Com desenho revelado mundialmente no Brasil, quando vazaram as imagens de registro do sedã por aqui, o Honda Accord de décima primeira geração surgiu com visual mais sóbrio, assim como o novo Civic – que chegará em breve por aqui. Até então com futuro indefinido em terras tupiniquins, o sedã grande da marca japonesa deverá desembarcar ainda este ano no país.
Apesar do Accord não ter tão popular como o Civic no Brasil, ele tem grande importância mercadológica nos Estados Unidos, sendo o segundo carro mais vendido da Honda por lá em 2022, ocupando a 18º colocação no ranking (vendeu o total de 154.612 unidades). O sedã grande é até mais popular que o Civic nos EUA – o inverso do Brasil. Já no mercado nacional o Accord nunca foi um best-seller, por outro lado, sempre teve seu público cativo por aqui e vendia todo o lote que era oferecido.
Dito isso, além de ter seus desenhos registrados no Brasil antes mesmo de ser revelado para o mercado internacional, fontes ligadas à Honda afirmaram ao Motor1.com Brasil que a décima primeira geração do Accord deve estrear no mercado brasileiro ainda este ano. Porém, tudo vai depender da demanda do sedã nos Estados Unidos, seu principal mercado, isso sem contar o fator pandemia que ainda afeta a indústria automotiva por conta da escassez de semicondutores. Não é incomum atrasos por conta disso.
Além do design, o que mudou totalmente nesta décima primeira geração do sedã ao ganhar uma inspiração mais sóbria e limpa, o Accord também abandonou seu antigo motor 2.0 turbo de 256 cv, configuração que chegou até a ser oferecida no Brasil. Sua motorização híbrida continua usando o motor 2.0 de quatro cilindros junto de outros dois motores elétricos, cuja potência combinada caiu de 215 para 207 cv por conta de uma recalibração da Honda. Para compensar, o torque subiu e foi de 32,1 kgfm para 34,1 kgfm.
No mercado norte-americano a montadora vai oferecer também o motor 1.5 turbo de 194 cv, que foi revisto por lá para ter melhores respostas. Mas esqueça esse motor para o Brasil, já que por aqui o sedã vai ter apenas a motorização 2.0 híbrida, sempre com câmbio automático CVT. É o mesmo conjunto usado pelo Civic e:HEV que será lançado por aqui em breve, mas no sedã médio rende 186 cv (contra 207 cv do Accord).
Em relação ao porte, o novo Accord ficou 7 centímetros mais comprido, chegando a medir agora 4,97 metros de comprimento. Nos EUA as rodas de série são de 17 polegadas, mas há a opção de rodas de liga-leve de 19 polegadas nas versões mais caras. Por dentro, o destaque fica para a tela de 12,2 polegadas para a central multimídia, que é a maior já usada pela marca, enquanto as versões mais baratas têm display de 7”. Seja qual for a configuração, o painel é sempre digital de 10,2 polegadas.
Espera-se que o Accord seja o terceiro carro híbrido da Honda no Brasil, chegando logo depois do Civic e:HEV, que será lançado agora em janeiro, e do novo CR-V (já flagrado rodando em testes em solo nacional).
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