Agora é oficial: este é o novo Volkswagen Polo GTS 2023. Logo após imagens de informações terem vazados, a montadora alemã lança no Brasil a versão esportiva do seu hatch. Custando R$ 145.790, manteve o motor 1.4 turbo de 150 cv e a maioria dos equipamentos. O visual foi atualizado, que inspirado no modelo GTI europeu, recebe faróis LED Matrix e um filete em LED na grade dianteiro.
Embora ainda não esteja no configurador, o Volkswagen Polo GTS 2023 está na página dedicada ao Polo, com uma seção falando somente do esportivo e com uma área para interessados. O valor é de R$ 145.790 e o hatch não tem opcionais, porém a marca não diz se cobrará mais por uma das cinco opções de cores: a sólidas Preto Ninja e Branco Cristal; as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius; e a especial Vermelho Sunset. Em comparação ao Polo GTS anterior, o preço subiu R$ 2.000.
Como vimos no material vazado, a Volkswagen mexeu um pouco mais no Polo GTS além de só colocar os faróis de LED Matrix com projetor. O para-choque é o mesmo do Polo GTI vendido na Europa, com duas luzes em LED nas extremidades e a grade recebeu duas linhas, uma vermelha e outra iluminada. Os faróis, como dissemos, usam a tecnologia de LED Matrix, o que não só dá um desenho interno diferente em comparação ao modelo normal, como é bem mais eficiente, iluminando até 170 metros.
A traseira mudou bem pouco, adotando um novo difusor no para-choque e colocando o logo “GTS” no centro da tampa do porta-malas, logo abaixo do emblema da Volkswagen. As lanternas usam uma assinatura em LED diferente dos demais modelos. Completando o visual externo estão as rodas de 18” diamantadas e um spoiler no teto.
Por dentro, o Polo GTS traz as novidades que estão nas demais configurações, adotando o novo volante e manopla de câmbio. Traz dois novos equipamentos: o carregador wireless para smartphones e entradas USB-C (duas na frente e duas para o banco traseiro). De resto, traz os mesmos que vieram em atualizações anteriores, como a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas ou o ar-condicionado digital Climatronic Touch. Segue com quatro airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, sensores de chuva e crepuscular, detector de fadiga, partida por botão, farol alto automático e bloqueio eletrônico de diferencial.
Será a única versão do Polo a utilizar o motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, trabalhando exclusivamente com uma transmissão automática de 6 marchas. A Volkswagen diz que acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e que tem velocidade máxima de 206 km/h.
Com o lançamento do Volkswagen Polo GTS 2023 sozinho, ficamos na expectativa para ver os planos da marca com o Virtus GTS, pois o esperado era que fossem lançados juntos como aconteceu antes da reestilização. O sedã renovado ainda não chegou às lojas e segue em testes pelo país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Fiat Pulse Abarth vs. VW Polo GTS: escolha seu esportivo diário
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Lançamentos Volkswagen 2023: Polo Track, novo Virtus e mais novidades
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
VW Polo GTS 2022 já não aparece mais em site da marca e indica mudança
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste: VW Polo GTS e a difícil missão de vender um hot hatch no Brasil