O Mercedes-AMG One agora é o carro de produção mais rápido no famoso circuito de Nürburgring Nordschleife, isso ao percorrer os 20,8 km de pista em 6 minutos e 35,183 segundos, batendo assim o recorde entre os carros de produção. Um Porsche 911 GT2 RS com upgrades da Manthey Racing era o antigo detentor do título com um tempo de 6 minutos e 43,0 segundos. Assim, o AMG One é nada menos do que 7.817 segundos mais rápido no inferno verde. 

Quando pegamos a configuração um pouco mais curta do famoso "Inferno Verde" alemão com 20,6 quilômetros, o Mercedes-AMG One conseguiu o tempo de 6:30.705. Para feito de comparação, o recordista anterior, o Porsche 911 GT2 RS que mencionamos, cobria a mesma distância num tempo de 6:38.835 - sendo assim 8 segundos mais lento que o hipercarro da Mercedes com motor de Fórmula 1. 

Mercedes-AMG One Nürburgring Nordschleife

O recorde foi estabelecido pelo Mercedes-AMG One no dia 28 de outubro de 2022, mas foi conquistado com muitos desafios. Quando a equipe iniciou, a pista em Nordschleife ainda tinha algumas partes úmidas, inclusive no traçado ideal em algumas seções da pista. Quando as condições finalmente melhoraram, a Mercedes tinha menos de uma hora restante de pista em seu espaço reservado de tempo, onde o piloto Maro Engel conseguiu fazer 4 voltas rápidas.

Segundo a marca, Engel já havia estabelecido um novo recorde antes mesmo do tempo acabar, mas as condições da pista continuavam melhorando. Assim, o piloto saiu para uma última volta e conseguiu ir ainda mais rápido.

"Eu não esperava que pudéssemos definir um tempo de volta com estas condições de pista. Em algumas áreas cruciais da pista, ela ainda não havia secado completamente e, portanto, era complicada. Isso foi um desafio especial", disse Engel.

A Mercedes contratou um profissional para confirmar que o AMG One usado contava com as especificações de produção. A configuração do carro incluía o ajuste de cambagem da suspensão para as rodas com o máximo permitido. A Mercedes diz que seria possível para um proprietário configurar o carro exatamente da mesma forma ao do modelo usado para bater o recorde.

O AMG One tem uma potência total de 1.063 cv, proveniente de um motor V6 de 1,6 litro com quatro motores elétricos derivados de um carro de Fórmula 1. O carro pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e alcançar os 200 km/h em 7 segundos, enquanto a  velocidade máxima fica em 352 km/h. Ao contornar o 'Ring, o piloto conseguiu levar o AMG One aos 338 km/h no longo trecho de Döttinger Höhe em Nordschleife. 

Galeria: Mercedes-AMG One - recorde em Nürburgring

O esportivo está sendo montado manualmente na fábrica da Mercedes-AMG no Reino Unido, enquanto a motorização híbrida com quatro propulsores elétricos é feita pela divisão de motores da empresa, em outro complexo no país. A equipe da linha de montagem é a mesma responsável por desenvolver e produzir o coração do carro da Fórmula 1. O exclusivo Mercedes-AMG One terá apenas 275 unidades produzidas e as entregas do hipercarro começaram em agosto. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com