O fim do Sandero RS deixou muitos chateados por ser um dos poucos carros esportivos vendidos no Brasil com um preço mais acessível. Mas isto foi causado não só pela saída do Sandero do mercado braisleiro, mas também pela extinção da divisão Renault Sport, que será substituída pela Alpine. Isto tem reflexos no resto do mundo e outro RS icônico está dando adeus ao mercado: o Renault Megane RS.

Apresentado no Tokyo Auto Salon, um evento de carros preparados no Japão, o Renault Megane RS Ultime será uma edição limitada a 1.976 unidades, uma referência ao ano em que a Renault Sport foi criada. Terá alguns destalhes especiais no design, recebendo adesivos pretos quadriculados no capô, portas, teto e para-choque traseiro. Ganhou uma mudança leve na carroceria, adotando para-lamas 60 mm mais largos na frente e 45 mm mais largos na traseira, além de um difusor central.

Do lado de dentro, a Renault colocou bancos concha da Recaro com acabamento Alcantara preto e os logos da RS. Para destacar que é uma versão especial, a Renault Sport adicionou uma placa de metal numerada na parte de baixo do console central e uma outra placa logo acima da alavanca da transmissão, esta assinada por Laurent Hurgon, piloto de desenvolvimento da empresa detentor do retor de carros de tração dianteira em Nürburgring Nordschleife, Suzuka e Spa-Francorchamps.

Só terá dois itens opcionais: teto solar e head-up display, ambos oferecidos somente para os mercados de mão inglesa. Assim, o hatchback virá com o máximo de equipamentos possível, como central multimídia com tela de 9,3 polegadas, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, sistema de telemetria e som da Bose.

Renault Megane R.S. Ultime 2023

Não teve mudanças na mecânica, mantendo o 1.8 turbo de quatro cilindros, entregando 300 cv e 42,8 kgfm de torque, podendo trabalhar com uma transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem (a Europa terá somente a segunda opção). Conta com roda de 9 polegadas e pneus Bridgestone Potenza S007 semi-slick que foram criados para o Trophy R. Os freios são Brembo com pinças vermelhas. Tem outras coisas como esterçamento das rodas traseiras e diferencial mecânico Torsen.

O Renault Megane RS Ultime começará a ser vendido no 2º trimestre, substituindo a versão normal e a RS Trophy na linha e os preços ainda não foram revelados. O Megane normal também prepara-se para sair de linha, deixando o nome para o SUV elétrico Megane E-Tech, que será vendido no Brasil este ano. Porém a fabricante ainda não revelou quando encerrará a produção do hatch médio.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com