Novo Toyota Prius estreia versão híbrida HEV que faz até 32,6 km/litro
Novidade já é vendida no Japão nas versões com motor 1.8 e 2.0 híbrido
Com visual futurista e um tanto acertado, o Toyota Prius de quinta geração surgiu no final do ano passado, sendo bastante elogiado por seu novo desenho. A marca japonesa tinha apresentado somente a versão híbrida plug-in PHEV do modelo para a Europa, mas agora acaba de revelar também o Prius híbrido convencional (HEV) no Japão – a possível configuração que poderá pintar no mercado brasileiro também.
O novo Toyota Prius híbrido HEV será ofertado no mercado japonês em duas configurações: com motor 2.0 e 1.8 híbridos, ambos a gasolina. O Prius 2.0 HEV entrega 196 cv de potência ou 199 cv com tração integral, com o consumo no padrão WLTC ficando em 28,6 km/litro, enquanto a configuração 1.8 HEV é ainda mais econômica e tem consumo declarado de bons 32,6 km/litro, com a potência sendo um pouco menor: 140 cv. A transmissão é automática tipo e-CVT (continuamente variável elétrica). No Brasil, a versão vendida por aqui era a 1.8 híbrida convencional que entregava até 122 cv, assim, a nova geração é 18 cv mais potente.
Para efeito de comparação, o Prius PHEV (recarregável na tomada) apresentado em novembro para o mercado europeu traz motor 2.0 de quatro cilindros a gasolina de 223 cv de potência. A bateria, instalada sob o banco traseiro, também é nova e conta com 13,6 quilowatts-hora. A diferença é que essa versão é recarregável na tomada, enquanto o modelo HEV apresentado no Japão usa o próprio sistema de regeneração para carregar as baterias. A Toyota não divulgou informações sobre a bateria da versão HEV, nem confirmou se é a mesma do PHEV.
O sistema híbrido do Prius 1.8 HEV 2023
Feito também com base na plataforma TNGA de segunda geração, o Prius HEV traz o chamado sistema E-Four (tração integral elétrica), que segundo a Toyota oferece melhor desempenho em subidas em vias de baixa aderência, como estradas cobertas de neve (uma realidade comum no Japão, Europa, entre outras localidades), além de maior estabilidade em curvas. A marca nipônica também afirma que a versão 1.8 do Prius híbrido recebeu atualização em todos os módulos elétricos.
O Toyota Prius híbrido convencional também contará com equipamentos de segurança e assistência ao motorista bem recheado, o famoso Toyota Safety Sense. Pela primeira vez um Toyota contará com o sistema de alerta de tráfego cruzado traseiro, que até aciona os freios para reduzir a velocidade em caso de colisão traseira. O Prius tem ainda um sistema que alerta se algum carro estiver muito próximo da parte traseira, oferecendo até sugestões de ligar para a polícia ou para outro número de emergência. O veículo pode também gravar automaticamente um vídeo do momento – isso em veículos que tenham o dispositivo drive recorder.
Galeria: Toyota Prius HEV 2023
A Toyota já começou a vender o novo Prius híbrido no Japão com preços entre 2.750.000 ienes (R$ 108.565 em conversão direta, livre de impostos) a 3.920.000 ienes (R$ 154.754). Já a configuração híbrida plug-in vai desembarcar por lá somente em março.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Prius cresce 138% e mostra força dos híbridos diante dos elétricos
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Novo Toyota Prius PHEV faz 200 km/l segundo teste oficial na Europa
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
Nova geração do Toyota Prius é registrada no Brasil; será que vem?
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Já dirigimos: Novo Toyota Prius renasce bem diferente, ainda bem