolla, mesmo híbrido.
Esta nova geração do Honda Civic trouxe um sedã com estilo mais conservador que seu antecessor, mas diversas evoluções. Com seus 4.679 mm de comprimento, são 42 mm a mais que o G10, o que não é tanto. O entre-eixos cresce 35 mm e vai aos 2.735 mm, e a largura de 1.802 mm é praticamente a mesma, assim como a altura de 1.432 mm. Visualmente, parece ser até maior que realmente é e é difícil não remeter ao Accord, seu irmão maior.
Os faróis mais finos, fullLEDs, e as lanternas, também em LEDs, colaboram nessa sensação. Os vidros ficaram maiores, o capô mais baixo e a coluna A menos inclinada, melhorando a sensação de espaço para os ocupantes. O Civic G10 até remetia a um cupê em diversos pontos da carroceria, mas prejudicava o espaço interno e a sensação pelos vidros menores e a coluna A bem inclinada. No porta-malas, capacidade de 495 litros, ou menos que os 519 litros do G10.
Por dentro, o Civic ficou mais refinado. O painel de instrumentos digital de 10,2" e o de multimídia de 9" são as estrelas, mas há um cuidado maior em materiais e um estilo mais conservador, mesmo que moderno. Há ar-condicionado automático de duas zonas e uma melhora na posição do motorista, assim como no banco traseiro.
Mas a grande novidade é o conjunto híbrido. O e:HEV chegou ao Brasil primeiro no Accord, mas já tem evoluções para o Civic para ser ainda mais eficiente. O motor a combustão segue um 2.0 aspirado de ciclo Atkinson, mas recebeu injeção direta de gasolina, com 143 cv (a 6.000 rpm) e 19,1 kgfm (a 4.500 rpm). Em conjunto, os dois motores elétricos, sendo um gerador e o outro de 184 cv e 32,1 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 1,05 kWh.
Eles não trabalham em conjunto, por isso não existe uma soma de potência. O motor elétrico é a prioridade, sendo o 2.0 para a recarga da bateria, alimentação desse motor ou em situações de velocidade mais elevada, onde o combustão acaba sendo mais eficiente que o elétrico com a bateria pequena, focada em uso urbano. Segundo o Inmetro, o consumo urbano é de 18,3 km/litro, enquanto o rodoviário é de 15,9 km/litro.
Em versão única, o Honda Civic e:HEV já oferece um pacote bastante completo de equipamentos. Inclusive, o sedã recebe uma atualização do Honda Sensing, pacote de segurança ativo da marca, com melhorias no piloto automático adaptativo e no assistente de faixa, além da frenagem automática de emergência e farol-alto automático. No retrovisor direito, uma câmera como já conhecemos do Civic G10.
O pacote de segurança ainda conta com airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, lembrete de objetos no banco traseiro e monitor de atenção do motorista. Há sensor de pressão dos pneus, que alerta caso a pressão baixe e fique em nível crítico.
O Honda Civic e:HEV chega com rodas de 17", faróis, lanternas e faróis de neblina em LEDs, sensor de chuva, sensor de luz, chave presencial com partida remota, teto-solar, brake-hold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, seletor de modos de condução (Econ, Normal e Sport), bancos em couro, carregador por indução, sistema multimídia com tela de 9" e espelhamento sem fios, ar-condicionado automático, painel digital de 10,2", sistema de som Bose, cancelamento de ruídos, bancos dianteiros elétricos e o myHonda Connect, com integração com app no smartphone.
O preço é R$ 244.900 e o Civic e:HEV está disponível nas cores Branco Topásio, Preto Cristal (perolizados), Prata Platinum e Cinza Basalto (metálicas), sendo o interior em cinza claro no Branco Topázio e preto nos demais. São 3 anos de garantia para o carro e 8 anos para o conjunto de baterias e motores elétricos, ou 160.000 km.
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