A Mercedes-Benz segue atualizando sua gama de “entrada”, composta atualmente por modelos da família Classe A e Classe B. Em outubro de 2022 a marca mostrou tanto o Classe A como o Classe A Sedan, e agora se prepara para lançar o sedã-cupê CLA com facelift, que acaba de ganhar um teaser na véspera de sua apresentação mundial.
A Mercedes-Benz publicou a imagem de teaser que abre esta nota em suas redes sociais, que como é de costume não revela muito as mudanças que o modelo vai sofrer, apenas sua silhueta. Mas basta rever os novos Classe A e Classe B discretamente renovados para lembrar que o CLA deverá seguir o mesmo caminho, ou seja, não espere grandes mudanças visuais, apenas retoques em para-choques e grade frontal. Novas rodas e opções de pintura também deverão estar no catálogo, assim como pequenas novidades de acabamento na cabine. O MBUX conte tela dupla de 10,25” deve seguir nas versões mais caras.
O atual Mercedes-Benz CLA
Basta aumentar o brilho da foto do teaser para ver que o sedã-cupê tem sua placa terminando na letra “E”, o que dá um spoiler que modelo terá motorização híbrida plug-in. Tanto o Classe A quanto o Classe A Sedan contam com a versão 250e, que traz um motor elétrico acoplado de 107 cv – o que significa 7 cv a mais em relação ao anterior. A bateria pode ser recarregada por meio de um carregador residencial de 11 kW ou um rápido de 22 kW, que neste caso vai de 10 a 80% da capacidade em 25 minutos.
São esperadas também versões com motores a gasolina dotados de sistema híbrido-leve de 48V, que contam com câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 ou 8 marchas. O gerador elétrico entrega mais 14 cv na primeira aceleração. Caso as variantes AMG ganhem a motorização eletrificada com o sistema de 48V, é provável que o CLA 35 vire híbrido-leve e também troque a caixa de dupla embreagem de 7 velocidades por outra automática de 8 marchas.
A próxima geração de carros compactos dentro do portfólio da Mercedes-Benz, chamados de “Entry Luxury”, será simplificada para ter apenas quatro modelos. O CLA e o CLA Shooting Brake parecem estar garantidos, assim como o GLA e GLB. Por sua vez, os modelos Classe A e Classe B têm seu futuro indefinido, pois o jornal alemão Handelsblatt garantiu que fontes ligadas à Mercedes disseram que o hatchback, Classe A Sedan e o monovolume Classe B vão dar adeus em 2025.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Promoção premium: Mercedes-Benz tem CLA, Classe C e GLB com taxa zero
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'