Confirmada para o Brasil ainda em 2022, a nova Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 teve os detalhes revelados para o mercado nacional. A superesportiva da marca recebeu algumas alterações técnicas pontuais e novas opções de pintura, incluindo uma histórica que homenageia o legado da moto.
Desenvolvida sob a supervisão da Honda Racing Corporation, o modelo atual foi lançado oficialmente no Brasil em 2021 e recebeu aperfeiçoamentos na parte técnica. Segundo a Honda, as mudanças da Fireblade 2023 mas visam melhorar ainda mais características do motor, condução e aerodinâmica para oferecer performance ainda melhor em pista.
Pensada tanto para pilotos profissionais como para os que querem apenas se divertir ou participar de track-days, a CBR 1000RR-R Fireblade SP 2023 teve modificações com foco na resposta do motor em baixas e médias rotações, beneficiando as acelerações em saída das curvas. O sistema de controle de tração ficou mais afinado, o que resultou em maior sensibilidade do acelerador.
Na versão 2023, o motor de 4 cilindros em linha da Fireblade SP manteve inalterada sua potência e torque máximos: 217,5 cv de potência máxima a 14.500rpm e torque máximo 11,5 kgfm a 12.500 rpm a partir de seus 999 cm3 de capacidade. O motor conta com pistões de alumínio forjado e bielas de titânio. A caixa do filtro e os canais das tomadas de ar foram redesenhados para otimizar os fluxos, assim como os dutos de admissão ajustados para aumentar a velocidade do fluxo de ar. O mesmo ocorreu com os dutos dos gases de escape, que chegam ao catalisador de modo mais eficiente, o que foi obtido pelo novo desenho da porção intermediária do sistema de escape.
A carga da mola de retorno do acelerador eletrônico foi reduzida, o que em conjunto ao ajuste do sistema de controle de tração dá mais precisão nas respostas. Os modos de condução permitem customizar quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB), anti-wheeling (W) e controle de tração (T). O controle de arrancada regulável e o quickshifter revisado fazem parte também das alterações do pacote eletrônico da Fireblade 2023.
A plataforma inercial IMU de seis eixos monitora os parâmetros dinâmicos da Fireblade e atua ajustando em tempo real os diversos dispositivos destinados ao controle, incluindo os três níveis do amortecedor de direção eletrônico e o sistema que reduz a propensão da roda traseira se levantar do solo em frenagens fortes (Rear Lift Control).
O painel com tela TFT de 5 polegadas pode ser totalmente personalizado e é bastante intuitivo, com sua gestão sendo realizada por botão no punho esquerdo. A Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP ainda conta com chave presencial.
Por se tratar de um modelo comemorativo dos 30 anos de lançamento da primeira Fireblade, o modelo será oferecido em duas opções de pintura. A primeira é a tricolor, que reproduz o grafismo das Fireblade usadas no Campeonato Mundial de Superbike pela equipe HRC.
A outra é a que reproduz em versão atualizada os grafismos e cores da primeira Fireblade de 1992, em uma versão comemorativa com aplicação do logo “30th Anniversary” no tanque, na chave presencial e na ponteira de escape Akrapovic de titânio, além de numeração gravada na mesa superior da suspensão dianteira. A garantia para todas as versões é de três anos, sem limite de quilometragem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos