O Nissan GT-R é um carro que já tem uma certa idade. A geração atual, conehcida como R35 e que se descolou do Skyline, foi lançado em 2007, então o esportivo caminha para completar 20 anos de mercado. A produção havia sido encerrada em 2021, voltando a ser fabricado um ano depois e, agora, recebe uma reestilização, apresentada no Tokyo Auto Salon. Ganhou alterações na grade dianteira, suspensão atualizada e algumas versões especiais.
Do lado de fora, as mudanças são bem difíceis de notar se você não olhar para a frente do esportivo. O Nissan GT-R 2024 adotou uma grade redesenhada, sem o estilo V-Motion na parte central da peça e usando linhas retas. A Nissan diz que mexeu bastante no desempenho aerodinâmico e que fez ajustes na plataforma, fazendo com que seja mais confortável nas ruas ao reduzir as vibrações e ruídos.
Ainda utiliza o motor 3.8 V6 biturbo, entregando 570 cv e 65 kgfm na versão normal; ou 600 cv e 66,5 kgfm na variante Nismo. Pode ser outra indicação de que é um carro que está ficando velho, mas a Nissan assegura que o desempenho ainda impressiona. A transmissão é de dupla embreagem com 6 marchas e usando um sistema de tração integral.
Para quem realmente que usar o GT-R nas pistas, existirá a versão Nismo Special para o mercado japonês, com ainda mais ajustes aerodinâmicos voltados para a performance e um ajuste especial para a suspensão. O diferencial blocante mecânico plugado no eixo dianteiro ajudan o desempenho no asfalto. A linha 2024 ainda adiciona um capô do fibra de carbono e bancos Recaro de carbono. Por fim, o motor adota algumas peças com um peso mais balanceado. Segundo a Nissan, o GT-R Nismo Special é a variante com melhor desempenho que já fizeram.
Para aqueles que um GT-R que não seja tão agressivo assim, ainda há o T-Spec, posicionado entre o Premium e o Nismo, com a versão do motor de 570 cv. Para deixá-lo melhor do que a configuração “básica”, os engenheiros desenvolveram um ajuste para a suspensão mais equilibrado entre conforto e performance, além de adicionar um novo conjunto de freios com disco de carbono.
O Nissan GT-R 2024 começará a ser vendido no Japão no 2º trimestre, enquanto a versão Nismo fica para o final do ano. Até o momento, a fabricante não comenta sobre o lançamento em outros mercados.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan explica o porquê de o GT-R precisar sair de linha
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Eletrificação e 1.000 cv podem ser a passagem de volta do Nissan GT-R
Carros ficam ainda mais caros com eletrificação questionável
Nissan diz que o novo GT-R não será "mal feito", mas levará mais alguns anos
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Nissan GT-R, que sai de linha 2025, ganha séries especiais de despedida