Relatório elaborado recentemente pelo Comitê de Auditoria Ambiental sugere ao governo do Reino Unido importantes mundanas na estrutura de tráfego do país para reduzir o uso de combustível. O artigo recomenda que o Departamento de Transportes consulte o setor sobre a implementação de diversas medidas, incluindo tanto ações de alcance individual para cada motorista quanto mudanças de cunho coletivo.
O plano contempla um total de 10 pontos, todos focados em reduzir a demanda por petróleo. Entre as medidas sugeridas, destaque para redução do limite de velocidade nacional em pelo menos 10 km/h e proibição da circulação de carros aos domingos em grandes cidades. Além disso, a lista inclui medidas para tonar o transporte público mais acessível, estímulo às caminhadas e incentivo ao uso de bicicleta.
O relatório também elenca preocupação com o aumento da demanda por veículos maiores e mais pesados, especialmente SUVs. São modelos que ganham cada vez mais espaço na preferência do consumidor e, em virou do peso e do porte, emitem mais CO2 do que os modelos menores e até mais antigos.
Por exemplo, o Ford Fiesta 1.0 Ecoboost MHEV (híbrido eleve) emite oficialmente 114g/km de CO2, enquanto o irmão maior Puma, também da Ford, libera 122g/km com o mesmo motor. A mesma preocupação é direcionada também para carros elétricos. Enquanto o Peugeot e-208 (puramente EV) roda até 360 km por carga, o irmão e-2008 (maior e mais pesado) alcança apenas 340 km com o mesmo conjunto de motor e bateria.
“O rápido crescimento nas vendas de carros elétricos é encorajador, mas levará muitos anos para substituir os veículos a gasolina e a diesel”, diz o relatório. “Para que o Reino Unido cumpra seus sucessivos orçamentos de carbono sob a Lei de Mudanças Climáticas de 2008 e o Acordo de Paris, as emissões de transporte devem começar a cair mais rapidamente”, completa.
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