Apesar do caminho um tanto turbulento, o hipercarro Mercedes-AMG One finalmente teve sua primeira unidade entregue a cliente. Foram quase cinco e meio desde sua apresentação ao mundo no Salão de Frankfurt ainda na forma do protótipo Project One, que desde então chamou a atenção por ostentar debaixo do capô um motor vindo direto da Fórmula 1.
Enquanto todas as imagens do hipercarro alemão mostravam unidades pintadas na tradicional cor prata da Mercedes, o primeiro carro de produção entregue veio encomendado com carroceria preta, mas com detalhes em verde ”Petronas” (uma das patrocinadoras da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team) e inúmeras estrelas brancas de três pontas na porção traseira. Repare também na tomada de ar acima do teto com acabamento vermelho, enquanto letras brancas com a inscrição “AMG” aparecem na grade frontal.
Limitado a 275 exemplares, essa unidade tem placas alemãs “ON1”. Ainda não sabemos quem foi o primeiro felizardo (e abonado) a receber o hipercarro alemão, mas pilotos como Lewis Hamilton, Nico Rosberg e David Coulthard colocaram seus nomes na lista de espera para comprar o hiperesportivo produzido artesanalmente. Segundo tabloide inglês The Sun, Hamilton teria encomendado nada menos do que dois carros, com um deles sendo um presente ao seu pai Anthony.
Com produção iniciada em agosto de 2022, cada unidade do Mercedes-AMG One é montada nas instalações da AMG em Coventry, no Reino Unido. Já o trem de força híbrido composto pelo motor V6 1.6 turbo e quatro motores elétricos vem da divisão Mercedes-AMG High Performance Powertrains em Brixworth, também no Reino Unido. Detalhe que uma instalação de produção dedicada teve que ser criada com a ajuda da Multimatic, já que cada AMG One terá que passar por 16 estações de montagem e teste.
Caso você ainda não tenha ouvido falar do AMG One, saiba que esse carro é um dos mais viscerais lançados recentemente na indústria automotiva. Sua potência total chega aos 1.063 cv com o motor V6 turbo híbrido proveniente de Fórmula 1, enquanto sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 2,9 segundos, com capacidade de atingir os 200 km/h em 7 segundos. Já a velocidade fica em 352 km/h.
O AMG One sem dúvidas teve uma longa estrada a percorrer para conseguir atingir todas as exigências para um carro de produção. Isso porque fazer um motor a combustão de 566 cv de potência atender aos regulamentos de emissões Euro 6 foi um dos maiores obstáculos para os engenheiros, já que estamos falando de um V6 que gira a 1.200 rpm em vez de 5.000 rpm, como é o caso do carro de F1. O motor gira até 11.000 rpm e precisa ser reconstruído uma vez a cada 50.000 km.
Atualmente o Mercedes-AMG One é o carro de produzido em série mais rápido em Nürburgring, Hockenheim e Red Bull Ring. Algo fácil considerando que estamos falando de um hipercarro com motor oriundo da principal categoria do automobilismo mundial. Ainda bem que toda a equipe da AMG estava “bêbada” na hora de tirar ele do papel. Palavras sobre embriaguez do próprio Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz, ao ironizar os perrengues enfrentados durante o desenvolvimento do hipercarro.
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